AS RELÍQUIAS DOS SANTOS - CULTO E HISTÓRIA














TEXTOS BÍBLICOS SOBRE O USO DAS RELÍQUIAS:


13 Apanhou o manto que Elias deixara cair, e voltando até o Jordão, parou à beira do rio. 14 Tomou o manto que Elias deixara cair, feriu com ele as águas, dizendo: Onde está o Senhor, o Deus de Elias? Onde está ele? Tendo ferido as águas, estas separaram-se para um e outro lado, e Eliseu passou.

II RS 2, 13-14


21 Ora, aconteceu que um grupo de pessoas, estando a enterrar um homem, viu uma turma desses guerrilheiros e jogou o cadáver no túmulo de Eliseu. O morto, ao tocar os ossos de Eliseu, voltou à vida, e pôs-se de pé.

II RS 13,21


20 Ora, uma mulher atormentada por um fluxo de sangue, havia doze anos, aproximou-se dele por trás e tocou-lhe a orla do manto. 21 Dizia consigo: Se eu somente tocar na sua vestimenta, serei curada. 22 Jesus virou-se, viu-a e disse-lhe: Tem confiança, minha filha, tua fé te salvou. E a mulher ficou curada instantaneamente. MT 9, 20-22




35 As pessoas do lugar o reconheceram e mandaram anunciar por todos os arredores. Apresentaram-lhe, então, todos os doentes, 36 rogando-lhe que ao menos deixasse tocar na orla de sua veste. E, todos aqueles que nele tocaram, foram curados.
MT 14,35-36



11 Deus fazia milagres extraordinários por intermédio de Paulo, de modo que lenços e outros panos que tinham tocado o seu corpo eram levados aos enfermos; 12 e afastavam-se deles as doenças e retiravam-se os espíritos malignos.
AT 19,11-12






ORIGEM NA HISTÓRIA DA IGREJA

O primeiro exemplo do culto de uma relíquia por crentes cristãos surge em 156 em Smyrna (actual Esmirna na Turquia), a propósito do martírio de São Policarpo relatado, por exemplo, nas obras de Eusébio de Cesareia.

 Depois de ter sido queimado na fogueira, os discípulos do mártir recuperaram os ossos calcinados do seu mestre e acolheram-nos como objectos sagrados.

 Mais tarde diversos milagres foram atribuídos a esta relíquia e a busca por objectos semelhantes tornou-se cada vez mais popular, conduzindo por exemplo, à descoberta da cruz da crucificação de Jesus Cristo em cerca de 318.





RELÍQUIAS DA PAIXÃO DE CRISTO



 











No início do cristianismo, as relíquias eram importantes, principalmente partes de corpos de mártires, pois considerava que seriam estes os primeiros a levantar-se no momento da ressurreição.

Era pois importante para o fiel ser enterrado junto destas relíquias, ou pelo menos perto dos seus relicários, de forma a poder acordar para a vida eterna ao lado dos soldados da fé.

 O culto das relíquias foi aumentando cada vez mais e no século VII o arcebispo da Cantuária São Teodoro declarou que as relíquias deviam ser objectos de veneração e iluminadas dia e noite pela luz de uma vela.

 Dois séculos mais tarde a práctica era obedecida pelo menos pelo rei Alfredo de Inglaterra.



RELÍQUIAS NA IDADE MÉDIA

Durante a Idade Média e o período de construção de catedrais o culto das relíquias atingiu o seu auge.

Nesta altura, a edificação e manutenção de uma catedral era custeada sobretudo através de donativos da congregação.









RELICÁRIO COM A CABEÇA MUMIFICADA DE SANTA CATARINA DE SENA









A importância eclesiástica de uma diocese, bem como a sua capacidade de atrair novos fieis e peregrinos, era muitas vezes dependente da quantidade e qualidade de relíquias que eram exibidas para veneração.

Assim, quando a primeira secção da catedral de Colónia abriu as portas em 1164, foi com todo o orgulho que o Arcebispo Reinaldo de Dassel expôs os corpos dos Três reis magos. Da mesma forma, e dando só alguns exemplos:



Santiago de Compostela reclama o corpo de São Tiago.

