segunda-feira, 9 de janeiro de 2012

SANTO ANTÃO OU ANTÔNIO ABADE OU ANTÔNIO DO EGITO- 17 DE JANEIRO- INVOCADO CONTRA AS TENTAÇÕES








Santo Antônio, o Abade

Aqui no Brasil conhecido com Santo Antônio Abade ou SantoAntão

Conhecido tambem como Santo Antonio, o egípcio.

"Aquele que senta-se em solicitude e quietude escapou de três batalhas: ouvindo, falando e vendo. Mas mesmo assim ele tem uma constante guerra: no seu próprio coração."

"O demônio teme a humildade, o bom trabalho e o jejum. Ele não consegue impedir a minha boca de falar contra ele. A ilusão do demônio logo desvanece especialmente, se o homem se arma como Sinal da Cruz. O demônio treme ao Sinal da Cruz do Nosso Senhor, porque Ele triunfou sobre ele e o desarmou"


Foi um dos fundadores do monastério e é também chamado de Antônio do Egito.


 Ele nasceu em Fayum, no Alto Egito perto de Heracleopolis Magna cerca de 251.

Ele tinha 20 anos quando seu pais faleceram e ele herdou os bens da família.






Em pouco tempo ele deu tudo que possuía ,colocou sua irmã em um convento e iniciou uma vida de eremita –vivia em uma antiga tumba perto de sua vila.

 Após 15 anos de orações, durante um tempo que sofreu vários assaltos dos demônios e tentações, Antônio foi para uma montanha em Pispir (agora Deir el-Memum) e ficou lá em uma vida solitária por 20 anos.




Pessoas que o apoiavam, atiravam comida sobre a parede do forte, mantendo-o vivo mas nunca viam sua face.
Vagarosamente outros construíram uma comunidade em cavernas ou cabanas por perto.







Eles pediam a Antônio que saísse de sua reclusão para dirigir a suas preces e dar o seus conselhos e lições.

 Em 305 DC, Antônio emergiu com grande vigor e saúde.

 Ele ficou com os eremitas por 5 anos, regulamentando o trabalho comunitário, as orações e as penitencias.




Então ele foi para um deserto entre o Nilo e o Mar Vermelho, em um local chamada Monte Kalzim.

Um monastério, chamado Diem Mar Antonios, foi erigido neste local.

Este período de reclusão não era tão restrito quanto os anteriores, pois Antônio foi para Alexandria em 311 confortar os mártires das perseguições que estava acontecendo na época e ele voltou anos mais tarde para argumentar vigorosamente contra a heresia ariana lado a lado de São Athanasius de Alexandria.

Antônio não estava sozinho no deserto. Ele tinha companhia e discípulos.

Antônio ficou conhecido como um homem bom generoso, corajoso, com bom senso, leal e sem nenhum excesso e ostentação.

São Athanasius tem o credito de ter feito a biografia de Antônio que conta os detalhes de suas provações, sofrimentos e milagres.










Antônio era amigo de São Paulo de Tebas, chamado de o "eremita" que recebia meio pão por dia dos corvos.

Diz a tradição que quando Antônio foi visita-lo, os corvos trouxeram um pão inteiro.












 O Imperador Constantino, o grande (323-337) era um dos milhares que procuravam Antônio para ensinamentos e inspiração.

Antônio escreveu varias cartas e sermões para jovens eremitas.

 A vida de Antônio, descrita por São Athanaius também salva muitos dos sermões e discursos de Antônio.


 Uma regra monástica datada daquela era é creditada como tendo os seus ideais, suas idéias e suas crenças.

Antônio morreu em 17 de janeiro de 365 e foi enterrado em um cova não marcada conforme seu pedido, mas em 561 suas relíquias foram descobertas e foi trasladado para Alexandria, Constantinopla.



La Motte, a casa matriz da Ordem dos Hospitaleiros de Santo Antônio, fundada em 1100 , afirma que tem as suas relíquias.

Porem, acreditam os estudiosos do assunto, que as relíquias de Santo Antônio foram salvas dos Sarracenos em Constantinopla (agora Istambul, Turquia) em 635 DC.

Relíquias deste santo também são tidas como estando em Siena, na Itália e Burngundy, na França.

