Santo Ambrósio ao escrever sobre os santos Vital e Agrícola, dos quais Agrícola era cavaleiro principal, e o segundo seu escravo, ambos cristãos.
Foram presos em Bolonha e martirizados, sendo imperadores Diocleciano e Maximiano.
Agrícola era homem de boa condição, tinha muitos amigos; querendo o superior poupá-lo, começou por maltratar o escravo, mandando-o açoitar cruelmente, a fim de que o senhor escarmentasse nele e adorasse os falsos deuses.
Atormentaram a Vital tão atrozmente, que todo o corpo ficou sendo uma chaga viva.
Então, erguendo os olhos ao céu, pediu ao Senhor que se dignasse receber a sua alma e conferir-lhe a coroa que o seu anjo da guarda lhe tinha mostrado.
Ouviu Deus a sua oração, e ao acabá-la rendeu o espírito.
Agrícola era homem de boa condição, tinha muitos amigos; querendo o superior poupá-lo, começou por maltratar o escravo, mandando-o açoitar cruelmente, a fim de que o senhor escarmentasse nele e adorasse os falsos deuses.
Atormentaram a Vital tão atrozmente, que todo o corpo ficou sendo uma chaga viva.
Então, erguendo os olhos ao céu, pediu ao Senhor que se dignasse receber a sua alma e conferir-lhe a coroa que o seu anjo da guarda lhe tinha mostrado.
Ouviu Deus a sua oração, e ao acabá-la rendeu o espírito.
Agrícola estivera presente a este grande espetáculo, mais tétrico talvez para conseguirem desalentar a sua crença, e atemorizá-lo; mas, o contrário é que sucedeu; mais se afervorou no desejo de imitar aquele que, inferior em condição, tão superiormente se portara e tão alto subira pela magnanimidade do seu amor a Cristo.
MARTÍRIO DE AGRÍCOLA
Advertindo o juiz a ineficácia de seus estratagemas, enfureceu-se e mandou-o pregar na cruz no mesmo dia em que Vital expirara dos açoites, indo assim estas duas almas reinar juntamente com Deus, a quem se mostravam fidelíssimas.
MARTÍRIO DE AGRÍCOLA
Advertindo o juiz a ineficácia de seus estratagemas, enfureceu-se e mandou-o pregar na cruz no mesmo dia em que Vital expirara dos açoites, indo assim estas duas almas reinar juntamente com Deus, a quem se mostravam fidelíssimas.
Sepultaram os seus corpos em um cemitério de Judeus; e assim, diz Santo Ambrósio, estiveram as rosas entre espinhos, e a luz entre as trevas, até que aprouve a Deus revelar o estado de sua inumação.
Quando se fez a descoberta, foi o santo prelado convidado pelo bispo de Bolonha para assistir à transladação e tomar parte no regozijo universal.
Quando se fez a descoberta, foi o santo prelado convidado pelo bispo de Bolonha para assistir à transladação e tomar parte no regozijo universal.
Estas relíquias colocou-as o santo doutor num templo de Florença, edificado por uma dama chamada Juliana.
SÁRCOFAGO DOS SANTOS NA BOLONHA
S. Gregório de Tours refere muitos milagres obrados por intervenção destas relíquias, e diz que parte delas foram levadas para França, e que Namásio, bispo da cidade de Albérnia, as colocou numa igreja, que ele mesmo mandara edificar.
SÁRCOFAGO DOS SANTOS NA BOLONHA
S. Gregório de Tours refere muitos milagres obrados por intervenção destas relíquias, e diz que parte delas foram levadas para França, e que Namásio, bispo da cidade de Albérnia, as colocou numa igreja, que ele mesmo mandara edificar.
Foi o glorioso triunfo destes Santos a 4 de Novembro de 304.
Índice
1 Vida e martírio
2 As relíquias
3 O Culto
A vida e o martírio
Ambrósio Bispo de Milão em seu sermão " Exortação virginitatis ", realizado em Florença no 393 nos permite saber que Vital era um escravo de Agricola e foi condenado à forca com seu mestre.
Vital sofreu o martírio primeiro.
Os perseguidores, para induzi-lo a renunciar à sua fé cristã, "experimentou nele - diz Ambrósio - Todos os tipos de tormento, de modo que seu corpo não havia parte sem ferimentos" Ele morreu invocando o nome de Jesus .
ENFORCAMENTO DE SÃOVITAL
Como a punição dos agressores tentou assustar Vital e Agricola induzindo o primeiro a renunciar ao cristianismo, e não deu certo, resolveram crucificar Agricola.