Trier o manto de Jesus pelo qual os legionários romanos jogaram aos dados

A catedral de Chartres apresenta a túnica da Virgem Maria

Não será difícil de perceber que em breve o culto das relíquias tomou em breve uma proporção exagerada principalmente após a tomada de Constantinopla durante a quarta cruzada em 1204.

Ossos, pequenos bocados de pano, garrafinhas com água do rio em que Jesus foi baptizado, até saquinhos com o pó do qual Adão foi criado, eram peças comuns nos mercados do século XIII.

Em dada altura chegaram a contabilizar-se cerca de 700 verdadeiros pregos da cruz, o que só por si era um facto capaz de abalar o mais crente.


VERACIDADE DE ALGUMAS RELÍQUIAS

 Mais tarde Erasmo de Roterdão haveria de afirmar com ironia que os verdadeiros bocados da cruz chegavam para construir um navio. (Recentemente, a Igreja Católica encomendou um estudo que descobriu que existem 4,000,000 centímetros cúbicos em relíquias da cruz, bastante àquem dos 178,000,000 necessários para o volume de uma cruz razoável. Não há portanto que temer.)



O Papado tomou uma posição no fim do século XIII no Concílio de Lion, onde chamou a si a responsabilidade de diagnosticar a veracidade de todas as novas relíquias.

 Aparentemente, não foi suficiente, uma vez que em 1287, o bispo Quivil de Exeter se viu obrigado a proibir de todo a veneração de todas as relíquias aparecidas nos últimos anos.



Com a evolução da Ciência, muitas das relíquias já foram ou estão em risco de ser desmistificadas.

Sobre o Sudário de Turim, por exemplo, alegou-se ser uma impostura obra de um talentoso falsificador do século XIV (idade do pano obtida pelo método do Carbono 14).








Contudo, cientistas envolvidos na pesquisa levantaram a hipótese de que a composição do sudário pudesse ter sido alterada por uma série de incêndios aos quais a relíquia sobreviveu, além do próprio depósito de impurezas, tais como poeira e crescimento de bactéricas.

Tais questões invalidam a datação por Carbono-14 e a referida falsificação.

Verdadeiras ou não, as relíquias continuam a fazer parte da tradição cristã, apesar do progressivo distanciamento da Igreja Católica em relação à importância teológica da sua veneração.





LÍNGUA DE SANTO ANTÔNIO E DEDO DE SANTA CATARINA DE SENA



 

Classificação de relíquias

A Igreja Católica definiu a seguinte classificação de relíquias:



Primeira Classe, parte do corpo de um santo (ossos, unhas, cabelo, etc.)

Segunda Classe, objectos pessoais de um santo (roupa, um cajado, os pregos da cruz, etc.)

Terceira Classe, inclui pedaços de tecido que tocaram no corpo do santo, ou, no relicário onde uma porção do seu corpo está conservada.

É proibido, sob pena de excomunhão, vender, trocar ou exibir para fins lucrativos relíquias de primeira e segunda classe.

As relíquias sao guardadas geralmente por pessoas da familia no caso de ser um objeto



Relíquias famosas:





Coroa de espinhos












Lança do destino

Madeira da cruz

Manto de Jesus

Pregos da cruz

Prepúcio sagrado

Santo Graal

Sudário de Turim



ALGUMAS FOTOS DE CORPOS DE SANTOS E SUAS RELÍQUIAS: 



IRMÃ DULCE


PADRE PIO



PAPA BEATO JOÃO PAULO II



SANTA RITA



JOÃO PAULO II
REZANDO
 NO TÚMULO DE SÃO PEDRO






BAÚ RELICÁRIO
 COM O CORPO
DE SANTA TEREZINHA





SÃO JOÃO MARIA VIANEY
ENCONTRADO INCORRUPTO




CABELOS DE SANTA CLARA





DEDO DE
 SANTA CATARINA DE SENA




SANTA CATARINA DE BOLONHA



SANTA BERNADETE
ENCONTRADA INCORRUPTA
APÓS 50 ANOS ENTERRADA