Ele é o padroeiro de várias ordens e dos Cavaleiros de Santo Antônio e também dos pobres, dos doentes, dos açougueiros e dos animais domésticos.




 Ele é invocado contra incêndios e pragas.

Na arte litúrgica da Igreja ele é mostrado como um monge da Ordem de Santo Antônio .

O porco e o sino são associados a ele como resultado da Ordem dos Hospitaleiros de Santo Antônio.

 Parece que os porcos naquela época ganharam o privilegio de andarem nas ruas da cidade.

Membros da Ordem tocavam o sino para pedir almas.

Santo Antônio é também mostrado com uma capa em T e um sino, o símbolo do eremita.



Morreu com no dia 17 de janeiro de 356 com 105 anos.

Sua festa é celebrada no dia 17 de janeiro

Ensinamentos de Santo Antônio, o Grande:







‡ A maior obra dos homens é esta: ser capaz de manter seus pecados diante de Deus e estar preparado para a tentação até o último suspiro.

‡ "Quem não tiver sido tentado não poderá entrar no reino do céu. Se suprimires a tentação, ninguém se salvará."

‡ Aquele que senta-se em solicitude e quietude escapou de três batalhas: ouvindo, falando e vendo. Mas mesmo assim ele tem uma constante guerra: no seu próprio coração.

‡ O demônio teme a humildade, o bom trabalho e o jejum. Ele não consegue impedir a minha boca de falar contra ele. A ilusão do demônio logo desvanece especialmente, se o homem se arma com o Sinal da Cruz. O demônio treme ao Sinal da Cruz do Nosso Senhor, porque Ele triunfou sobre ele e o desarmou.

‡ Segundo o Santo Antão, as tentações são manifestamente uma condição indispensável para se entrar no céu. É através das tentações que o homem obtém um faro do Deus verdadeiro. Sem tentação o homem estaria no perigo de apoderar-se de Deus e torna-lo inofensivo e inócuo. Pela tentação, porém, o homem experimenta existencialmente a sua distância de Deus, sente a diferença entre o homem e Deus. O homem permanece em luta constante, enquanto Deus repousa em si mesmo. Deus é amor absoluto, enquanto o homem é continuamente tentado pelo maligno.

‡ Se ouvirdes atentamente a minha voz e guardardes a minha aliança, sereis minha propriedade especial entre todos os povos, porque minha é a terra, e vós constituireis para mim um reino de sacerdotes e uma nação santa. Ex. 19,5-6.

‡ Aproximai-vos de Cristo, pedra viva, eleita e estimada por Deus, também vós, como pedras vivas.

Vinde formar um templo espiritual para um sacerdócio santo, a fim de oferecer sacrifícios espirituais, agradáveis a Deus por Jesus Cristo.

‡ Sois uma estirpe eleita, sacerdócio real, gente santa, povo trazido à salvação, para tornardes conhecidos os prodígios dAquele que vos chamou das trevas para a luz admirável. 1Pd. 2, 4-5

‡ Caríssimos, não descuidemos de nossa salvação. Sabei que se alguém se entrega a Deus de todo o coração, Deus tem piedade dele e lhe concede o Espírito de conversão.

‡ Sabemos que desde as origens do mundo, os que encontraram na Lei da Aliança o caminho do seu Criador foram acompanhados por sua bondade, sua graça e seu Espírito. Mas os homens, incapazes de exercerem sua inteligência segundo o estado da criação original, inteiramente privados de razão, sujeitaram-se à criatura em vez de servir ao Criador.

‡ Eu vos suplico, irmãos, penetrai-vos bem da maravilhosa economia da salvação.

‡ Todo ser dotado de inteligência espiritual, aquele para quem veio o Senhor, deve tomar consciência de sua própria natureza, isto é, deve conhecer-se a si mesmo.

‡ Seja-vos dado tomar bem consciência da graça que Ele vos deu. Não é a primeira vez que Deus visita as suas criaturas. Ele as conduz desde as origens do mundo e, de geração em geração, mantém cada uma desperta pelos acontecimentos de sua graça. Não negligenciemos, pois, chamar a Deus dia e noite. Fazei violência à ternura de Deus. Do céu Ele vos enviará Aquele cujo ensinamento vos permitirá conhecer o que é bom para vós.

