sábado, 5 de fevereiro de 2011

SANTA ÁGUEDA OU ÁGATHA - PROTETORA CONTRA PROBLEMAS NOS SEIOS - 05 DE FEVEREIRO












Relicário de Santa Águeda
de Notre Dame, Paris.













 

 

Santa Ágata é uma das mais gloriosas heroínas da Igreja primitiva e cuja intercessão é invocada diariamente, no Cânon da santa Missa.

Natural da Sicília, pertenceu a uma das famílias mais nobres do país.

De pouca idade ainda, Ágata consagrou-se à Deus, pelo voto da castidade.














O governador Quintiano, tendo tido notícia da formosura e grande riqueza de Ágata e acusada do crime de pertencer à religião cristã, mandou-lhe ordem de prisão.










Ágata, vendo-se nas mãos dos perseguidores, exclamou:

 “Jesus Cristo, Senhor de todas as coisas, vós vedes o meu coração e lhe conheceis o desejo.

Tomai posse de mim e de tudo que me pertence. Sois o Pastor, meu Deus; sou vossa ovelha.

Fazei que seja digna de vencer o demônio”.





Levada à presença do governador, este achando-a de extraordinária beleza, ficou tomado de violenta paixão pela nobre cristã, à qual se atreveu importunar com propostas indecorosas.


Ágata, indignada, rejeitou-lhe as impertinências desavergonhadas e declarou preferir morrer a macular o nome de cristã.











Quintiano aparentemente desistiu do plano diabólico, mas para conseguir os seus maldosos fins, mandou entregar a donzela a Afrodisia, mulher de péssima fama, na esperança de, na convivência com esta pessoa, Ágata se tornar mais acessível.






Enganou-se. Afrodisia nada conseguiu e depois de um trabalho inútil de trinta dias, pediu a Quintino que tirasse Ágata de sua casa.

Começou então o martírio da nobre siciliana. Tendo-a citado perante o tribunal, apostrofou-a com estas palavras:

“Não te envergonhas de rebaixar-te à escravidão do cristianismo, quando pertences a nobre família ?”




Ágata respondeu-lhe: “A servidão de Cristo é liberdade e está acima de todas as riquezas dos reis”.



A resposta a esta declaração foram bofetadas, tão barbaramente aplicadas, que causaram forte epistaxe.


Depois desta e de outras brutalidades a santa Mártir foi metida no cárcere, com graves ameaças de ser sujeita a torturas maiores, se não resolvesse a abandonar a religião de Jesus Cristo.

O dia seguinte trouxe a realização dessas iniqüidades.

O tirano ordenou que a donzela fosse esticada sobre a catasta, os membros lhe foram desconjuntados e o corpo todo queimado com chapas de cobre em brasa, e os peitos atormentados com torqueses de ferro e depois cortados.











 Referindo-se a esta última brutalidade, Ágata disse ao juiz:

“Não te envergonhas de mutilar na mulher, o que tua mãe te deu para te aleitar ?”

Após esta tortura crudelíssima, Ágata foi levada novamente ao cárcere, entregue às suas dores, sem que lhe fosse administrado o mínimo tratamento.



 Deus, porém, que confunde os planos dos homens, veio em auxílio de sua pobre serva.

Durante a noite lhe apareceu um venerável ancião, que se dizia mandado por Jesus Cristo, para trazer-lhe alívio e curá-la.

 O ancião, que era o Apóstolo São Pedro, elogiou-lhe a firmeza e animou-a a continuar impávida no caminho da vitória.

A visão desapareceu e Ágata com muita admiração viu-se completamente restabelecida.

Cheia de gratidão, entoou cânticos, louvando a misericórdia e bondade de Deus.









Os guardas, ouvindo-a cantar, abriram a porta do cárcere e vendo a Mártir completamente curada, fugiram cheios de pavor.








As companheiras de prisão de Ágata aconselharam-na que fugisse, aproveitando ocasião tão propícia para isto.

Ela, porém, disse:

 “Deus me livre de abandonar a arena antes de ter segura em minha mão a palma da vitória”.

Passados quatro dias, foi novamente apresentada ao juiz.


Este não pode deixar de se mostrar admirado, vendo-a completamente restabelecida.


Ágata disse-lhe: “Vê e reconhece a onipotência de Deus, a quem adoro.

