quarta-feira, 9 de fevereiro de 2011

SANTA DOROTÉIA - PADROEIRA DOS JARDINEIROS, FLORISTAS, FLORES, FRUTOS E NOIVAS - 06 DE FEVEREIRO











A palavra “Dorotéia” significa “dom de Deus”. Considerada virgem e mártir, tida pela devoção popular como a santa das flores.

Santa Dorotéia tem sua graça associada às flores, às frutas e aos jovens. Assim, é a padroeira dos floristas, jardineiros e também das noivas.


 Nobre, muito rica e bem educada, Doroteia viveu em Cesareia, capital da província romana da Capadócia e foi martirizada por ser cristã no ano de 304 d.C., vítima das perseguições do Imperador Diocleciano.

A jovem teve os pais martirizados no anfiteatro, fez um voto de castidade a Cristo e transformou a própria casa numa espécie de igreja, onde passava os dias em meio a jejuns e orações, e valendo-se da própria fortuna para fazer caridade aos pobres.

 Tanto zelo e piedade da jovem levavam os cristãos de Cesareia a procurarem-na para os mais sábios conselhos.

Isso fez com que seu nome fosse citado no Tribunal Romano como praticante da fé cristã.

Na época,  governava o pretório de Cesareia o nobre Fabrício, que mandou trazer a jovem à sua presença e a indagou a respeito de sua condição cristã.

 Como a bela moça respondesse sabiamente a todas as perguntas, alegadamente desarticulando as intenções dos juízes de ridicularizarem a religião cristã e muito zeloza de sua pureza, foi obrigada a viver durante uma semana na companhia de duas jovens licenciosas e perversas, de nome Crista e Calista, mas a constância de Doroteia acabou por convertê-las à fé cristã e ambas foram mortas.



Não satisfeito com isso, Fabrício lhe imputou a pena capital: a morte pela espada.













Ao escutar a moça dizer que iria para o céu onde era eterna a primavera, um dos pretores, de nome Teófilo, zombou dela dizendo:

"Pois já que vais ao jardim de teu esposo onde a primavera é eterna, envia-me de lá frutos e rosas perfumadas".



Doroteia prometeu realizar sua vontade.

Antes de a espada dobrar sobre sua cabeça, ela rezou e pediu a Deus que realizasse sua promessa. Apareceu-lhe subitamente um anjo, tendo às mãos uma cesta com três belas maçãs e três perfumadas rosas.

Doroteia tomou um lenço, enxugou com ele o suor e entregou-o ao anjo, dizendo-lhe:

"Vai e leva a Teófilo e diz que Doroteia, serva de Cristo, lhe envia os frutos e as flores que ele pediu. E diz também que, se ele quiser mais, que vá ter com ela no paraíso".



Dito isso, o anjo desapareceu e a espada caiu sobre Doroteia, que subiu radiante ao céu.

 No tribunal, segundo esse mito, Teófilo continuava a zombar do caso de Doroteia quando lhe apareceu o anjo e transmitiu-lhe o recado da virgem cristã. Assombrado com o estupendo milagre de receber as maçãs e as rosas, em época de inverno rigoroso, Teófilo se converteu e, pedindo perdão a Deus e a Doroteia, também morreu mártir.

 Era o dia 6 de fevereiro de 304. Acredita-se que o corpo da donzela cristã repousa na igreja que leva seu nome em Roma.















DETALHES :

Dorotéa, filha de um senador romano, nasceu em Cesaréia, na Capadócia. De educação distintíssima, Dorotéa aliava à riqueza dotes invejáveis, naturais e sobrenaturais.

Tinha o governador Fabrício recebido ordens imperiais para exterminar a religião cristã.

Uma das primeiras vítimas foi Dorotéa. Embora pouco aparecesse em público, era uma verdadeira apóstola de Cristo pela atividade que desenvolvia entre os cristãos, animando-os à constância na luta contra os perseguidores.

Citada perante o governador, este sem delongas exigiu que sacrificasse aos deuses. Pronta lhe veio a resposta:

“Sendo cristã, só servirei a Deus, rei do céu e da terra, para os deuses não tenho senão desprezo”.



Na discussão que seguiu estas palavras, Fabrício, cativo da formosura de Dorotéa fingiu querer sujeitá-la à tortura, para torná-la mais condescendente. Dorotéa, porém, disse aos algozes:

“Que esperais? Fazei o que é vosso dever. Sofrer pelo amado do meu coração é delícia !”

 Vendo que não conseguia o intento, Fabrício entregou a Mártir a duas irmãs, Cresta e Calixta, que, há pouco haviam negado a fé.

 O resultado foi que as duas, movidas pela argumentação e pela oração da Santa, se arrependeram da falta e apresentaram-se a Fabrício, declarando fidelidade a Cristo até à morte.

Amarradas uma a outra, foram ambas queimadas vivas e metidas em enxofre fervente. Dorotéa, longe de lastimar a sorte das companheiras, felicitou-as pela palma do martírio que ganharam.

Ela mesma foi estendida sobre o instrumento da tortura, barbaramente açoitada e de mil modos atormentada.

Como sinal de desprezo pelas dores, Dorotéia louvava a Deus em altas vozes e demonstrava grande satisfação. Perguntada por Fabrício porque tanto se alegrava, respondeu-lhe:

“Hoje é o dia mais belo da minha vida; pois arrebatei duas irmãs das garras do demônio e ganhei-as para Cristo; regozijo-me por isto com os Anjos e Santos. Meu coração arde de desejo de estar com meu Esposo divino. Ah ! Fabrício és tão inepto como teus deuses !”