‡ Filhos, é certo que nossa enfermidade e nossa humilhação são dor para os santos e causa das lágrimas e gemidos que oferecem por nós diante do Criador do Universo.

‡ Compreendei bem o que vos digo e declaro: Se cada um de vós não chega a odiar o que é da ordem dos bens terrestres e a isso não renunciar de todo coração, assim como a todas as atividades que daí dependem, se não chega a elevar as mãos e o coração ao Céu para o Pai de todos nós, não é para si a salvação. Mas se fazeis o que acabo de dizer, Deus vos enviará um fogo invisível, que consumirá vossas impurezas e devolverá vosso espírito à sua pureza original. O Espírito Santo habitará em vós, Jesus permanecerá junto de nós e poderemos adorar a Deus como é devido.

‡ A todos os meus irmãos muito amados, a todos vós que vos preparais para vos aproximardes do Senhor, saúdo nEle, irmãos caríssimos, vossa natureza espiritual.

‡ Que Deus abra os olhos de vosso coração para que percebais os múltiplos malefícios secretos, lançados todos os dias sobre nós no decorrer do tempo. Faço votos que Deus vos dê um coração clarividente e um espírito de discernimento a fim de vos apresentardes a Ele como uma vítima pura e sem mancha.

‡ Persuadi-vos bem que vosso ingresso e vosso progresso na obra de Deus não são obra humana, mas intervenção do poder divino que não cessa de vos assistir.

‡ Sede, pois, vigilantes, caros filhos, não permitais que vossos olhos durmam nem que vossas pálpebras dormitem, mas clamai dia e noite a vosso Criador para que vossos pensamentos se firmem no Cristo.

‡ No Senhor eu vos suplico, caros filhos, deixai-vos penetrar bem pelo que vos escrevo. Voltai vossa alma para vosso Criador. Perguntai a vós mesmos o que seria possível retribuir ao Senhor por todas estas graças. É tão grande a sua bondade que Ele quis que o próprio Sol se ponha a nosso serviço nesta habitação de trevas, assim como a Lua e as estrelas, para sustentar fisicamente um ser cuja fraqueza o condenaria a perecer. Não sofreram por nós os patriarcas? Não nos dispensaram os sacerdotes os seus ensinamentos? Não combatiam por nós os juízes e reis? Não foram mortos por nós os profetas? Não sofreram os Apóstolos perseguição por nós? E não morreu por todos nós o Filho bem amado? Agora é a nossa vez de nos dispormos a ir ao nosso Criador pelo caminho da pureza.

‡ Meus caríssimos no Senhor, a vós que sois co-herdeiros dos santos, rogo que desperteis em vosso coração o temor de Deus. Preparemo-nos, pois, santamente, e purifiquemos nosso espírito para sermos puros a receber o batismo de Jesus e a nos oferecermos como vítimas agradáveis a Deus. O Espírito Consolador, recebido no Batismo, nos conduzirá a nosso estado original.

‡ Caros irmãos, chamados a partilhar da herança dos santos, agora estais próximos de todas as virtudes. Todas elas vos pertencem se não vos embaraçais na vida carnal, mas permaneceis transparentes diante de Deus. É a pessoas capazes de me compreender que escrevo, a pessoas em condições de se conhecerem a si mesmos. Quem se conhece, tem a obrigação de adorar a Deus como convém.



FONTES:
 
 
 
 
 
 
 
 



Tinha 20 anos quando seus pais faleceram e ele herdou os bens da família.
Foi nesta época que, participando de uma liturgia, ouviu as palavras de Jesus:
 "Vai, vende tudo que tens, distribui o dinheiro aos pobres e terás um tesouro duradouro no céu; então, vem e segue-me!"
(Mc 10, 21).
Estas palavras atingem o jovem, que vende sua herança,
 coloca sua irmã em um convento
e inicia uma vida de eremita.


