terça-feira, 25 de janeiro de 2011

SANTA ÂNGELA DE MERICI OU DE BRÉSCIA - 27 DE JANEIRO












Tambem conhecida como Santa Angela de Bréscia.

Angela de Merici nasceu em 21 março de 1470 em Disenzano, Lombardia, Itália. Ela ficou órfã com 10 anos. Ela e sua irmã foram criadas pelo seu tio, com carinho e amor.



Sua irmã morreu repentinamente, sem receber os últimos sacramentos e isto deixou Angela muito chocada e triste.










 Ela se tornou um membro da Terceira Ordem das Franciscanas e orava com muita freqüência pela salvação da alma de sua irmã.



Quando Angela estava com 20 anos, seu tio faleceu e ela teve que voltar para sua casa em Disenzano.



Ali ela converteu sua casa em uma escola para ensinar catecismo as crianças e fundou uma congregação dedicada a treinar jovens religiosas.

Ela logo abriu uma segunda escola em Bréscia, Itália.







Em 1524 Angela fez uma peregrinação a Terra Santa e quando estava na ilha de Creta ficou cega.

 Parou a sua peregrinação e voltou a Roma onde foi recebida pelo Papa Clemente VII (1523-1534). Ela estava decidida a retornar a Bréscia para continuar seu trabalho.

 No dia 25 de novembro de 1535 ela fundou a Ordem de Santa Úrsula, na época chamada de Companhia de Santa Úrsula.

Elas viviam em uma pequena casa perto da Igreja de Santa Afra na Bréscia. Ela serviu com superiora por 5 anos, vindo a falecer em 27 de janeiro de 1540.

Seu corpo foi enterrado na igreja de Santa Afra e ela é, as vezes, chamada de Santa Angela de Bréscia.












A Ordem das Ursulinas receberam aprovação papal em 1544 e Santa Angela é especialmente venerada em Bréscia e nas comunidades Ursulinas. Foi canonizada em 1807.



Ela é mostrada na arte litúrgica da Igreja com o hábito ursulino.


A HISTÓRIA DA PADROEIRA DAS URSULINAS SANTA URSULA:

http://santossanctorum.blogspot.com/search/label/SANTA%20%C3%9ARSULA







ALTAR ONDE REPOUSA O CORPO DE SANTA ANGELA











Oração

Ó Deus, que Santa Ângela de Mérici interceda junto a Vós, para que possamos seguir seus exemplos de caridade e prudência, proclamando-os em nossa vida.



Amém.



Santa Ângela de Mérici, rogai por nós.
















6 comentários:

  1. que alegria descobri uma santa com o nome igual ao meu, assim como santa Ângela eu tambem tenho JESUS CRISTO como meu unico tesouro...

    ResponderExcluir
  2. Eu não sabia da existência de Santa Angela. Foi quando o Paróco de minha Paróquia,Pe. Hélio Francisco Vrech, (Paróquia N.Sra. da Glória-Blumenau-SC)o qual tenho muito apreço, ao fazer uma viagem a São Paulo, em um determinado lugar deparou-se com a imagem de Sta. Angela. Logo ele lembrou: tenho que levar esta imagem de presente para a Angela (p/ que entenda..sou atuante nos movimentos na Paróquia, coordeno um grupo de 89 adolescentes e dia 29/07/2012, inicie a caminhada de ministra de eucaristia).
    Recebi o presente com muita alegria, pois é linda a imagem. E com certeza fui pesquisar sobre Santa Angela. Para minha surpresa, também sou de origem italiana, meus avôs são de Rovereto na Itália, faço aniversário em março e adoro trabalhar com os adolescentes. Me identifiquei muito com ela. Quem sabe um dia conseguirei visitar sua cidade de origem e rezar em seu altar de repouso. E pesso a ela que sempre nos ilumine e rogue por todos nós. Amém.

    ResponderExcluir
  3. PARECE QUE DEUS QUER LHE DAR UMA MENSAGEM COM ISSO. DE QUE REALMENTE É ESSE O CAMINHO CERTO PARA VOCÊ. QUE A INTERCESSÃO DE SANTA ÂNGELA SEMPRE LHE FAVOREÇA. PARABÉNS!

    ResponderExcluir