quarta-feira, 1 de junho de 2011

SANTO ERASMO - 02 DE JUNHO - PADROEIRO DOS MARINHEIROS E CONTRA PROBLEMAS INTESTINAIS










Santo Erasmo de Formia, morto cerca de 303, também conhecido como Santo Elmo, é o santo padroeiro dos marinheiros.








O fenómeno designado fogo-de-santelmo deve o seu nome a Santo Erasmo (Santo Elmo).

Erasmo é um dos catorze santos auxiliares das lendas cristãs, invocados na Europa Central como intercessores.

 Lenda de Santo Erasmo







Os Actos de Santo Elmo foram recompilados parcialmente a partir de lendas nas quais se confunde com um bispo sírio, Erasmo de Antioquia.






Jacobus de Voragine na sua Lenda dourada, reconhece-o como bispo de Formia e da Campania, eremita das montanhas libanesas e mártir sacrificado durante as perseguições do imperador bizantino Diocleciano.

Segundo a lenda, quando começaram as perseguições de Diocleciano, Erasmo foi obrigado a comparecer perante um juiz. Negando-se a sacrificar aos deuses pagãos, foi golpeado e cuspido, ferido de tal modo que se lhe rebentaram as veias.

 Erasmo sofreu estes tormentos com grande ânimo.

 Foi colocado num fosso cheio de serpentes e vermes, deitaram-lhe azeite a ferver para cima, e cobriram-lhe as mãos com enxofre, mas resistiu a todos estes suplícios com estoicismo formidável "dando graças e louvando a Deus".

Uma terrível tempestade abateu-se sobre os seus torturadores salvando Erasmo da morte segura.

 Diocleciano enviou-o para outra fossa mais funda esperando que as serpentes e vermes acabassem com ele, mas escapou.

A Diocleciano sucedeu o imperador romano Maximiano Hércules, que, segundo Voragine, "(...) foi muito pior do que Diocleciano." Erasmo continuou a pregar o Evangelho e foi novamente perseguido.

Deitaram-no numa banheira com água a ferver para tentar calá-lo, aplicando uma mistura que contém um metal derretido.

 Um anjo veio para ajudar a protegê-lo dos seus torturadores.

 O Imperador, enfurecido, colocou-o em um barril repleto de espinhos e mandou lançá-lo do alto de uma montanha, rolando, mas um anjo apareceu para salvar.



 Ele sofreu mais torturas:

 "Eles arrancaram-lhe os dentes (...) com um alicate. Amarraram-no a um poste e assaram-no numa grelha ... os dedos foram cruzados com alguns pregos e os olhos arrancados.




Nu, amarraram-no de pés e mãos a um cavalo de modo que foi arrastado até às suas veias serem rompidas. "

 Padroeiro dos marinheiros





Erasmo foi designado padroeiro dos marinheiros porque continuou a ensinar após um raio ter aberto a terra perto de si.





Este acontecimento fez crer aos marinheiros que, quando começa a tempestade no mar, invocando Santo Erasmo se livrariam do perigo de naufragar.

 As descargas elétricas nos mastros dos navios eram consideradas como sinal da sua proteção e, por isso, foram chamadas fogo-de-santelmo.

Gregório Magno escreveu, no século VI, que as suas relíquias estavam conservadas na catedral de Formia.

Quando esta cidade foi arrasada pelos sarracenos en 824, os restos de Erasmo foram levados para Gaeta, sendo nomeado padroeiro de Gaeta e de Formia.

Além de santo padroeiro dos marinheiros, é invocado também contra as cólicas infantis, as doenças intestinais, os esquentamentos e dores próprios das mulheres, e contra a peste dos animais.
 

MARTÍRIO DE SANTO ERASMO
 
 
 

 




No transepto norte,  da Basílica de Saõ Pedro em Roma,
o primeiro altar à esquerda é o de St. Erasmus,
com o retábulo copiado de uma pintura de Nicholas Poussin. 
 O original foi levado para Paris sob Napoleão,
mas depois foi devolvido,
e está hoje na Pinacoteca do Vaticano.

























SANTO ERASMO E MAURÍCIO




SANTO ERASMO À ESQUERDA








 
 
 































Novena a Santo Erasmo




Oração para todos os dias

Poderoso e eterno Deus! Com fé viva e adoração reverente oh! Divina Majestade eu me prostro ante Vós e invoco com filiar confiança Vossa suprema misericórdia e generosidade.

Eliminai a escuridão do meu intelecto com o raio de Vossa luz celestial e inflamai meu coração com o fogo de Vosso Divino amor para que eu contemple as grandes virtudes e méritos deste santo em cuja honra eu faço esta novena, e seguindo seu exemplo possa imitar como ele a vida de Vosso Divino Filho.

Ainda mais eu imploro a Vós nos dar graciosamente através dos méritos de São Erasmo, poderoso santo ajudante, a petição que humildemente colocamos perante Vós, e com devoção dizemos "Vossa vontade seja feita aqui na terra e no Céu."

Para Vossa Glória e para a salvação de minha alma. Amem



Invocação a Santo Erasmo


Sagrado mártir Santo Erasmo, que com dignidade e bravura sofrestes o julgamento e o terrível martírio e que pela vossa caridade consola os que sofrem eu imploro a ti que se lembre deste vosso servo e devoto fiel e de minhas necessidades aqui na terra e interceda a meu favor com Nosso Senhor Jesus Cristo.

Vigoroso defensor da Fé,vitorioso a todas as torturas, peça a Jesus por mim e peça a Ele me conceda a graça de viver e morrer na Fé através da qual possa obter a coroa da glória. Amem



Oração Final

O meu Senhor e meu Deus Eu ofereço a Vós a petição em união com a paixão e morte de Jesus Cristo, Vosso filho junto com seus méritos de Deus e de sua mãe Maria sempre Virgem e todos os santos, em particular Santo Erasmo, em cuja honra faço esta novena.

Olhe para mim, vosso humilde servo, prostrado a Vossos pés e dê-me Vossa Graça e Vosso Amor e ouça meu coração e me conceda a graça que vos peço (diga aqui a graça pretendida ), e ainda a graça da salvação de minha alma. Amém.










Nenhum comentário:

Postar um comentário