terça-feira, 21 de junho de 2011

SÃO PAULINHO DE NOLA - 22 DE JUNHO









Paulino de Nola (Bordeaux, França, 355 - Nola, 431), nascido Poncio Ancio Meropio é considerado um dos Padres da Igreja do Ocidente.

Na sua juventude foi Cônsul,– nasceu na Gália (França), exerceu importantes cargos civis até ser batizado.





Vendeu seus bens, distribuindo o dinheiro aos pobres, e com sua esposa Terásia passou a viver vida eremítica.

Foi ordenado padre em 394 e em 409 bispo de Nola, diocese situada na província de Nápoles, no século V.

Foi contemporâneo de Santo Agostinho e é venerado como santo pela Igreja Católica. Sua memória se dá em 22 de Junho.



Governou a Campanha, no sul da Itália, e ficou conhecido pela sua mansidão e sabedoria neste cargo.

O início de sua conversão ao cristianismo é fruto do seu contato com a fé simples e intensa do povo desta região.

Após a morte de seu filho recém-nascido, decidiu junto com a sua mulher doar os seus bens aos pobres, viver em casta fraternidade e fundar uma comunidade monástica.

Sua atividade pastoral ficou marcada pela sua particular atenção para com os pobres, deixando sempre a imagem de autêntico "pastor da caridade". Deixou escritos vários tratados de teologia.



Segundo o Papa Bento XVI a sua conversão "impressionou aos seus contemporâneos, que o reprovavam o desprezo pelos bens materiais e o abandono da sua vocação de literato, ao que Paulino replicava que a sua entrega aos pobres não significava desprezo pelos bens terrenos, mas o contrário, valorizáva-os ainda mais para o fim mais alto da caridade e que "uma nova estética governava a sua sensibilidade: a beleza de Deus encarnado, crucificado e ressuscitado."" (Audiência geral, 12.dez.2007).











Paulino de Nola ou Paulino Pôncio Anicius Meropi ( Bordeaux , 355 - Nola , 22 de junho 431 ), era um bispo, italiano , originalmente da França .






Ele foi bispo de Nola no quinto século . É considerado o padroeiro dos músicos de sinos, ou sino , como a ele é atribuído, por convenção, a invenção dos sinos usado como um objeto na esfera eclesiástica.



Índice

Uma Biografia

1,1 Formação

1,2 Conversão

1,3 Obras

1,4 culto surgimento do Saque de Roma: a Festa dei Gigli di Nola

1,5 Um relatório sobre a morte hagiográfica

2 Mecenato

3 Culto

4 Escritos

5 O trabalho da teologia paulina: novas interpretações





Biografia



Descendente de uma ilustre família e do Senado consular e foi o filho do prefeito da província de Aquitaine .

Seus estudos foram confiados a um amigo de seu pai, o poeta Ausônio que ensinou em Bordeaux . Educado para a gravidade dos estudos e, especialmente, à poesia, ele estudou Direito e sistemas filosóficos da época, ele estudou física.

 Aos quinze anos, quando o professor se mudou para Milão , ele já havia completado a sua educação literária.



Conversão

Um pouco mais de vinte anos, ele foi contado entre os 600 senadores.

No 378 , fora do escritório, ele ocupou o governo de uma província senatorial , e ele escolheu a Campania .

Em vez de ficar em Capua , ele preferiu Nola, onde tinha algumas posses. A Cimitile , perto de Nola, foi reverenciado Saint Felix . Antes de retornar a Aquitaine, na estranha cerimônia pagã, ele cortou a barba e simbolicamente consagrou -a a São Felix.

Em Barcelona ele conheceu a mulher Therasia, rica e bonita, mas (ao contrário dele) cristã e se  batizou: a sua esposa o guiou no caminho da conversão .

Em 389 fato, 35 anos, na igreja de Bordeaux, ele recebeu o batismo pelo Bispo Dolphin.

Em 392 do casal ,  nasceu Celso, mas apenas oito dias após o nascimento ele morreu: Este evento marcou paulino para sempre e levou-o a refugiar-se na fé . Seu caminho de conversão foi intenso.



Obras










Em 393 Paulino estava em Barcelona e, durante uma missa no dia de Natal os fiéis clamavam: "sacerdote paulino ..!». Ele decidiu tomar votos e se tornar um padre , de acordo com a máxima, "Voz do povo, a voz de Deus."






 Após a ordenação, em 394 , ele partiu para uma viagem à Itália , onde conheceu Santo Ambrósio .

Durante uma parada em Toscana, ele e sua esposa decidiram se dedicar à vida monástica.

