sábado, 8 de março de 2014

SÃO LONGUINHO OU LONGINO - INVOCADO PARA RECUPERAR COISAS PERDIDAS - 15 DE MARÇO





SÃO LONGUINHO, SÃO LONGUINHO,
SE VOCÊ ACHAR ...
DOU TRÊS PULINHOS.





UM POUCO DA HISTÓRIA DE SÃO LONGUINHO:


São Longino (do latim Longinus) ou Longuinho, como é popularmente conhecido, é um santo não-canônico da Igreja Católica.



Viveu no século primeiro, tendo sido contemporâneo de Jesus Cristo.

 Acredita-se que tenha sido o centurião na crucificação que reconheceu Cristo como "o filho de Deus" (Mt 27,54; Mc 15,39; Lc 23,47).


Em virtude dos pouquíssimos relatos existentes sobre a vida desse santo, também pode ser encontrado como tendo sido o soldado que "perfurou Jesus com uma lança" (Jo 19,34).
 Provavelmente, pelo fato de o nome ser derivado do grego e significar "uma lança".




 

De acordo com relatos dos Evangelhos, em razão de ao pôr do sol iniciar-se o shabat, para que os corpos dos condenados não profanassem o dia santo, suas pernas deveriam ser quebradas para apressar a morte.

Chegando a Jesus, viram que já estava morto, então um dos soldados, no lugar de quebrar seus pés, perfurou o corpo de Jesus com uma lança como forma de certificação do óbito.









 O líquido saído de Jesus teria respingado em seus olhos, curando-o instantaneamente de uma grave doença ocular.



 
 Assim, o soldado se converteu e abandonou o exército, transformou-se num monge a percorrer a Cesareia e a Capadócia, atual Turquia, por isso algumas imagens de São Longuinho o representam como um monge, outras como um soldado.



São Longino foi preso e torturado por causa de sua fé cristã, teve seus dentes arrancados e sua língua cortada.


 
 
MARTÍRIO DE SÃO LONGUINHO


Na tradição popular, é invocado para encontrar objetos perdidos.

Sua festa é comemorada no Leste Europeu em 16 de outubro.


No Brasil e Espanha, a comemoração ocorre no dia 15 de março.



Na arte litúrgica, São Longino tem sua figura representada por um soldado com uma lança apontada para os olhos ou ainda com os braços abertos, segurando uma lança.











Uma relíquia religiosa que se encontra em Viena, na Áustria, é reverenciada como sendo a lança de São Longino.


















 


 São Longuinho é conhecido como o soldado que perfurou Cristo com a lança.








            A fama de Longuinho, mesmo séculos após morto se espalhou mundo afora, e as pessoas davam três pulinhos, característicos entre aqueles que sem querer quase o pisaram e vida, e faziam os seus pedidos para acharem os seus pequenos pertences, que, depois de encontrados, retribuíam ao até então santo popular com a repetição deste gesto em forma de agradecimento.










            No século X d. C. o Papa Silvestre II procurava indícios de milagres para beatificar e depois santificar o santo popular, fato este que daria enorme prestígio para a Sacra Igreja Católica, até que no ano de 999 d. C, como sua primeira medida papal, fez o pedido para o nosso Santo ajudá-lo a achar provas reais de sua existência documentada e do seu poder de milagre, repetindo o gesto popular com os três pulinhos. Horas depois o Papa encontrou a documentação que precisava e, por experiência própria, constatou um milagre.
 

ATÉ NO SANTO SEPULCRO EXISTE UM ALTAR DEDICADO A SÃO LONGUINHO, E DIZEM QUE QUEM COLOCAR O OUVIDO SOBRE ELE PODE OUVIR A AGONIA DE JESUS.
 








São Longino ficou abaixo da Cruz
Quando, na cruz, Cristo deu seu último suspiro.









Longino viu a ira do céu leve,


Testemunhou como a terra se abalou,

E como o sol brilhante perdeu seus raios

E vestiu todo o mundo em trevas.
















Os túmulos de muitos foram abertos,

 
E muitos dos mortos apareceram vivos.

 

Admirado Longino ficou cheio de medo,

 

E exclamou com um suspiro arrependido:

`` Este homem era o Filho de Deus!

 

Os pecadores têm crucificado o Inocente!''



Ecoou a exclamação do centurião,

Ao lado dos outros soldados
















Longino foi testemunha da ressurreição,
E ele poderia atestar a sua humilhação também.

Uma testemunha ocular, um verdadeiro testemunho,

 


















Longino desejando não esconder a verdade,

 proclamou em toda  parte onde foi,
E glorificou a Deus anunciando Cristo ressuscitado!

E para Cristo, Longino deu sua cabeça.

Com sua morte ele permaneceu soldado de Cristo;


























Glorioso São Longuinho,
a ti suplicamos,
cheios de confiança em sua intercessão.
 Sentimo-nos atraídos a ti por uma especial devoção,
e sabemos que nossas súplicas
serão ouvidas por Deus Nosso Senhor,
 se tu, tão amado por ele,
 nos fizer representar.














Sua caridade, reflexo admirável,
 inclina-te a socorrer toda miséria,
a consolar todo sofrimento,
suprir toda necessidade em proveito de nossas almas,
e assegurar cada vez mais nossa eterna salvação,
com a prática de boas obras
 e imitação de suas virtudes!
 Amém.



















São Longuinho, que aos pés da cruz abristes, com a lança, o coração do crucificado, de onde jorrou sangue e água, pede a Jesus por nós: que o sangue inunde, com o Espírito Santo, o mundo e a nossa vida; que cada um tenha a alegria de penetrar no coração do filho de Deus e receber amor e graça.