AS TENTAÇÕES DE SANTO ANTÃO






Mas o demônio, que odeia e inveja o bem, não podia ver tal resolução num jovem, e se pôs a empregar suas velhas táticas também contra ele .
 Primeiro tratou de fazê-lo desertar da vida ascética recordando-lhe sua propriedade, o cuidado de sua irmã, os apegos da parentela, o amor do dinheiro, o amor à glória, os inumeráveis prazeres da mesa e todas as demais coisas agradáveis da vida.

Finalmente apresentou-lhe a austeridade e tudo o que se segue a essa virtude, sugerindo-lhe que o corpo é fraco e o tempo é longo.

Em resumo, despertou em sua mente toda uma nuvem de argumentos, procurando fazê-lo abandonar seu firme propósito










O inimigo queria sugerir-lhe pensamentos baixos, mas ele os dissipava com orações; procurava incitá-lo ao prazer, mas Antão, envergonhado, cingia seu corpo com sua fé, orações e jejuns.

Atreveu-se então o perverso demônio a disfarçar-se em mulher e fazer-se passar por ela em todas as formas possíveis durante a noite, só para enganar a Antão.

 Mas ele encheu seus pensmentos de Cristo, refletiu sobre a nobreza da alma criada por Ele, e sua espiritualidade, e assim apagou o carvão ardente da tentação.

 E quando de novo o inimigo lhe sugeriu o encanto sedutor do prazer, Antão, enfadado com razão, e entristecido, manteve seus propósitos com a ameaça do fogo e dos vermes (cf Jd 16,21; Sir 7,19; Is 66,24; Mc 9,48) (20).
Sustentando isto no alto, como escudo, passou por tudo sem se dobrar.



Decidiu então mudar-se para os sepulcros  que se achavam a certa distância da aldeia. Pediu a um de seus familiares que lhe levasse pão a longos intervalos.

Entrou, pois, em uma das tumbas; o mencionado homem fechou a porta atrás dele, e assim ficou dentro sozinho.

Isto era mais do que o inimigo podia suportar, pois em verdade temia que agora fosse encher também o deserto com a vida ascética.

Assim chegou uma noite com um grande número de demônios e o açoitou tão implacavelmente que ficou lançado no chão, sem fala pela dor.

 Afirmava que a dor era tão forte que os golpes não podiam ter sido infligidos por homem algum para causar semelhante tormento. Pela Providência de Deus - porque o Senhor não abandona os que nele esperam - seu parente chegou no dia seguinte trazendo-lhe pão. Quando abriu a porta e o viu atirado no chão como morto, levantou-o e o levou até a igreja da aldeia e o depositou sobre o solo.




Era como se os demônios abrissem passagens pelas quatro paredes do recinto, invadindo impetuosamente através delas em forma de bestas ferozes e répteis.

 De repente todo o lugar se encheu de imagens fantasmagóricas de leões, ursos, leopardos, touros, serpentes, víboras, escorpiões e lobos; cada qual se movia segundo o exemplar que havia assumido.

O leão rugia, pronto a saltar sobre ele; o touro, quase a atravessá-lo com os chifres; a serpente retorcia-se sem o alcançar completamente; o lobo acometia-o de frente .

E a gritaria armada simultaneamente por todas essas aparições era espantosa, e a fúria que mostravam, feroz.

Antão, atormentado e pungido por eles, sentia aumentar a dor em seu corpo; no entanto, permanecia sem medo e com o espírito vigilante. Gemia, é verdade, pela dor que atormentava seu corpo, mas a mente era senhora da situação e, como por debique, dizia-lhes:
"Se tivessem poder sobre mim, teria bastado que viesse um só de vocês; mas o Senhor lhes tirou a força e por isso se esforçam em fazer-me perder o juízo com seu número; é sinal de fraqueza terem de imitar animais ferozes".





 De novo o Senhor não se esqueceu de Antão em sua luta, mas veio ajudá-lo.

Pois quando olhou para cima, viu como se o teto se abrisse e um raio de luz baixasse até ele.

Foram-se os demônios de repente, cessou-lhe a dor do corpo, e o edifício estava restaurado como antes.

Notando que a ajuda chegara, Antão respirou livremente e sentiu-se aliviado de suas dores.

 E perguntou à visão: "onde estavas tu? Por que não aparecestes no começo para deter minhas dores?"

