terça-feira, 4 de novembro de 2014

SÃO VILIBRARDO - PATRONO DOS QUE SOFREM COM EPILEPSIA E CONVULSÕES - 07 DE NOVEMBRO









São Vilibrardo  (Willibrord ) (c 658 -. 07 de novembro 739) foi um santo missionário, conhecido como o "Apóstolo dos frísios "na moderna Holanda . Ele se tornou o primeiro bispo de Utrecht e morreu em Echternach, Luxemburgo .


Seu pai, Wilgils ou Hilgis, foi um anglo, um saxão , da Northumbria . Recém-convertido ao cristianismo, Wilgils confiou seu filho como oblato, à Abadia de Ripon ,  e retirou-se do mundo, para construção de um pequeno oratório, perto da foz do Humber , dedicado a Santo André . O rei e os nobres do bairro dotoram-no-o de propriedades, até que ele foi finalmente capaz de construir uma igreja sobre a qual Alcuíno depois governou.

São Vilibrardo cresceu sob a influência de  São Wilfrid , bispo de York. Mais tarde, ele se juntou aos beneditinos . Ele passou os anos entre as idades de 20 e 32 na Abadia de Rathmelsigi , que era um centro de aprendizagem europeu no século 7.




Estátua de São Vilibrardo em Echternach, Luxemburgo .





Frisia 

Durante este tempo ele estudou sob São Egbert , que ele e onze companheiros enviados para cristianizar as tribos germânicas do Norte pagãos da Frisia, a pedido de Pepino de Herstal , austrasiano prefeito do palácio , que tinha nominal soberania sobre a região. 

São Vilibrardo viajou a Roma duas vezes. Em 21 de Novembro 695, na Igreja de Santa Cecília em Trastevere , o Papa Sérgio I deu-lhe um pálio e consagrou-o como bispo dos frísios. 











Ele voltou para a Frísia para pregar e estabelecer igrejas, entre elas um mosteiro em Utrecht, onde ele construiu sua catedral.    São Vilibrardo é contado como o primeiro bispo de Utrecht .

Em 698, ele estabeleceu a Abadia de Echternach no lugar de uma vila romana em Echternach , que foi doada a ele pela mãe-de-lei de Pepino, Irmina de Oeren , a esposa de seneschal e Conde Palatino Hugobert . 

Após Hugobert morrer, Irmina fundou um convento beneditino em Horren em Trier. Quando uma praga ameaçava sua comunidade, ela ganhou a ajuda de São Vilibrardo; e quando a peste passou, ela deu a São Vilibrardo as terras para sua abadia em Echternach. 

Pepino de Herstal morreu em 714.

 Em 716 o pagão Radbod, rei dos frísios , retomaram a posse de Frisia, queimando igrejas e matando muitos missionários. 

São Vilibrardo e seus monges foram forçados a fugir. Após a morte de Radbod em 719, Vilibrardo voltou a retomar o seu trabalho, sob a proteção de Charles Martel . 

Winfrido, mais conhecido como Bonifácio , juntou-se a São Vilibrardo e permaneceu por três anos, antes de viajar para pregar em território germânico.



Veneração 


São Vilibrardo morreu no dia 07 de novembro 739 na idade de oitenta e um, e de acordo com o seu desejo, foi sepultado em Echternach. Ele foi rapidamente considerado um santo. 









Tumba de São Vilibrardo







Suas rotas missionárias, poços e fontes onde costumava batizar são visitados pelo povo, para solicitar a cura de várias doenças nervosas, especialmente das crianças. 

Na Igreja Católica Romana seu dia de festa é celebrado no dia 07 de novembro fora da Inglaterra, mas em 29 de novembro, na Inglaterra, por ordem do Papa Leão XIII . 

Numerosos milagres e as relíquias foram atribuídas a ele. Em uma ocasião, o transporte de suas relíquias foi celebrado por "cinco bispos, dois guardas suíços, 16 porta-estandartes, 3045 cantores, 136 sacerdotes, 426 músicos, dançarinos, 15.085 e 2.032 jogadores ". 

 Uma Procissão Dançante continua a ser realizada em Echternach a cada ano na terça-feira depois de Pentecostes, e atrai milhares de participantes e igual número de espectadores, para honrar a memória de um santo que é muitas vezes chamado o apóstolo dos países do Benelux.





Procissão dançante de Maio de 2008




Procissão de 2013









Fontes 

A Vida de São Vilibrardo foi escrita por Alcuíno e dedicada ao Abade de Echternach. Alcuíno provavelmente fez uso de um escrito mai antigo de um monge britânico, que agora está perdido. 

Bede também faz menção de Vilibrardo.

Nada escrito por  São Vilibrardo pode ser encontrado, além de uma nota marginal no Calendário de Echternach dando alguns dados cronológicos. 

Uma cópia dos Evangelhos ( Bibliothèque National , Paris, 9389), sob o nome de São Vilibrardo é um  codex irlandês , sem dúvida, trazido por Vilibrardo da Irlanda.

Em 752/753 Bonifácio escreveu uma carta ao Papa Estêvão II , em que é dito que São Vilibrardo destruiu os santuários pagãos frísios e templos. 




São Vilibrardo pregando o evangelho aos pagãos.










Na Vida escrita por Alcuíno há dois textos sobre  Vilibrardo e os lugares pagãos de adoração. Em uma ele chegou com seus companheiros de Walcheren na Holanda, onde ele quebrou um ídolo da antiga superstição. 

 Na segunda passagem do texto, Vilibrardo chegou em uma ilha chamada Fositesland (possivelmente Heligoland ), onde um deus pagão chamado Fosite era adorado. Ali, ele despojou esse deus de sua santidade, usando os poços sagrados desse deus para os batismos e o gado considerado sagrado pelos pagãos para se alimentar. 






 Memorial em Trier







ORAÇÃO:

Ó Deus,  Salvador de todos, 
que enviastes o bispo Vilibrardo como peregrino de Cristo 
para anunciar a boa notícia para muitos povos 
e confirmá-los na fé , 
ajudai-nos também, nós vos rogamos, 
a testemunhar o vosso amor inabalável por palavras e obras 
, de modo que a vossa Igreja possa aumentar e crescer forte em santidade. 
Por nosso Senhor Jesus Cristo, vosso Filho, 
que vive e reina convosco na unidade do Espírito Santo, 
Deus, pelos séculos dos séculos.




Engraving of St. Willibrord d'Utrecht by Cornelis Bloemaert



Ó Senhor nosso Deus, 
que chamais quem vós quereis e enviai para onde vós escolheis, 
nós te agradecemos por ter enviado São Vilibrardo 
para ser um apóstolo para os Países Baixos, 
para convertê-los da adoração de ídolos 
a fim de cultuarem  o Deus vivo, que sois vós; 
preservai-nos, nós vos suplicamos, 
da tentação de trocar o perfeito, a liberdade de vosso serviço,
 pela servidão dos falsos deuses e ídolos de nossa própria invenção
e de nosso mundo atual. 
Por Cristo nosso Senhor. 







São Vilibrardo,
orai por nós!


















ALGUMAS FONTES:

http://vultus.stblogs.org/index.php/2006/11/7-november-mass-of-saint-willi/
http://www.willibrord.lu/rubrique4/Saint-Willibrord/The-life-of-Saint-Willibrord
http://en.wikipedia.org/wiki/Willibrord
http://nobility.org/2013/11/07/willibrord/











Nenhum comentário:

Postar um comentário