São Longuinho, ajudai-nos a agradecer.




















Oração a São Longuinho, o santo dos achados.

Lembrai-vos oh são Longuinho,
prodigiosamente tocado pela Graça
 de Jesus agonizante em sua ultima hora,
que nunca se ouviu dizer
 que algum daqueles que recorreram à vossa proteção,
fosse por vós desamparado.
Assim,
dignai-vos interpor em meu favor,
vossa valiosa intercessão perante DEUS,
para que me conceda viver e morrer como verdadeiro cristão,
 e ainda me auxilie a encontrar...
(dizer o nome da pessoa ou objeto desaparecido ).
 Amém
 
 
 
Rezar um pai nosso,
uma ave Maria
e fazer o sinal da cruz








46 Jesus deu então um grande brado e disse:
Pai, nas tuas mãos entrego o meu espírito.
E, dizendo isso, expirou.
47 Vendo o centurião o que acontecia, deu glória a Deus e disse:
Na verdade, este homem era um justo.

LC 23,46-47








54 O centurião e seus homens que montavam guarda a Jesus,
diante do estremecimento da terra e de tudo o que se passava, disseram entre si, possuídos de grande temor:
Verdadeiramente, este homem era Filho de Deus!
MT 27,54






 E eis que houve um violento tremor de terra: um anjo do Senhor desceu do céu, rolou a pedra e sentou-se sobre ela.
 3 Resplandecia como relâmpago e suas vestes eram brancas como a neve.
4 Vendo isto, os guardas pensaram que morreriam de pavor.
MT 28,2-4








33 Chegando, porém, a Jesus, como o vissem já morto, não lhe quebraram as pernas,
34 mas um dos soldados abriu-lhe o lado com uma lança e, imediatamente, saiu sangue e água.
35 O que foi testemunha desse fato o atesta (e o seu testemunho é digno de fé, e ele sabe que diz a verdade), a fim de que vós creiais.
JO 19, 33-35









SÃO LONGUINHO, ORAI POR NÓS!






SÃO LONGUINHO, INTERCEDEI POR NÓS!



JESUS, TENDE PIEDADE DE NÓS!



SÃO LONGUINHO, CONVERTEI-NOS!
SÃO LONGUINHO, SOCORREI-NOS!
SÃO LONGUINHO, VALEI-NOS!

 
 

14 comentários:

  1. Eu preciso achar meu cartão eu ñ consigo achar de jeito nenhum!!!São Longuinho me ajuda por favor !!!

    ResponderExcluir
  2. Desde que soube deste soldado que fincou a lança em Cristo e curou-se da vista, este soldado passou a ser seguidor do filho de "DEUS", ja fui em Guararema, onde tem sua Capela bem antiga,e jamais deixei de ser atendida por este soldado de Cristo, que muitas vezes no desespero me ajudou achar muitas coisas, inclusive valiosas.As igrejas não o consideram Santo,mas,co-mo explicar as graças minhas e de muitos devotos dele? Jamais deixarei de pedir a ele e agradecer sempre que encontrar coisas que jamais acreditaria de encontrar, e ele todas as vezes jamais deixou de me ajudar.Obrigada meu Amigo, por encontrar sempre as coisas das quais as perdi e encontrei com um pedido sincero e com muita fé.

    ResponderExcluir
  3. são longuinho ajudai minha neta que hoje faz 12 anos , achar seu telefone que perde .assim seja amém. ajudai achar telefone de Larissa paz Alves. Amém. senhor seja louvado .amém.

    ResponderExcluir
  4. São Longuinho, fazei achar as minhas cadelinhas que sumiram da minha casa, a Jadhy foi dia 16-09 e a Gaya dia 12-11, se alguem as pegou que me devolvam, e se tiverem presa, que consigam fujir e para mim volta, choro tanto....Eu vós súplico e intercedei por mim...És um Santo milagroso, benditos és seu nome...Amém

    ResponderExcluir
  5. São Longuinho, fazei achar as minhas cadelinhas que sumiram da minha casa, a Jadhy foi dia 16-09 e a Gaya dia 12-11, se alguem as pegou que me devolvam, e se tiverem presa, que consigam fujir e para mim volta, choro tanto....Eu vós súplico e intercedei por mim...És um Santo milagroso, benditos és seu nome...Amém

    ResponderExcluir
  6. São Longuinho .Por favor ! Não é a primeira vez q recorro a ti , mas , desta vez é especial . Quero encontrar meu anel de aço ROLLING STONES , q perdi na noite de Natal . Sei onde caiu , mas , não consigo achá-lo .

    ResponderExcluir
  7. São Longuinho, fazei com que eu ache o meu amor (L), que desapareceu e não me deu mais notícias. Preciso saber como ele está. Intercedei por mim São Longuinho pois confio no seu milagre. Faça com que eu o encontre novamente. Que assim seja. Amém.

    ResponderExcluir
  8. São Longuinho, gostaria muito de sua ajuda. Gostaria que ajudasse a encontra meu carro roubado. me dar esta alegria de encontra
    como sempre você me ajuda por favor iluminar com seu milagre.

    ResponderExcluir
  9. Quero aqui deixar um testemunho sobre a força Espiritual de São Longuinho e a fé que tenho Nesse grande Amigo de todas as horas. Ele intercede por mim sempre que o invoco nas minhas orações! Não peço a São Longuinho somente para encontrar objetos ou coisas perdidas, muitas vezes peço que me encontre a solução para algum problema ou situação que eu esteja vivendo no momento e sempre tenho uma resposta. Por isso, oro sempre agradecendo a Deus pelo fiel amigo São Longuinho. Amém!

    ResponderExcluir