terça-feira, 30 de outubro de 2012

SANTO ELESBÃO - PROTETOR DAS VIAGENS NO MAR, DOS MARINHEIROS, PARA A CASA PRÓPRIA - 27 DE OUTUBRO





Elesbão (séc. VI dC) foi um rei do Império de Axum, na atual Etiópia. Venerado no dia 27 de outubro.








 Representado como um rei negro da Etiópia, a veneração de Elesbão teve muita difusão no Brasil colonial entre os escravos africanos e seus descendentes.



Vida

Elesbão foi um rei de Axum, na atual Etiópia (Abissínia), 47° da sua dinastia. 



 

Segundo a tradição, era descendente do rei Salomão e da rainha de Sabá. 

No século VI dC, Elesbão conseguiu expandir o reino cristão da Etiópia através do Mar Vermelho até a Península Arábica e o Iêmen, convertendo árabes e judeus à fé cristã.





Cerca de 523, Danaan (Dihu Nowas), judeu do Reino Himyarita (atual Iêmen), lançou uma rebelião contra Elesbão e massacrou os cristãos do seu reino, incluindo o vice-rei instalado por Elesbão na cidade de Safar. 




 




Com o apoio de Justino I, Imperador Romano do Oriente, Elesbão reagiu e conseguiu vencer Danaan numa guerra, reestabelecendo a fé e colocando no trono do reino de Danaan um rei cristão, Arauto.





No fim da vida, Elesbão abdicou do trono em favor do seu filho e repartiu suas riquezas entre os pobres. Em Jerusalém depositou sua coroa na Igreja do Santo Sepulcro e passou a viver como eremita. Morreu no ano de 555.



Culto

No Brasil colonial, a Igreja Católica utilizou a vida de santos africanos de cor negra, particularmente São Benedito, São Elesbão e Santa Efigênia, para promover a religião católica entre os negros escravos e forros. 




 





  Algumas imagens de santos negros. Benedito, a Virgem Aparecida e Efigênia








Várias obras hagiográficas celebrando estes personagens foram publicadas no século XVIII, como Os dois atlantes de Etiópia. Santo Elesbão, Imperador XLVII da Abissínia, advogado dos perigos do mar & Santa Efigênia, Princesa da Núbia, publicado entre 1735 e 1738 pelo frei carmelita José Pereira de Santana. 

Nesta e em outras obras, tanto a Etiópia como a Núbia são descritos como fiéis defensores da fé cristã, tendo em S. Elesbão e S. Efigênia seus maiores campeões.

Graças à ação catequética e à necessidade de associação dos negros, várias irmandades religiosas dedicadas a São Elesbão surgiram entre os negros escravos ou alforriados no século XVIII. 

As irmandades - que existiam separadas para negros, pardos e brancos - davam aos seus membros um âmbito de ajuda mútua e inserção social.







ORAÇÃO A SANTO ELESBÃO (27 de Outubro)

Ó Grande Santo Elesbão, 
que na vossa vida nas terras longínquas, ardentes e pagãs da Abissínia, soubestes, de um modo admirável e constante, cumprir os preceitos da lei cristã;

 com vosso admirável exemplo atraíste muito de vossos súditos à luz da fé, vencestes os inimigos de Cristo, implantastes em vosso reino o conhecimento do verdadeiro Deus, limpastes o mar vermelho de todos os piratas que assaltavam duplamente a vida do corpo e da alma,

 sêde, pois, nosso defensor e nosso guia, ó grande imperador, no mar tempestuoso desta vida, para que, lutando sob as falanges do Leão de Judá, conquistemos os louros da vitória eterna. 
Assim seja. Amém.





 Igreja de Santo Elesbão e Santa Efigênia












Santo Elesbão é invocado para conseguir a casa própria.
Na foto,  vemos ex-votos por graças alcançadas por Santo Elesbão.


Image result for saint elesbaan

Santo Elesbão é o protetor dos viajantes embarcadiços e navegantes
Terra e mar. Ele é protetor dos marinheiros também.
Ele faz muitos milagres e não há nada que se peça a
Santo Elesbão que a pessoa não consiga.


Image result for saint elesbaan





File:The Tomb of St. Elesbaan of Axum (2836160935).jpg

Tumba de Santo Elesbão, também conhecido como Kaleb, Imperador de Axum.



FONTES:

http://pt.wikipedia.org/wiki/Elesb%C3%A3o_de_Axum
http://cenpah.wordpress.com/2012/07/31/um-rei-negro-e-o-cristianismo/








3 comentários:

  1. Gostei muito desta página e as informações foram muito úteis para minha pesquisa sobre o Santo Elesbão.

    ResponderExcluir
  2. Hoje tive um surpresa linda,só deus para proporcionar uma alegria dessa, sempre tive vontade de conhecer a igreja de são Elesbão, porte Elesbão como sobre nome e hoje foi o grande dia.fiquei mais feliz quando descobri que meu filho que também e um Elesbão naiceu dia 27/10 qui coisa boa.

    ResponderExcluir
  3. Eu quero muitas coisas mas claramentee nesta altura da vida percebo que omitiram muito para me impedir que conseguisse por mim mesmo o que não podes dar ou que viesse a ter meritos no que podes assim venho implorar por vossa divina orientação no ter merito e aquelas coisas que não podes dar que o que me é ocultado me seja revelado sem estes preucupantes atrasos fruto de so ter ciencia da real natureza do problem quando é tarde demais o que é um jeito dos que roubaram o viver desta vida ocultarem o ardil da ocultação da verdade para me manter preso por sua busca . Pedido feito assim para gerar prova incontestavel que pedi ajuda sim.

    ResponderExcluir