quinta-feira, 3 de novembro de 2011

SANTOS VITAL E AGRÍCOLA - 04 DE NOVEMBRO










Santo Ambrósio ao escrever sobre os santos Vital e Agrícola, dos quais Agrícola era cavaleiro principal, e o segundo seu escravo, ambos cristãos.

Foram presos em Bolonha e martirizados, sendo imperadores Diocleciano e Maximiano.

Agrícola era homem de boa condição, tinha muitos amigos; querendo o superior poupá-lo, começou por maltratar o escravo, mandando-o açoitar cruelmente, a fim de que o senhor escarmentasse nele e adorasse os falsos deuses.

Atormentaram a Vital tão atrozmente, que todo o corpo ficou sendo uma chaga viva.

 Então, erguendo os olhos ao céu, pediu ao Senhor que se dignasse receber a sua alma e conferir-lhe a coroa que o seu anjo da guarda lhe tinha mostrado.

Ouviu Deus a sua oração, e ao acabá-la rendeu o espírito.

Agrícola estivera presente a este grande espetáculo, mais tétrico talvez para conseguirem desalentar a sua crença, e atemorizá-lo; mas, o contrário é que sucedeu; mais se afervorou no desejo de imitar aquele que, inferior em condição, tão superiormente se portara e tão alto subira pela magnanimidade do seu amor a Cristo.











MARTÍRIO DE AGRÍCOLA










Advertindo o juiz a ineficácia de seus estratagemas, enfureceu-se e mandou-o pregar na cruz no mesmo dia em que Vital expirara dos açoites, indo assim estas duas almas reinar juntamente com Deus, a quem se mostravam fidelíssimas.

Sepultaram os seus corpos em um cemitério de Judeus; e assim, diz Santo Ambrósio, estiveram as rosas entre espinhos, e a luz entre as trevas, até que aprouve a Deus revelar o estado de sua inumação.

Quando se fez a descoberta, foi o santo prelado convidado pelo bispo de Bolonha para assistir à transladação e tomar parte no regozijo universal.

Estas relíquias colocou-as o santo doutor num templo de Florença, edificado por uma dama chamada Juliana.












SÁRCOFAGO DOS SANTOS NA BOLONHA










 S. Gregório de Tours refere muitos milagres obrados por intervenção destas relíquias, e diz que parte delas foram levadas para França, e que Namásio, bispo da cidade de Albérnia, as colocou numa igreja, que ele mesmo mandara edificar.

Foi o glorioso triunfo destes Santos a 4 de Novembro de 304.



Índice

1 Vida e martírio

2 As relíquias

3 O Culto




A vida e o martírio

Ambrósio Bispo de Milão em seu sermão " Exortação virginitatis ", realizado em Florença no 393 nos permite saber que Vital era um escravo de Agricola e foi condenado à forca com seu mestre.

Vital sofreu o martírio primeiro.

Os perseguidores, para induzi-lo a renunciar à sua fé cristã, "experimentou nele - diz Ambrósio - Todos os tipos de tormento, de modo que seu corpo não havia parte sem ferimentos" Ele morreu invocando o nome de Jesus .














ENFORCAMENTO DE SÃOVITAL














Como a punição dos agressores tentou assustar Vital e Agricola induzindo o primeiro a renunciar ao cristianismo, e não deu certo, resolveram  crucificar Agricola.

De nenhuma fonte histórica, além da de Ambrósio, encontramos relato  de seu martírio.

 No entanto, alguns estudiosos acreditam Vitale e Agricola poderiam ter sido vítimas da perseguição do imperador Diocleciano ( 284 - 305 ).

Gian Domenico Gordini  escreve:

 "Seus corpos foram enterrados no cemitério judeu, mas não se sabe o porquê deste fato, foram, provavelmente de origem judaica Claro, a crucificação de Agricola sugere que ele não era um cidadão romano, porque para eles a pena capital era geralmente a decapitação. "

As relíquias





SÁRCOFAGO DE SÃO VITAL ( AS FONTES QUE ENCONTREI ERAM CONTRADITÓRIAS, ORA DIZIAM DE VITAL, ORA DIZIAM DE AGRÍCOLA) NA BOLONHA.





Em 393 os corpos de Vitale e Agricola foram transferidos de Bolonha para o Milão.

Seus caixões foram expostas à presença de Eustathius bispo de Bolonha, as pessoas e Ambrosio, que escreveu em dizer a verdade, "nós levamos os pregos foram, e muitos do martírio, que concordou em dizer que sobre as feridas e os membros também pegou o sangue e a triunfante cruz " .

A narrativa do martírio de Vital e Agricola e a descoberta de seus corpos, escrito por Ambrósio, contribuiu para a propagação do culto dos dois santos.