Foi ele quem me curou as feridas e me restituiu os seios.

Como podes, pois exigir de mim que o abandone ? – Não – não poderá haver tortura, por mais cruel que seja, que me faça separar-me do meu Deus”.



O juiz não mais se conteve.

Deu ordem para que Ágata, fosse rolada sobre cacos de vidros e brasas.

No mesmo momento a cidade foi abalada por um forte tremor de terra.

Uma parede, bem perto de Quintiano, desabou e sepultou dois seus amigos.

O povo, diante disto, não mais se conteve e em altas vozes exigiu a libertação da Mártir, dizendo:

“Eis o castigo que veio, por causa do martírio da nobre donzela.

Larga a tua inocente vítima, juiz perverso e sem coração !”











Ágata voltou ao cárcere e lá chegada, de pé, os braços abertos, orou a Deus nestes termos:









 “Senhor, que desde a infância me protegestes, extinguistes em mim o amor ao mundo e me destes a graça de sofrer o martírio, ouvi as preces da vossa serva fiel e aceitai a minha alma”.




Santa Ágata acreditava que a morte seria um feliz final para a sua torturas.


Os carrascos tinham o cuidado para não deixa-la morrer e carregaram o seu corpo alquebrado de volta a cela, enquanto ela orava pela liberdade.

Naquele exato momento um terremoto sacudiu a prisão e ela então veio a falecer.






 Deus ouviu a voz de sua filha e recebeu-a em sua glória no ano 252.

Santa Ágata é invocada pelos cristãos contra o perigo do incêndio.



ALGUNS MILAGRES:


PÁRA O VULCÃO ETNA E CURA MÃE DE SANTA LUZIA

Passado um ano depois da morte da Santa, a cidade de Catania assistiu apavorada, uma erupção do Etna.

O povo, em sua indizível aflição, quando viu as ondas da lava incandescia ameaçar a cidade, correu ao túmulo da Santa, tomou o véu que cobria o seu rosto e estendeu-o contra a torrente de fogo.

Imediatamente o perigo estava afastado.


Santa Ágata também curou a mãe de Santa Luzia em um visão.

Ela é a padroeira da Catania e é invocada contra terremotos e erupções.

Uma santa que resiste a tais torturas é muito reverenciada e o local de sua tumba é um local sagrado para os cristãos.


São Gregório, o Magno tomou a igreja dos Góticos em Roma, e a consagrou a Santa.

A Igreja de Santa Ágata está lá até hoje, para lembrarmos dela.

Mais tarde pinturas de Santa Ágata carregando seus seios cortados em um prato, foram confundidos com pães e isto levou a prática dos pães de Santa Ágata, que são distribuídos no dia da santa para uma grande variedade de doenças e infortúnios.



Sua intercessão como padroeira de Malta é creditada, como tendo preservado a ilha dos Turcos em 1551.


A sua tumba está na Catania, Sicília e o seu véu está num santuário na Catedral de Florença.





catacumba onde foi encontrado o corpo de santa águeda







Varias igrejas são dedicadas a ela.

Na arte litúrgica da Igreja ela é mostrada como uma mártir com uma palma e os dois seios em um prato ou as vezes como os seios em duas pinças ou coroada com palmas.

Ela é mostrada no mosaico de Santo Apolinário Nuevo em Ravenna, Itália e em outro mosaico, mostrando seu martírio por Sebastião del Piombo, no Palácio del Pitti em Florença, Itália

As Relíquias

As supostas relíquias da santa foram levadas a Constantinopla em 1040 por um general bizantino, em 1126 dois soldados (talvez franceses), Giliberto e Goselino, furtaram os restos mortais de Águeda, que foram entregue ao bispo Maurício no Castelo de Aci.

Em 17 de agosto de 1126, as "relíquias" voltaram ao duomo de Catânia, onde até hoje permanecem em nove relicários: cabeça e busto, mãos, braços, pés e pernas, as mamas e o Santo Véu.

















Busto relicário de prata ornado, decorado com jóias de valor inestimável e que ela usa a coroa de Ricardo "Coração de Leão".













