terça-feira, 9 de outubro de 2012

SANTA PELÁGIA, PENITENTE - PADROEIRA DAS ATRIZES, DANÇARINAS, CÔMICOS -08 DE OUTUBRO












Santa Pelágia

Festejada no dia 08 de outubro
 
 Padroeira dos cômicos, dançarinas e atrizes.







 
Santa Pelágia vivia em Antioquia na segunda metade do quinto século. 

Entregue à dança e aos prazeres impuros, ela era a prostituta mais conhecida desta grande cidade e tinha retirado de seus fundos uma grande fortuna que ela utilizava somente para os cuidados do corpo e em perfumes voluptuosos para atrair novas vítimas às suas redes. 

Ela tinha muitos escravos e servidores que a escoltavam quando ela passeava pela cidade, sentada em seu carro luxuoso.

Ora, certo dia o Arcebispo de Antioquia havia convidado Nonnus, o Bispo de Edessa, um santo homem cujas palavras inspiradas traziam seus auditores ao arrependimento e o amor à virtude, a pregar diante do povo.

 Pelágia acabava de passar diante da assembléia com seu cortejo habitual. Quando todos voltavam os olhos a este espetáculo, São Nonnus olha esta mulher chorando.

 Ele diz aqueles que o rodeavam: “Pobre de nós, preguiçosos e negligentes, pois nós devemos dar contas no dia do julgamento, por não termos agradado a Deus pelo mesmo zelo e cuidado que põe esta pobre mulher a ornar seu corpo por um prazer passageiro”. 

 E ele ora ardentemente ao Senhor pela sua conversão.




  

Pelágia sendo cortejada pelos homens e São  Nonnus orando por ela.




 

No dia seguinte, quando Nonnus comentava o Santo Evangelho ao curso da Divina Liturgia, Pelágia encontrava-se na assembléia. 

As palavras do Bispo sobre o julgamento final e a eternidade das penas do inferno penetram no coração da jovem mulher tal como uma espada pontiaguda e despertam nela o único e verdadeiro amor, aquele do esposo celeste.

De retorno ao seu palácio, ela dirige uma carta ao Santo Bispo, pedindo que ele aceitasse  recebê-la e que não desprezasse sua torpeza, sendo ele verdadeiramente discípulo daquele que é vindo para chamar “não os justos, mas os pecadores à conversão” (Mt. 9,13).

Nonnus responde-lhe que se ela estivesse verdadeiramente decidida a arrepender-se
, ela deveria apresentar-se na Igreja, diante de toda a assembléia dos clérigos e do povo, para confessar suas faltas.



 












 

Pelágia precipita-se à igreja, esquecendo seu cortejo e seu orgulho de outrora. 

Em seguida ela prostra-se aos pés do Bispo e o suplica de fazê-la renascer à vida divina pelo Santo Batismo, a fim de que o demônio e o hábito não a lembrassem de sua vida de desleixo. 


 



Quando do batismo de Pelágia, toda a cidade de Antioquia rejubila-se neste acontecimento e da salvação desta alma.

Ela foi confiada à uma monja romana, que a inicia no combate espiritual e à vida do arrependimento. 

Pela oração e pelo sinal da cruz, ela vence assim as tentações de retornar à sua vida de pecado, que não tardam a confundi-la. 

Alguns dias depois de seu batismo, Pelágia faz distribuir todas as riquezas aos pobres e junta-se aos escravos.

Assim, liberada de todo apego do mundo, ela troca seus vestidos femininos por rudes vestimentas masculinas e parte em secreto para praticar a ascese na Palestina, sobre o Monte das Oliveiras. 




 






Ela permanece muitos anos fechada em uma pequena cela, lutando a cada dia contra as paixões que estavam enraizadas em seu corpo e colocando a partir de então todo cuidado que ela tinha outrora pelos cuidados exteriores ao ornamento de sua alma pela vida eterna.
 

Permanecendo na solidão, o renome de seus esforços espalha-se entre os ascetas da Palestina, os quais acreditavam que ela era um homem. 

Quando a Santa Penitente rende em paz sua alma a Deus, todos os monges da região reúnem-se para venerar suas santas relíquias e glorificam grandemente o Senhor, aprendendo de um discípulo de Nonnus a verdadeira história de Pelágia, que ensina todos aqueles que estão mergulhados nas trevas do pecado a não mais desesperar, mas a perseverarem com valentia sobre a via do arrependimento.




OUTRAS VERSÕES:


Era uma notória dançarina na Antióquia, e durante um Sínodo passou pelo Bispo São Nonnus de Edessa e provocou a sua atenção.
 
 
 
 Ele teria dito: "Esta garota é um lição para nós bispos! Ela tem maior trabalho para conservar a sua beleza que nós temos em conservar as almas de nosso rebanho"!
No dia seguinte ela foi ouvir ele pregar. Seu sermão mudou o seu interior e ela se arrependeu e recebeu o batismo. Ela deu toda sua fortuna para os pobres e deixou a Antióquia foi para Jeruzalem disfarçada em homem.  

