sexta-feira, 29 de agosto de 2014

SÃO FÉLIX E SANTO ADUTO - MÁRTIRES DO INÍCIO DO CRISTIANISMO - 30 DE AGOSTO















Félix e Adauto (m. Roma, c. 303) são mártires e santos dos primeiros tempos do Cristianismo, venerados por diversas confissões cristãs, entre elas a Igreja Católica e a Igreja Ortodoxa.

Félix era um sacerdote cristão de Roma. Durante a perseguição de Diocleciano foi levado pelo prefeito Draco junto do altar dos deuses Serápis, Mercúrio e Diana para lhes fazer sacrifícios. Félix rezou e as imagens dos ídolos caíram por terra, e por isso foi condenado à morte.

Quando era levado ao lugar de execução, juntou-se-lhe um outro jovem que disse que também era cristão e foi condenado com ele. Tal jovem, de quem não se sabe o nome, foi chamado Adauctus (Adauto), que em latim quer dizer "adicionado, junto". Ambos foram decapitados. Adauctus é por vezes retratado como legionário romano na iconografia dos santos.

A Catedral de Santo Estêvão em Viena exibe as suas relíquias.



Pintura de uma Igreja ortodoxa retratando São Félix, Santa Bárbara e Santo Adauto, ao centro. Nas laterias, vemos cenas da vida de Santa Bárbara.




Ainda segundo as narrativas, eles foram sepultados numa cripta do cemitério de Comodila, próxima da basílica de São Paulo Fora dos Muros. O papa Sirício transformou o lugar onde eles foram enterrados numa basílica, que se tornou lugar de grande peregrinação de devotos até depois da Idade Média, quando o culto dedicado a eles foi declinando.




Afresco das Catacumbas de Comodila retratando a Virgem com o Menino ladeada por São Félix e Santo Adauto.



O cemitério de Comodila e o túmulo de Félix e Adauto foram encontrados no ano de 1720, mas vieram a ruir logo em seguida, sendo novamente esquecidos e suas ruínas, abandonadas. 

Só em 1903 a pequena basílica foi definitivamente restaurada.  Encontra-se ali um afresco paleocristão dos mais antigos, onde aparece São Pedro, Santo Estêvão, São Paulo, São Félix e Santo Adauto. São Felix e Santo Adauto foram muito cultuados no século VII.


Esses martírios permaneceram vivos na memória da Igreja Católica, que dedicou o mesmo dia a são Félix e santo Adauto para as comemorações litúrgicas. Algumas fontes, mesmo, dizem que os dois santos eram irmãos de sangue.








A glorificação de São Félix e Santo Adauto




ORAÇÃO:
Concedei-nos, Ó Deus Onipotente, 
a graça de sermos sempre firmes na fé,
 e pela intercessão de S. Félix e de Santo Adauto,
 dai-nos, Senhor, a graça que vos pedimos. 
Por Cristo Nosso Senhor, amém.

São Félix e Santo Adauto,
orai por nós!








Nenhum comentário:

Postar um comentário