Fabrício, diante desta ofensa, condenou a santa Mártir à morte pela espada.

 A donzela, ouvindo a sentença, exclamou jubilosa:

“Graças a meu Deus, que me chama às núpcias eternas !”










 Era inverno e fazia muito frio. A natureza apresentava um aspecto triste e as árvores ostentavam os galhos desfolhados e secos.

Em caminho para o lugar do suplício, Dorotéa disse às amigas que a acompanhavam:

 “Como é triste a terra e sem vida: feliz de mim, que vou para uma terra onde sopram ares mais suaves, onde é mais claro o brilho do sol, onde verdejam os campos, brotam fontes cristalinas, onde, no jardim de meu Esposo, vicejam as flores, desabrocham os lírios em toda formosura, abrem-se as rosas em todo o fulgor e amadurecem os frutos do paraíso”.



Apanhou estas palavras Teófilo, jovem advogado, espírito folgazão, que não deixava passar ocasião, sem dizer uma sensaboria sobre a “superstição” dos cristãos.

Disse à Dorotéa:

“Escuta, esposa de Cristo, manda-me algumas daquelas rosas e maçãs dos jardins e pomares de teu Esposo, de quem estás a falar tanto”.



Dorotéa respondeu-lhe, embora lacônica, mas resolutamente:

“O que desejas, hoje mesmo o terás; não duvides, que t’o mandarei”.

Chegada ao lugar do suplício, Dorotéa ajoelhou-se e recomendou a alma ao divino Esposo.












Enquanto estava rezando, apareceu-lhe um Anjo, em figura de um jovem formoso, que lhe ofereceu três maçãs belíssimas e outras tantas rosas de um aroma delicioso.

Vendo o presente, Dorotéa disse ao Anjo:

“Peço-te o favor de levares isto a Teófilo e dizer-lhe que são as frutas e flores, que Dorotéa lhe prometeu mandar do jardim do divino Esposo”.

 Dito isto, entregou-se ao algoz que, com um único golpe, pôs termo à existência terrestre da Santa.



Teófilo recebeu o presente de Dorotéa na hora em que, rodeado de amigos, contava a grotesca pilhéria. Qual foi a admiração e espanto, ao ter nas mãos o penhor da promessa da santa Mártir: maçãs maduras e rosas em tempo de inverno !

De mofador, tornou-se admirador do cristianismo e esclarecido por uma luz divina, exclamou: “Não existe realmente outro Deus a não ser o dos cristãos. De hoje em diante só a ele adorarei”.

De fato, converteu-se.



Tendo Fabrício notícia desta conversão, mandou chamar Teófilo à sua presença, para em pessoa ter confirmação do ocorrido.

Teófilo, de fato, declarou ser sua decisão absoluta seguir o exemplo de Dorotéa e abandonar o culto dos deuses, ainda que lhe custasse a vida.

Custou-lhe a vida, pois Fabrício o condenou à morte pela espada. A pena foi executada imediatamente e um martírio de pouca duração levou Teófilo à bem-aventurança eterna.

Pouco antes da execução, Fabrício lhe disse: “Poupa, desgraçado, a tua vida !” ao que Teófilo respondeu: “E tu, mais desgraçado que eu, tem pena de tua alma. Pouco importa o corpo, contanto que salve a minha alma e entre no gozo de meu Deus”.
As relíquias de Dorotéa e Teófilo acham-se em Roma, na Igreja consagrada à memória dos dois mártires.














ALGUMAS IMAGENS DE SANTA DOROTÉIA:
















ORAÇÃO A SANTA DOROTEIA


SANTA DOROTEIA, SERVA DE CRISTO, DIRIJO-ME A VÓS PEDINDO VOSSAS ORAÇÕES PARA QUE EU ME TORNE UMA PESSOA MAIS SIMPLES E HUMILDE, SEM PRETENSÕES E VANGLÓRIAS, PEÇO-VOS PARA PASSAR POR ESTA VIDA SEMPRE LEMBRANDO A GLÓRIA DA ETERNA.

LEMBRE-ME , Ó SANTA DAS FLORES, DE QUE A NOSSA VIDA É PASSAGEIRA COMO UMA ROSA, QUE É BELA NUM DIA E NO OUTRO JÁ DESAPARECEU.

RETIRE DE MIM TODO MEDO. ENCHA-ME DE AMOR À VIDA. FAÇA-ME AGIR COM GRANDEZA, NOBREZA E NATURALIDADE EM TUDO.

RODEAI-ME DE PROTEÇÃO E BONS AMIGOS E BOAS COMPANHIAS.

FAÇA COM QUE EU CONHEÇA BOAS PESSOAS.

VÓS QUE NÃO TIVESTES MEDO DO MARTÍRIO POR AMOR A JESUS, ENSINE-ME A VIVER COM INTENSIDADE CADA MOMENTO, SEM MEDO , E A SER OUSADO E CONFIANTE EM MIM MESMO E EM DEUS.

 AMÉM










santa maria madalena, nossa senhora e santra doroteia











Santa Doroteia, São João Batista, Jesus, Nossa Senhora, Santo Antão e Santa Catarina










Nenhum comentário:

Postar um comentário