Ela viveu em uma caverna como eremita no Monte das Oliveiras, sob o nome de Pelagius.

Vivia em grande austeridade e penitencia para tentar compensar sua vida anterior. 

Conhecida como "o monge sem barba", seu sexo não foi descoberto a não ser após sua morte.

Esta versão diz ainda que Pelágia era um discípulo de São Luciano e quando os soldados chegaram para prende-los, sentiu que seria estuprada ao descobrirem seu sexo e pediu para trocar suas roupas. 

Ela foi para cima com esse pretexto e de lá saltou para fugir, mas calculou mal a queda e acabou morrendo.

São João Crisóstomos, nativo da Antióquia escreveu duas homilias em sua honra saudando a sua coragem que ele atribuía a inspiração divina. Ela tambem é lembrada no Canon Ambrosiano.
 
Santa Pelágia na liturgia da Igreja é em geral mostrada descoberta como sendo mulher pelos monges após sua morte ;

2 ) com um crucifixo em sua cova ou em sua caverna;

 3) com o seu corpo sendo trazido para Jerusalém em uma procissão;

 4) ouvindo a São Nonnus. 





 
 
 
 
Diz a tradição que ela curava os doentes apenas com a sua benção e oração, e como era muito linda, quando tinha que ir a cidade para fazer compras de alimentos, se disfarçava em roupas de homem.
 
 
 
 
 
 
Sua festa é celebrada no dia 8 de outubro no Leste e em 9 de junho no Oeste.
 
Conhecida no Leste, em especial na Grécia e Rússia, como Santa Marina.
 
Veja biografia de São Luciano da Antióquia.




Conta-se que Santa Marina foi atacada pelo demônio e lutou com ele batendo-o com um martelo




OUTRAS VERSÕES:

 Santa Pelágia de Tarsus
 
Outra versão da história da mesma santa diz que ela era uma linda garota em Tarsus Cilícia, e o filho do imperador Diocleciano apaixonou-se por ela e sendo cristã ela o rejeitou. Várias ameaças de torturas não mudaram sua decisão. 
 
Diz ainda a versão que o filho de Diocleciano teria se suicidado e Diocleciano tambem fez várias tentativas para conquistá-la. Quando finalmente desistiu, resolve criar uma especial tortura para a Pelágia. 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
Mandou fazer um touro de bronze e ela foi colocada dentro dele, e tostada até a morte.
 
 
 
 
 

 
 
 
 
 
 
 
Existem várias santas com o nome de Pelágia e Marina (as histórias são bem parecidas e misturadas e os dois nomes são os mesmos em latim e grego). 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
A idéia que elas sejam talvez histórias fictícias que seriam uma versão cristianizada de Afrodite e Vênus foi extensamente examinada e firmemente rejeitada pelo emitente hagiógrafo Hippolyto Delehayer e pelo grande Jacopo de Varezze, cujo livro "Legenda Dourada"de 1926 está hoje disponível em português traduzido pelo Professor Hilário Franco Junior, sob o título "Legenda Aurea".
 
 
 
O seu culto e sua história foram muito difundidos no mundo cristão oriental. Chegou ao Ocidente através das tradições trazidas pelos peregrinos, que na Terra Santa também visitavam a gruta de santa Pelágia Penitente.
 
A Igreja autorizou esta tradicional devoção popular, mantendo no dia 8 de outubro a sua festa litúrgica. Santa Pelágia Penitente é considerada a padroeira dos cômicos e das atrizes.









Santo Estevão, Santa Daria e Santa Pelágia
  


 
  • ALGUMAS FONTES:
  •  http://www.igrejaservia.org/teologia/teologia_027.html 
  • http://www.lucascleophas.nl/?p=3834
  • http://www.blueraingallery.com/artists/gustavo_victor_goler/sculpture/9742
  • http://www.cademeusanto.com.br/santa_pelagia.htm
  •  http://www.derradeirasgracas.com/3.%20Os%20Santos%20do%20Dia/Santos%20do%20M%C3%AAs%20de%20Outubro/08.10%20-%20Santa%20Pel%C3%A1gia,%20Penitente.htm
  •  http://pt.wikipedia.org/wiki/Santa_Pel%C3%A1gia
  •   http://en.wikipedia.org/wiki/Saint_Pelagia
  •  http://www.omhksea.org/2012/10/saint-pelagia-the-righteous-a-repentant-sinner/
  •  
  •  
  •  
  • Um comentário:

    1. Gostaria de comprar uma imagem da "Santa Pelágia" com tamanho de até 30cm. Alguém poderia me ajudar !!!??????

      Daniel Rosa Neto
      biludo@gmail.com

      ResponderExcluir