quarta-feira, 24 de setembro de 2014

SÃO CLÉOFAS OU ALFEU, TIO DE JESUS, PAI DOS IRMÃOS DO SENHOR - 25 DE SETEMBRO












Cléofas (ou Cleopas) é um dos dois discípulos que, no dia da Ressurreição de Jesus, voltavam para Emaús, no final das celebrações da Páscoa quando, num certo momento, o Ressuscitado a eles se juntou na estrada e começou a acompanhá-los. Jesus só foi reconhecido por Seus discípulos após partir o pão, quando estes O convidaram para permanecer com eles.

“Nesse mesmo dia, dois discípulos caminhavam para uma aldeia chamada Emaús, distante de Jerusalém sessenta estádios. Iam falando um com o outro de tudo o que se tinha passado. Enquanto iam conversando e discorrendo entre si, o mesmo Jesus aproximou-se deles e caminhava com eles. Mas os olhos estavam-lhes como que vendados e não o reconheceram.










Perguntou-lhes, então: ‘De que estais falando pelo caminho, e por que estais tristes?’ 
Um deles, chamado Cléofas, respondeu-lhe: ‘És tu acaso o único forasteiro em Jerusalém que não sabe o que nela aconteceu estes dias?’ Perguntou-lhes ele: ‘Que foi?’ Disseram: ‘A respeito de Jesus de Nazaré... Era um profeta poderoso em obras e palavras, diante de Deus e de todo o povo. Os nossos sumos sacerdotes e os nossos magistrados o entregaram para ser condenado à morte e o crucificaram. Nós esperávamos que fosse ele quem havia de restaurar Israel e agora, além de tudo isto, é hoje o terceiro dia que essas coisas sucederam.’”
 (Lc 24, 13-21)

As palavras que os dois discípulos dirigem ao desconhecido são como o eco de uma profunda decepção, comum a todos apóstolos nesta hora de provação: 

“‘É verdade que algumas mulheres dentre nós nos alarmaram. Elas foram ao sepulcro, antes do nascer do sol; e não tendo achado o seu corpo, voltaram, dizendo que tiveram uma visão de anjos, os quais asseguravam que está vivo.’” (Lc 24,22-23)

A partir deste raio de esperança, o desconhecido faz penetrar a luz da Boa Nova, explicando-lhes as Escrituras e, em seguida, aceitou o convite deles: “Aproximaram-se da aldeia para onde iam e ele fez como se quisesse passar adiante. 

Mas eles forçaram-no a parar: Fica conosco, já é tarde e já declina o dia. Entrou então com eles.

 Aconteceu que, estando sentado conjuntamente à mesa, ele tomou o pão, abençoou-o, partiu-o e serviu-lho. Então se lhes abriram os olhos e o reconheceram... Mas ele desapareceu.” (Lc 24,28-31)  














Alfeu e Cléofas seriam transcrição e pronúncia do mesmo nome hebraico Halphai ou dois nomes trazidos pela mesma pessoa. Alfeu Cléofas, presumivelmente, porque ele é o pai de Tiago, o Menor, e de José, primos de Jesus. No Evangelho de João, Maria, mãe de Tiago e José, é chamada “a mulher de Cléofas” e irmã, em maior ou menor precisão, de Maria, a Mãe de Jesus.








Santa Maria de Cléofas com seus filhos: Tiago, o Menor, José,  Simão e  Judas Tadeu, que são primos do Senhor. 






Segundo alguns historiadores, a vida de são Cléofas esteve sempre muito ligada à de Jesus Cristo. Primeiro, porque se interpreta que Cléofas seja o pai de Tiago, o Menor; de José; de Simão e de Judas Tadeu, que são primos do Senhor. 








A família de São Cléofas ou Alfeu









A Maria , mãe de todos eles, no evangelho do apóstolo João, é chamada de esposa de Cléofas e irmã da Mãe Santíssima. E que também fosse irmão de são José, pai adotivo de Jesus. Sendo assim, confirma-se o parentesco. Cléofas, na verdade, era tio de Jesus Cristo.












De acordo com Eusébio e São Jerônimo, Cléofas era um nativo de Emaús onde, segundo antiga tradição, ele seria uma testemunha da Ressurreição e teria sido morto por seus companheiros de aldeia, intolerantes com o seu zelo e sua fé no Messias Ressuscitado.


Cléofas foi perseguido por seus conterrâneos por causa de sua fé inabalável no Messias ressuscitado. Segundo são Jerônimo, o grande doutor da Igreja, o martírio de são Cléofas aconteceu pelas mãos dos judeus, que o detestavam por sua inconveniente pregação cristã.

Já no século IV, a casa de são Cléofas tinha sido transformada em uma igreja. A Igreja confirmou seu martírio pela fé no Cristo e inseriu no calendário litúrgico o seu nome, no dia 25 de setembro, para ser celebrado por todo o mundo cristão.







Oração de São Cléofas: 

São Cléofas, 
que tivestes a felicidade de ter três de seus filhos apóstolos de Jesus
 e serdes casado com uma santa mulher que vos era unidade em santidade, 
olhai por nossos filhos, jovens do mundo inteiro para que fugindo do caminho das trevas,
 sejam conduzidos à luz do Divino Mestre.
 Por Cristo Nosso Senhor.
 Amém.





Dai-nos, Senhor, 
pela intercessão de São Cléofas, vosso discípulo, 
a graça de vos reconhecer no sacramento da Eucaristia 
e na caridade para com o próximo, afim de alcançarmos, um dia,
 a graça da Bem-aventurança eterna.
Por Cristo Nosso Senhor.
 Amém








FONTES:

http://hagiosdatrindade.blogspot.com.br/2010/09/sao-cleofas-discipulo-de-jesus-seculo-i.html
http://www.santoprotetor.com/sao-cleofas/
http://www.paulinas.org.br/diafeliz/?system=santo&id=456








Nenhum comentário:

Postar um comentário