As Relíquias de Vital e Agricola foram trazidos de Bolonha para Florença e Milão por Ambrósio; outras relíquias obtidas Paulino, bispo de Nola, Victricius, bispo de Rouen e Namazi, bispo de Clermont.

Elas também são preservadas na igreja de St. Joseph da cidade de San Salvador (Província de Chieti ).





O Culto

Enquanto a transferência das relíquias dos dois mártires de Bolonha,  aumentou o culto, por  outro lado deu origem à divisão de seu povo, que não é incomum na alta Idade Média, e a conseqüente produção de narrativas fabulosas.

Vital, ao contrário de Agrícola, é o mais lembrado, mas não como um mártir e sim como um santo de Bolonha, mas o lugar onde as relíquias são veneradas  é em  Ravenna .



Mosaico na Basílica de San Vitale em Ravenna , Vitale é o primeiro da esquerda.










Quando em 409 Galla Placidia , filha do imperador Teodósio I , mudou-se de Milão para Ravena, trouxe com ela as relíquias de São Vital (16 anos antes dos santos serem transferidos de Bolonha para Milão por Ambrosio) e os Santos Gervasio e Protasio , mártires Milaneses.

 A união destas relíquias levou a compor uma anônima, na segunda metade do século V , uma lenda que Vital foi um márti em Ravenna, marido e pai de Valeria Gervasio e Protasio.

 Em sua homenagem, no século VI , foi erguido em Ravenna a esplêndida Basílica que ainda se admira.

 E sua festa litúrgica, na mesma cidade, foi celebrada tão cedo quanto o século IX em 28 de abril .

A primeira edição do Martirológio Romano , publicado no final de 1586 , se refere à data de 28 de abril sobre os santos falsos e lendários, Vital e  Valeria:












 " Em Ravena, o natalício de  São Vital, marido de Santa Valeria e pai de Santos Gervasio e Protasio, que, tendo enterrado com devida honra o corpo do beato Ursicinus,  foi preso pelo Cônsul   Paulino, e após muitos tormento, foi jogado em um poço profundo, e enterrado com terra e pedras com as quais chegou ao martírio de Cristo " .

Em Bolonha, onde Vital tinha realmente sofrido o martírio, a sua morte, com a do Agricola, é comemorada em 04 de novembro como decorre do calendário litúrgico local , que data do século IX  .

A Fuorigrotta , distrito da cidade de Nápoles , desde o tempo do " Império Romano , é documentado em 985 a existência de uma capela ou um oratório dedicado a São Vital.

Seu culto, provavelmente, veio a Nápoles, quando a cidade e seu território, 553-661, era um ducado bizantino dependente de  Ravenna .

As relações entre as duas cidades tiveram que continuar mesmo depois de considerar que, em Nápoles, em 763 houve uma casa que pertencia à Igreja de Ravena, e Nápoles, tem um calendário litúrgico, esculpido em duas grandes lajes de mármore depois de meados do século nono , que atribui à 28 de abril, em Ravenna, a comemoração de São Vital .

Com a reforma do Calendário Romano Geral, concluída em 1969 , o mártir suposto santo de Ravenna não aparece tanto em 28 de abril ou em outro dia do ano litúrgico , tão reverenciado na  Fuorigrotta São Vital , na igreja monumental, é o mártir de Bolonha, cuja festa litúrgica é celebrada em 04 de novembro.









 







BASÍLICA DE SÃO VITAL, EM RAVENA













NA VERSÃO DA CIDADE DE RAVENA,
VITAL ERA MARIDO DE VALÉIRA,
PAI DE GERVÁSIO E PROTÁSIO,
E MORREU APEDREJADO.







NA VERSÃO DETURPADA DE RAVENA,
SÃO VITAL ERA MARIDO DE SANTA VALÉRIA.





CRISTO ENTRE VITAL E AGRÍCOLA


OREMOS:

FAZEI,
SENHOR ONIPOTENTE,
QUE,
CELEBRANDO A MEMÓRIA DOS BEM-AVENTURADOS MÁRTIRES
VITAL E AGRÍCOLA,
SEJAMOS AJUDADOS COM SUA INTERCESSÃO JUNTO DE VÓS .
POR NOSSO SENHOR JESUS CRISTO.
AMÉM




SÃO VITAL  MÁRTIR , ORAI POR NÓS!


NÓS VOS SUPLICAMOS, SENHOR,
PELA INTERCESSÃO DOS BEM-AENTURADOS MÁRTIRES 
 VITAL E AGRÍCOLA ,
DEFENDEI-NOS DE TODOS OS PERIGOS.
POR NOSSO SENHOR.
AMÉM.




































































































BASÍLICA DE VITAL E AGRICOLA EM BOLONHA
























MAIS DETALHES E VERSÕES:
























Nenhum comentário:

Postar um comentário