sábado, 5 de novembro de 2016

SANTA SÍLVIA - PADROEIRA PARA UM PARTO SEGURO - 05 DE NOVEMBRO


resultado de imagem para Santa silvia palermo


Santa Sílvia - viúva
Mãe de São Gregório Magno, Papa e Doutor da Igreja.


Sílvia nasceu em Roma por volta do ano 520. Sua família, porém, era originária da Sicilia. Silvia recebeu desde o berço, formação cristã sólida.


Image result for sancta sylvia



Sua família era formada por cristãos caridosos e praticantes. Não se sabe nada sobre sua infância. Porém, sabe-se que sua adolescência foi marcada por um período bastante turbulento, que compreendeu a queda do Império Romano e a invasão dos bárbaros góticos.


Image result for sancta sylvia


No ano 538, Silvia casou-se com um senador chamado Jordão, filho da nobre e rica família Anici. Esta família era originariamente romana e muito influente. Vários senadores da Itália foram Anici. O casal foi morar no Monte Célio, num palácio da família do marido, junto com duas irmãs dele, chamadas Tarsila e Emiliana. Silvia, que vinha de uma família mais simples, soube transitar pela nobreza guardando sua simplicidade e fé. Sabe-se que as cunhadas Tarsila e Emiliana também eram cristãs fervorosas, a ponto de também terem se tornado santas. Assim, o ambiente na família era de fé e amor.



Santa Sílvia


Silvia e Jordão tiveram dois filhos. O primogênito foi Gregório, (futuro papa São Gregório Magno), que nasceu no ano 540. Quanto ao segundo filho, não se sabe o nome. Gregório citava-o frequentemente em seus textos, porém, sem revelar seu nome. Santa Silvia soube educar seus filhos na fé sem deixar que sua família se corrompesse em meio à decadência do império romano. Tanto que o mais velho tornou-se Papa e o mais novo era sempre citado por seus exemplos de vida. Santa Silvia soube conciliar o “ser esposa de político”, “ser mãe” e “ser educadora na vida e na fé” com maestria.


Image result for heilige sylvia



Santa Silvia procurava ficar á parte das festas e banquetes cheios de luxo e prazeres que a alta sociedade romana oferecia. Procurava, sim, auxiliar os pobres de todas as formas que conseguia, juntamente com suas cunhadas e seus filhos. Assim, ela ensinava a eles que a caridade era muito mais importante, um bem precioso que agrada a Deus.



resultado de imagem para Sylvia heilige



 O senador Jordão faleceu no ano 573. Santa Silvia ficou viúva aos 53 anos. Sabe-se que, após a morte do marido, ela cuidou do filho Gregório, que tinha contraído uma doença grave. A essa altura, Gregório já fazia parte do clero. Quando o filho ficou curado e voltou à sua vida religiosa, Santa Silvia ofereceu o palácio onde morava a Gregório, que o transformou num mosteiro.


resultado de imagem para Sylvia heiligeresultado de imagem para Sylvia heilige



Depois disso, Santa Silvia, vendo que sua missão de mãe estava cumprida, ingressou na vida religiosa e foi morar num mosteiro fora de Roma. Lá ela faleceu certamente depois do ano 594. O dia de sua festa litúrgica foi estipulado em 3 de novembro. 




No ano 1604 as relíquias da santa foram trasladadas para a igreja construída por São Gregório no monte Célio, no mesmo local onde São Gregório nasceu e a família Anici viveu buscando a santidade. A igreja passou a se chamar Igreja dos Santos Gregório e André.

Padroeira: das mulheres grávidas,da boa entrega, viúvas 

Iconografia: retratada no traje da época. Seu atributo é o livro.

Silvia tinha construído uma capela em sua casa. Em 645, os monges do mosteiro do Mar Saba ( Palestina ) estabeleceram-se em sua casa, e dedicaram a capela para a celebração de São Sabas . 

No século 9, um oratório foi erguido sobre sua antiga residência, perto da Basílica de San Saba .


San Saba visto a partir do lado de fora da parede externa.


Papa Clemente VIII (1592-1605) inseriu seu nome no dia 03 de novembro no Martirológio Romano, em alguns calendários , encontrei dia 05. Ela é invocada por mulheres grávidas  para ter um parto seguro.


faccione (2)
"a mulher que teme ao Senhor, essa sim será louvada. "
Provérbios 31,30

Oração a Santa Silvia
“Ó Deus, que destes a Santa Silvia a graça e a sabedoria de educar os filhos na fé e de conduzir sua família na caridade em meio à podridão moral do império romano, dai também a nós a graça de guardarmos o tesouro da fé, da caridade e da justiça em meio à corrupção deste mundo. Por sua intercessão, abençoe as mães, fortaleça as viúvas e inspirai as religiosas. Amém. Santa Silvia, rogai por nós.”


Nicolas Cordier, XVIw.
Oratório de São Sylvia na colina Celio em Roma

resultado de imagem para Santa silvia palermo


resultado de imagem para Silvia il sancta

Antiga medalha de Santa Silvia

Nenhum comentário:

Postar um comentário