O SANTO ONOMÁSTICO (DO SEU NOME) NOSSO NOME É UM MISTÉRIO E É SAGRADO








O SANTO ONOMÁSTICO É O SANTO QUE TEM NOSSO NOME.

ASSIM, O SANTO ONOMÁSTICO DE TODO  JOSÉ  É SÃO JOSÉ.





A IGREJA PEDE QUE OS CATÓLICOS BATIZEM SEUS FILHOS COM UM NOME CRISTÃO OU DE SANTO, ASSIM ELES POSSUEM INTERCESSORES SEGUROS NO CÉU, COMO DIZ O CATECISMO DA IGREJA:









" §2165 No Batismo, o cristão recebe seu nome na Igreja.

Os pais, os padrinhos e o pároco cuidarão para que lhe seja dado um nome cristão.

O patrocínio de um santo oferece um modelo de caridade e um intercessor seguro. "










É IMPORTANTE NÃO COLOCAR NOMES INVENTADOS, MIRABOLANTES, POIS NOSSO NOME EXPRIME NOSSA MISSÃO, UM MISTÉRIO:

§2156 O nome cristão O sacramento do Batismo é conferido "em nome do Pai, do Filho e do Espírito Santo" (Mt 28,19). No Batismo, o nome do Senhor santifica o homem, e o cristão recebe seu próprio nome na Igreja.

Este pode ser o de um santo, isto é, de um discípulo que viveu uma vida de fidelidade exemplar a seu Senhor. O "nome de Batismo" pode também exprimir um mistério cristão ou uma virtude cristã. "Cuidem os pais, os padrinhos e o pároco para que não se imponham nomes alheios ao senso cristão."








§2158 Deus chama a cada um por seu nome. O nome de todo homem é sagrado. O nome é o ícone da pessoa. Exige respeito, em sinal da dignidade de quem o leva.

§2159 O nome recebido é um nome eterno. No Reino, o caráter misterioso e único de cada pessoa marcada com o nome de Deus resplandecerá em plena luz. "Ao vencedor... darei uma pedrinha branca na qual está escrito um nome novo, que ninguém conhece, exceto aquele que o recebe" (Ap 2,17). "Tive esta visão: eis que o Cordeiro estava de pé sobre o Monte Sião com os cento e quarenta e quatro mil que traziam escrito sobre a fronte o nome dele e o nome de seu Pai" (Ap 14,1).

NA ITÁLIA
O onomastico, como tradiçao italiana, é o dia de um santo, e todas as pessoas que tem o mesmo nome do santo, nesse dia, fazem uma celebraçao.

 Por exemplo: quem chama Ana comemora no dia 26 de julho, dia de Santa Anna, as Lucilas e as Conceiçao comemoram dia 8 de dezembro.

O onomastico é levado a sério na Italia.

Antigamente, era considerado tao ou mais importante do que o dia do aniversário!

 No dia do onomastico de alguém tem festa e presente igual ao dia de aniversàrio.

As pessoas telefonam para dizer A ! que significa Parabéns!


PROCURE CONHECER SEU ONOMÁSTICO E DIRIJA-LHE ORAÇÕES PARA PEDIR SUA INTERCESSÃO NO CÉU.

EIS UMA ORAÇÃO AO SANTO ONOMÁSTICO:







 AO SANTO DO NOSSO NOME:


 Glorioso (a) São N.  cujo nome Deus me deu a graça de possuir e a cuja proteção me confiou ao inscrever-me pelo santo batismo no número dos seus filhos adotivos, alcançai-me com vossa intercessão a mercê de viver sempre em conformidade com o espírito do cristianismo.





Ajudai-me, santíssimo protetor da minha alma, a recuperar a graça batismal, que perdi por causa do pecado, e fazei com a vossa prece, que Deus me conceda a graça de vos imitar.

Protegei-me e defendei-me ao longo do caminho desta perigosa vida e assisti-me à hora da minha morte.

Amém
 








"Ao vencedor... darei uma pedrinha branca
na qual está escrito

um nome novo,

que ninguém conhece, exceto aquele que o recebe"
(Ap 2,17).