Ó DEUS ,
QUE SANTA ÁGUEDA, VIRGEM E MÁRTIR, AGRADÁVEL AO VOSSO CORAÇÃO PELO MÉRITO  DA CASTIDADE E PELA FORÇA DO MARTÍRIO, IMPLORE VOSSO PERDÃO EM NOSSO FAVOR.
POR NOSSO SENHOR JESUS CRISTO,
VOSSO FILHO ,
NA UNIDADE DO ESPÍRITO SANTO.
AMÉM





JESUS CRISTO, MEU BOM MESTRE E MEU SENHOR,
GRAÇAS A VÓS , QUE ME FIZESTES SUPERAR
AS TORTURAS QUE SOFRI DE MEUS ALGOZES!
QUE EU ALCANCE A VOSSA GLÓRIA IMPERECÍVEL!








ORAÇÃO A SANTA ÁGUEDA

Ó Santa Ágata, vem em meu socorro, vós que sofrestes com os seios mutilados que nunca amamentaram;

vós que sentistes tamanha dor, dai-nos vossa coragem para vencer a tristeza e a angústia, transformando-as em alegria e esperança.

Curai-me com a vossa fé e lavai com o sangue do vosso martírio as marcas da doença e dos sentimentos negativos.

Ó Santa Ágata, dai-me merecer vossas virtudes e vossa fidelidade a Cristo para vencer os males, perigos e doenças que ameaçam a vida.

Intercedei junto a Deus Pai pela minha saúde, de minha família e de todos que em vós confiam para que a cura seja completa, atingindo também minha alma e assim por inteiro eu possa servir a Deus e aos irmãos a caminho da gloria da ressurreição.

 Pela glória do vosso martírio, dai-me força para suportar as dores e os sofrimentos que me afligem e apresentai a Cristo a minha confiante súplica.

Amém!

Rezar o Pai-Nosso, a Ave-Maria e o Glória ao Pai.












Diante dos reis falei de vossa lei,
e não me envergonhei."
Sln 118,46







Disse Santa Águeda:

"Aquele  que se dignou curar-me das feridas
 e restituir-me os peitos, a Esse é que eu invoco,
que é o meu Deus vivo."







COMO SE FOSSE A UMA FESTA,
CAMINHAVA A JOVEM ÁGUEDA COM ALEGRIA PARA O CÁRCERE,
E PEDIA AO SENHOR: AJUDAI-ME EM MINHA LUTA!










TRECHO DO SERMÃO
DE SÃO METÓDIO DA SICÍLIA,BISPO.
(SÉC. IX):

"ÁGUEDA ( QUE QUER DIZER "BOA") É UM DOM QUE NOS FOI DADO POR DEUS, VERDADEIRA FONTE DE BONDADE.

QUAL A CAUSA SUPREMA DE TODA BONDADE, SENÃO AQUELA QUE É O SUMO BEM? POR ISSO, QUEM ENCONTRARÁ ALGO MAIS QUE MEREÇA, COMO ÁGUEDA, OS NOSSOS ELOGIOS E LOUVORES?
ÁGUEDA, GUJA BONDADE CORRESPONDE TÃO BEM AO NOME E À REALIDADE! ÁGUEDA, QUE PELOS FEITOS NOTÁVEIS TRAZ CONSIGO UM NOME GLORIOSO, E NO PRÓPRIO NOME DEMOSNTRA AS ILUSTRES AÇÕES QUE REALIZOU!

ÁGUEDA, QUE NOS ATRAI COM O NOME,
 PARA QUE TODOS VENHAM AO SEU ENCONTRO
, E COM O EXEMPLO NOS ENSINA A CORRERMOS SEM DEMORA PARA O VERDADEIRO BEM , QUE É DEUS SOMENTE!"









ALEGREMO-NOS TODOS NO SENHOR,
CELEBRANDO ESTA FESTA EM HONRA
DA BEM-AVENTURADA ÁGUEDA, VIRGEM E MÁRTIR,
DE CUJO MARTÍRIO SE ALEGRAM OS ANJOS
 E LOUVAM O FILHO DE DEUS.








" Os que semeiam entre lágrimas,
 recolherão com alegria. 
 Na ida, caminham chorando,
os que levam a semente a espargir.
Na volta, virão com alegria,
quando trouxerem os seus feixes."
Sl 125, 5-6



O enterro de Santa Águeda






Quadro:
a glória de Santa Agata























MILAGRES DE SANTA ÁGUEDA:

http://rezairezairezai.blogspot.com/2012/02/os-milagres-de-santa-agueda-ou-santa.html
































Um comentário: