sábado, 30 de agosto de 2014

SÃO RAIMUNDO NONATO - PADROEIRO DAS PARTEIRAS, OBSTETRAS, PARTURIENTES - 31 DE AGOSTO








São Raimundo Nonato
1200-1240
31 de Agosto - São Raimundo Nonato

Raimundo nasceu em Portell, na Catalunha, Espanha, em 1200. Seus pais eram nobres, porém não tinham grandes fortunas. O seu nascimento aconteceu de modo trágico: sua mãe morreu durante os trabalhos de parto, antes de dar-lhe à luz. Por isso Raimundo recebeu o nome de Nonato, que significa não-nascido de mãe viva, ou seja, foi extraído vivo do corpo sem vida dela. Por isso é festejado, no dia 31 de agosto, como o patrono das parteiras e obstetras.

Nonatus significa em Latin non–natus (não nascido) tendo em vista que ele foi retirado do ventre de sua mãe já morta com um faca ( tipo uma cesariana de emergência ) pela parteira e escapou. Alguns estudiosos acham que ele foi retirado com uma navalha e apresentava nas costas pequenas marcas de cortes do referido instrumento.



File:San Ramón Nonato alimentado por los ángeles.jpeg

São Raimundo sendo alimentado pelos anjos








Dotado de grande inteligência, fez com certa tranqüilidade seus estudos primários. 

Ainda menino, teve de guardar o gado e, durante seus anos de pastor, visitava constantemente uma ermida de São Nicolau, onde se venerava uma imagem de Nossa Senhora de quem era devotíssimo.
Conta-se que, durante as horas que passava aos pés de Maria, um anjo lhe guardava o rebanho. 

O pai, percebendo os dotes religiosos do filho, tratou de mandá-lo administrar uma pequena fazenda de propriedade da família. Com isso, queria demovê-lo da idéia de ingressar na vida religiosa. Porém as coisas aconteceram exatamente ao contrário. 

Raimundo passava seu tempo com os pastores e os trabalhadores, estudando e orando até que o seu pai desistiu de sua brilhante carreira na corte.   Seu pai planejava uma brilhante carreira para Raimundo Nonato na corte de Aragon.  


Raimundo, no silêncio e na solidão em que vivia, fortificou ainda mais sua vontade de dedicar-se unicamente à Ordem de Nossa Senhora das Mercês, fundada por seu amigo Pedro Nolasco, agora também santo.

 A Ordem tinha como principal finalidade libertar cristãos que caíam nas mãos dos mouros e eram por eles feitos escravos. Nessa missão, dedicou-se de coração e alma.

Apesar da dificuldade, conseguiu o consentimento do pai e, finalmente, em 1224, ingressou na Ordem, recebendo o hábito das mãos do próprio fundador. 

Ordenou-se sacerdote e seus dotes de missionário vieram à tona, dedicando-se nessa missão de coração e alma. Por isso foi mandado em missão à Argélia, norte da África, para resgatar cristãos das mãos dos muçulmanos. 

Conseguiu libertar cento e cinqüenta escravos e devolvê-los às suas famílias.

Quando se ofereceu como refém, sofreu no cativeiro verdadeiras torturas e humilhações. Mas mesmo assim não abandonou seu trabalho. Levava o conforto e a Palavra de Deus aos que sofriam mais do que ele e já estavam prestes a renunciar à fé em Jesus. Muitas foram as pessoas convertidas por ele, o que despertou a ira dos magistrados muçulmanos, os quais mandaram que lhe perfurassem a boca e colocassem cadeados, para que Raimundo nunca mais pudesse falar e pregar a doutrina de Cristo.













Raimundo sofreu durante oito meses essa tortura até ser libertado, mas com a saúde abalada. 

Quando chegou à pátria, na Catalunha, em 1239, logo foi nomeado cardeal pelo papa Gregório IX, que o chamou para ser seu conselheiro em Roma.

 Empreendeu a viagem no ano seguinte, mas não conseguiu concluí-la. Próximo de Barcelona, na cidade de Cardona, já com a saúde debilitada pelos sofrimentos do cativeiro, Raimundo Nonato foi acometido de forte febre e acabou morrendo, em 31 de agosto de 1240, quando tinha, apenas, quarenta anos de idade.

Raimundo Nonato foi sepultado naquela cidade e o seu túmulo tornou-se local de peregrinação, sendo, então, erguida uma igreja para abrigar seus restos mortais.

 Seu culto propagou-se pela Espanha e pela Europa, sendo confirmado por Roma em 1681. 









São Raimundo Nonato, devido à condição difícil do seu nascimento, é venerado como Padroeiro das Parturientes, das Parteiras e dos Obstetras.






Oração a São Raimundo Nonato
para pedir a proteção no parto.

Gloriosos são Raimundo, 
ninguém melhor que vós 
saberá compadecer-se 
das dores e perigos dum parto difícil, 
pois, cedendo à violência dos sofrimentos, 
vossa própria mãe 
perdeu a vida 
e só por milagre fostes dela extraído. 

Eia pois, meu santo, 
já que me encontro 
neste estado delicado, 
a vós confiadamente recorro 
para que eu possa completar 
com felicidade o número dos meus dias 
e produzam minha entranhas, 
livre e sã, a prole que 
com a bênção divina concebi, 
a qual, regenerada pelo baptismo, 
venha com o tempo 
aumentar o número 
dos que fielmente servem ao Senhor. 

Não me desprezeis, 
glorioso santo, 
de vós ouvi dizer 
que a nenhuma deixastes 
sem amparo nestas circunstâncias 
compadecei-vos dos meus lamentos, 
pois embora me alcance a justa sentença 
que meu Senhor deu a Eva 
dar à luz os filhos 
com dores e trabalhos, 
espero, com a vossa poderosa intercessão, 
obter da benignidade de Deus,
pela Santíssima Paixão e morte de Jesus, 
moderação e lenitivo em minhas dores, 
e no momento oportuno, 
um parto feliz, 
para aumento da grei cristã 
e maior glória de Nosso Senhor Jesus Cristo, 
a cuja vontade 
resigno totalmente a minha. Amém. 

(Pai nosso, Ave Maria, Glória ).
voltar







Novena a São Raimundo Nonato

Eu peço humildemente a ti, que de agora em diante será meu santo de devoção e meu intercessor. Visto as muitas horas que não morreste no ventre de tua mãe e viestes com sucesso para nós e para alegria de todos, e que tua alma possa viver na graça de Jesus e que eu possa imitar tua vida e teus exemplos nas horas que me aguardam e ao meu filho por nascer. Que tu proteja este filho e ele venha a nascer com saúde e com tudo para ser servo fiel a Jesus, e que ele venha sempre a detestar os pensamentos maldosos e os bens temporais deste mundo e imitar tua vida e tua exemplar santidade, de modo que tenhamos um amor ardente a Deus e nossas almas alcancem o Paraíso e junto com ti, São Nonato, com os anjos e todos os santos possamos louvar a Deus Nosso Senhor todo poderoso.

Interceda para mim de modo a evitar todos os males ao meu filhinho e em especial o aborto natural e que o meu filhinho venha a nascer bem e a se tornar um verdadeiro filho de Deus.Peça também para todas as mães de modo que não caiam na tentação do aborto, mas sim consigam trazer nova vida a mundo para louva-lo. Amem.

Ó São Raimundo Nonato, mostrai que sois verdadeiramente nosso misericordioso santo e alcançai-me (dizer aqui graça desejada) e a graça de tirar o proveito para Glória de Deus e a salvação de minha alma.
Pai Eterno, em nome de Vosso Filho e pela intercessão de Nossa Mãe e de São Nonato, eu vos imploro que me atendais para Vossa maior glória e o maior bem de minha alma. Assim seja.

(Ave Maria, Pai Nosso e Gloria).

Rezar uma segunda novena para terminar no dia 31 e outra para terminar no dia de São Raimundo Nonato-31 de agosto.

É costume louvável possuirmos um quadro de São Raimundo Nonato expondo-o em lugar de destaque de nossa residência. Pois tanto os quadros como as medalhas nos lembram as obrigações que nos prendem ao  nosso Pai Celestial.






Na arte litúrgica da Igreja ele é representado como: 

1) um monge mercedário com um cadeado nos lábios,
 2) um monge rodeado de mouros ,
 3) um monge rodeado de escravos libertados, 
4) um monge rodeado de mouros e prisioneiros , 
5) um monge mercedário com o chapéu vermelho cardinalício.

















ORAÇÃO:

Ó Deus, 
que concedestes grandes graças a São Raimundo Nonato, 
tornando-o fiel propagador dos Santos Evangelhos,
 concedei-me, a mim também ser sempre firme na defesa da fé 
e da Verdade trazida por Cristo Jesus.
 Amém.






















St. Raymond Nonnatus

















Nenhum comentário:

Postar um comentário