 Ele decidiu se estabelecer em Nola, onde permaneceu quando ele era governador da Campânia e onde estava o túmulo de São Felix ,o mártir, a quem ele foi especialmente dedicado.

 Ele fundou um mosteiro masculino e um feminino, que ficou famoso  pela intensa vida de oração e assistência aos pobres.


Ao chegar, ele ficou seriamente doente e foi curado apenas depois de um longo tempo ( uma lenda hagiográfica diz que a cura se deve a um milagre , o trabalho de São Felix).

Mais tarde levantou uma basílica de São Félix no lugar do antigo santuário , muito mais modesto, em torno do qual ele construiu uma série de claustros e colunatas rica em fontes para acomodar os milhares de peregrinos todos os anos a caminho do " altar de São Felix.

 Theresia morreu entre 409 e 414 , mas não recebeu a informação.



O culto

decorrentes do Saque de Roma: a Festa dei Gigli di Nola

Em 24 de agosto do 410 Alarico I , rei dos visigodos , entrou em Roma.

Nola foi tomada e destruída pelos Visigodos, e a maioria dos habitantes foram feitos prisioneiros.

Paulino caridosamente vendeu todos os seus bens para resgatar os prisioneiros, incluindo o Episcopal Cruz.

Quando não havia nada, ele ofereceu a sua pessoa para os invasores para recuperar o filho único de uma viúva.

 Chegando na África e vendido como um escravo , se tornou o jardineiro de seu mestre. Um dia, Paulino profetizou a morte iminente do rei, seu mestre, e levou a decisão antes, era esse medo em seu sonho , Paulino presidiu uma tribunal de juízes contra ele. Interrogado, se descobriu a sua posição como bispo, o senhor disse-lhe: "Diga-me o que você quer e recebereis".

Paulino disse que queria nada mais do que a libertação de todos os seus e Nola com ele.

Isto é o que aconteceu e eles voltaram para casa acompanhados por navios carregados de grãos.






Na praia de Torre Annunziata foi saudado com os prisioneiros resgatados pelo fiel povo de  Nola que agitava ramos de flores.







Ainda permanece a tradição de cada ano (em 22 de junho se ele cai em um domingo, ou domingo após a primeira) é realizada em Nola a Festa dei Gigli em sua honra.



Um relatório sobre a morte hagiográfica

Em 431 de urânio, um discípulo de São Paulo, deixou escritos hagiográficos sobre sua morte: "Assim, o dia passou, a noite chegou. Até quase meia-noite, descansou um pouco, mas depois a dor do lado direito, juntamente com a de muitas picadas de fogo (provavelmente de herpes zoster), fez despertá-lo, até às cinco horas respirou dolorosamente.

 Ao amanhecer, o homem santo queria observar todos os seus hábitos. Eles foram chamados de volta a sacerdotes , os diáconos e todos os clérigos , deu-lhes uma educação sobre o espírito de paz e, mais tarde, quando ele percebeu que era o tempo para a oração da noite, os braços estendidos, ele cantou com uma voz lenta.

Em seguida, houve silêncio, e cerca das quatro da manhã em 22 de junho, enquanto os presentes assistiam, parecia tudo um  repentino e violenta terremoto sacudiu o lugar e todos os que estavam ao redor da cama caíram de joelhos a rezar.

Foi naquele momento, sobre as asas dos anjos , que Paulino entregou sua alma a Deus e como seu desejo foi ser enterrado ao lado do túmulo de São Felix. "






Urna com o corpo de Paulino e Busto relicário






Mecenato

O santo é o padroeiro dos toques do sino, sinos ou jogadores.



Culto





O Martirológio Romano fixou o memorial em 22 de junho . O Santo é venerada em Nola, com a Festa dos lírios, Senigallia , Sutera , Torregrotta , Barcelona , Villamaina e Mili Marina .







 Escritos

Paulino manteve intensa relação epistolar com os homens mais famosos da época, especialmente com Ambrósio de Milão , Sofrônio Eusébio Jerônimo e Agostinho . A Epistolaria compreende 49 letras.

Escreveu, além disso, a Carmina que permanece um dos maiores exemplos de poesia cristã dos primeiros séculos. Há 33 poemas, dos quais 14 receberam poemas de Natal, ele escreveu uma vez por ano durante sua estada em Nola, em 14 de janeiro , o dia do martírio de São Felix. No período de formação e de vários estudos feitos até poemas, mas nenhum deles sobreviveu.























Festa de São Paulino em Nola
e
Bênçao das velas

Exposição dos restos mortais
na diocese de Nola



Fotos da festa de São Paulino em Nola







São Paulino, orai por nós!

















































Nenhum comentário:

Postar um comentário