E uma voz lhe falou:

"Antão, eu estava aqui, mas esperava ver-te enquanto agias. E agora, porque aguentaste sem te renderes, serei sempre teu auxílio e te tornarei famoso em toda parte".

Ouvindo isto, levantou-se e orou: e ficou tão fortalecido que sentiu seu corpo mais vigoroso que antes.

 Tinha por aquele tempo uns trinta e cinco anos de idade.


UMA DAS TENTAÇÕES DE SANTO ANTÃO






SANTO ANTÃO E SÃO PAULO EREMITA


NOSSA SENHORA APARECE A SANTO ANTÃO E SÃO APULO EREMITA







Ó DEUS, QUE CHAMASTES AO DESERTO SANTO ANTÃO,
PAI DOS MONGES,
PARA VOS SERVIR POR UMA VIDA HERÓICA,
DAI-NOS, POR SUAS PRECES,
A GRAÇA DE RENUNCIAR A NÓS MESMOS E AMAR-VOS ACIMA DE TUDO.

POR NOSSO SENHOR JESUS CRISTO,
VOSSO FILHO,
NA UNIDADE DO ESPÍRITO SANTO.
AMÉM



 





"NA VERDADE, CONSIDERO TUDO COMO PERDA DIANTE DA VANTAGEM SUPREMA QUE CONSISTE EM CONHECER A CRISTO JESUS, MEU SENHOR.
POR CAUSA DELE EU PERDI TUDO."
Flp 3,8







Ó DEUS,
QUE NOS DESTES NO SANTO ABADE ANTÃO
UM TESTEMUNHO DE PERFEIÇÃO EVANGÉLICA,
FAZEI-NOS, EM MEIO ÀS AGITAÇÕES DESTE MUNDO,
FIXAR OS CORAÇÕES NOS BENS ETERNOS.

POR NOSSO SENHOR JESUS CRISTO,
VOSSO FILHO,
NA UNIDADE DO ESPÍRITO SANTO.
AMÉM





Ó Deus, que permitistes que, mesmo na solidão de uma gruta, no deserto, o demônio perturbasse Santo Antão com violentas tentações, mas lhe destes força de vencê-las, enviai-me, do céu, o vosso socorro, porque eu vivo num ambiente minado de tentações que me agridem, pelo rádio, televisão, novelas, bailes, cinemas, revistas, propagandas e maus companheiros.

Santo Antão, ficai sempre ao meu lado; vós que vencestes o demônio, na aparência de um bicho imundo, me dareis força na tentação.
Na hora da tentação, socorrei-me Santo Antão. Amém.










SÃO JOÃO BATISTA, SANTO ANTÃO E SÃO SEBASTIÃO


Ó DEUS,
LIVRAI-NOS DAS TENTAÇÕES E INFLUÊNCIAS DO MALIGNO
PELOS MÉRITOS DE SANTO ANTÃO,
QUE O DERROTOU PELA ORAÇÃO PENITÊNCIA E JEJUM.
ASSIM SEJA







SE TU QUERES SER PERFEITO,
VAI E VENDE OS TEUS BENS,
DOA TUDO, ENTÃO, AOS POBRES E TERÁS NO CÉU UM TESOURO;
VEM E SEGUE-ME, DEPOIS.
TODO AQUELE , DENTRE VÓS, SE NÃO DEIXAR TUDO O QUE TEM,
NÃO PODE SER O MEU DISCÍPULO.
VEM E SEGUE-ME , DEPOIS.
Mt 19,21;Lc14,33b

SANTO ANTÃO,
ORAI POR NÓS
 PARA QUE SEJAMOS LIVRES DAS INSÍDIAS DO MALIGNO!

SANTO ANTÃO,
 INTERCEDEI POR NÓS PARA QUE VENÇAMOS NOSSOS INIMIGOS!

SANTO ANTÃO,
ROGAI POR NÓS PARA TERMOS O AUXÍLIO DE CRISTO
 EM TODASA AS BATALHAS DA VIDA!



















































































































































































































































FRASES DE SANTO ANTÃO:




Um comentário:

  1. Muito bom.

    Tem tempo compus uma canção pada Santo Antão.

    https://www.youtube.com/watch?v=_bj9JxPSajQ

    Obrigado

    ResponderExcluir