Ambrósio Bispo de Milão em seu sermão " Exortação virginitatis ", realizado em Florença no 393 nos permite saber que Vital era um escravo de Agricola e foi condenado à forca com seu mestre.
Vital sofreu o martírio primeiro.
Os perseguidores, para induzi-lo a renunciar à sua fé cristã, "experimentou nele - diz Ambrósio - Todos os tipos de tormento, de modo que seu corpo não havia parte sem ferimentos" Ele morreu invocando o nome de Jesus .
ENFORCAMENTO DE SÃOVITAL
Como a punição dos agressores tentou assustar Vital e Agricola induzindo o primeiro a renunciar ao cristianismo, e não deu certo, resolveram crucificar Agricola.
De nenhuma fonte histórica, além da de Ambrósio, encontramos relato de seu martírio.
No entanto, alguns estudiosos acreditam Vitale e Agricola poderiam ter sido vítimas da perseguição do imperador Diocleciano ( 284 - 305 ).
No entanto, alguns estudiosos acreditam Vitale e Agricola poderiam ter sido vítimas da perseguição do imperador Diocleciano ( 284 - 305 ).
Gian Domenico Gordini escreve:
"Seus corpos foram enterrados no cemitério judeu, mas não se sabe o porquê deste fato, foram, provavelmente de origem judaica Claro, a crucificação de Agricola sugere que ele não era um cidadão romano, porque para eles a pena capital era geralmente a decapitação. "
"Seus corpos foram enterrados no cemitério judeu, mas não se sabe o porquê deste fato, foram, provavelmente de origem judaica Claro, a crucificação de Agricola sugere que ele não era um cidadão romano, porque para eles a pena capital era geralmente a decapitação. "
As relíquias
SÁRCOFAGO DE SÃO VITAL ( AS FONTES QUE ENCONTREI ERAM CONTRADITÓRIAS, ORA DIZIAM DE VITAL, ORA DIZIAM DE AGRÍCOLA) NA BOLONHA.
Em 393 os corpos de Vitale e Agricola foram transferidos de Bolonha para o Milão.
Seus caixões foram expostas à presença de Eustathius bispo de Bolonha, as pessoas e Ambrosio, que escreveu em dizer a verdade, "nós levamos os pregos foram, e muitos do martírio, que concordou em dizer que sobre as feridas e os membros também pegou o sangue e a triunfante cruz " .
A narrativa do martírio de Vital e Agricola e a descoberta de seus corpos, escrito por Ambrósio, contribuiu para a propagação do culto dos dois santos.
As Relíquias de Vital e Agricola foram trazidos de Bolonha para Florença e Milão por Ambrósio; outras relíquias obtidas Paulino, bispo de Nola, Victricius, bispo de Rouen e Namazi, bispo de Clermont.
Elas também são preservadas na igreja de St. Joseph da cidade de San Salvador (Província de Chieti ).
As Relíquias de Vital e Agricola foram trazidos de Bolonha para Florença e Milão por Ambrósio; outras relíquias obtidas Paulino, bispo de Nola, Victricius, bispo de Rouen e Namazi, bispo de Clermont.
Elas também são preservadas na igreja de St. Joseph da cidade de San Salvador (Província de Chieti ).
O Culto
Enquanto a transferência das relíquias dos dois mártires de Bolonha, aumentou o culto, por outro lado deu origem à divisão de seu povo, que não é incomum na alta Idade Média, e a conseqüente produção de narrativas fabulosas.
Enquanto a transferência das relíquias dos dois mártires de Bolonha, aumentou o culto, por outro lado deu origem à divisão de seu povo, que não é incomum na alta Idade Média, e a conseqüente produção de narrativas fabulosas.
Vital, ao contrário de Agrícola, é o mais lembrado, mas não como um mártir e sim como um santo de Bolonha, mas o lugar onde as relíquias são veneradas é em Ravenna .
Mosaico na Basílica de San Vitale em Ravenna , Vitale é o primeiro da esquerda.
Quando em 409 Galla Placidia , filha do imperador Teodósio I , mudou-se de Milão para Ravena, trouxe com ela as relíquias de São Vital (16 anos antes dos santos serem transferidos de Bolonha para Milão por Ambrosio) e os Santos Gervasio e Protasio , mártires Milaneses.
A união destas relíquias levou a compor uma anônima, na segunda metade do século V , uma lenda que Vital foi um márti em Ravenna, marido e pai de Valeria Gervasio e Protasio.
Em sua homenagem, no século VI , foi erguido em Ravenna a esplêndida Basílica que ainda se admira.
E sua festa litúrgica, na mesma cidade, foi celebrada tão cedo quanto o século IX em 28 de abril .
Quando em 409 Galla Placidia , filha do imperador Teodósio I , mudou-se de Milão para Ravena, trouxe com ela as relíquias de São Vital (16 anos antes dos santos serem transferidos de Bolonha para Milão por Ambrosio) e os Santos Gervasio e Protasio , mártires Milaneses.
A união destas relíquias levou a compor uma anônima, na segunda metade do século V , uma lenda que Vital foi um márti em Ravenna, marido e pai de Valeria Gervasio e Protasio.
Em sua homenagem, no século VI , foi erguido em Ravenna a esplêndida Basílica que ainda se admira.
E sua festa litúrgica, na mesma cidade, foi celebrada tão cedo quanto o século IX em 28 de abril .
A primeira edição do Martirológio Romano , publicado no final de 1586 , se refere à data de 28 de abril sobre os santos falsos e lendários, Vital e Valeria:
" Em Ravena, o natalício de São Vital, marido de Santa Valeria e pai de Santos Gervasio e Protasio, que, tendo enterrado com devida honra o corpo do beato Ursicinus, foi preso pelo Cônsul Paulino, e após muitos tormento, foi jogado em um poço profundo, e enterrado com terra e pedras com as quais chegou ao martírio de Cristo " .
" Em Ravena, o natalício de São Vital, marido de Santa Valeria e pai de Santos Gervasio e Protasio, que, tendo enterrado com devida honra o corpo do beato Ursicinus, foi preso pelo Cônsul Paulino, e após muitos tormento, foi jogado em um poço profundo, e enterrado com terra e pedras com as quais chegou ao martírio de Cristo " .
Em Bolonha, onde Vital tinha realmente sofrido o martírio, a sua morte, com a do Agricola, é comemorada em 04 de novembro como decorre do calendário litúrgico local , que data do século IX .
A Fuorigrotta , distrito da cidade de Nápoles , desde o tempo do " Império Romano , é documentado em 985 a existência de uma capela ou um oratório dedicado a São Vital.
Seu culto, provavelmente, veio a Nápoles, quando a cidade e seu território, 553-661, era um ducado bizantino dependente de Ravenna .
Seu culto, provavelmente, veio a Nápoles, quando a cidade e seu território, 553-661, era um ducado bizantino dependente de Ravenna .
As relações entre as duas cidades tiveram que continuar mesmo depois de considerar que, em Nápoles, em 763 houve uma casa que pertencia à Igreja de Ravena, e Nápoles, tem um calendário litúrgico, esculpido em duas grandes lajes de mármore depois de meados do século nono , que atribui à 28 de abril, em Ravenna, a comemoração de São Vital .
Com a reforma do Calendário Romano Geral, concluída em 1969 , o mártir suposto santo de Ravenna não aparece tanto em 28 de abril ou em outro dia do ano litúrgico , tão reverenciado na Fuorigrotta São Vital , na igreja monumental, é o mártir de Bolonha, cuja festa litúrgica é celebrada em 04 de novembro.
NA VERSÃO DA CIDADE DE RAVENA,
VITAL ERA MARIDO DE VALÉIRA,
PAI DE GERVÁSIO E PROTÁSIO,
E MORREU APEDREJADO.
NA VERSÃO DETURPADA DE RAVENA,
SÃO VITAL ERA MARIDO DE SANTA VALÉRIA.
CRISTO ENTRE VITAL E AGRÍCOLA
OREMOS:
FAZEI,
SENHOR ONIPOTENTE,
QUE,
CELEBRANDO A MEMÓRIA DOS BEM-AVENTURADOS MÁRTIRES
VITAL E AGRÍCOLA,
SEJAMOS AJUDADOS COM SUA INTERCESSÃO JUNTO DE VÓS .
POR NOSSO SENHOR JESUS CRISTO.
AMÉM
SÃO VITAL MÁRTIR , ORAI POR NÓS!
NÓS VOS SUPLICAMOS, SENHOR,
PELA INTERCESSÃO DOS BEM-AENTURADOS MÁRTIRES
VITAL E AGRÍCOLA ,
DEFENDEI-NOS DE TODOS OS PERIGOS.
POR NOSSO SENHOR.
AMÉM.
BASÍLICA DE VITAL E AGRICOLA EM BOLONHA
MAIS DETALHES E VERSÕES:
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