domingo, 28 de maio de 2017

SANTO ANÍBAL MARIA DE FRANCIA - APÓSTOLO DAS ORAÇÕES PELAS VOCAÇÕES - 01 DE JUNHO








É o padroeiro da animação vocacional.

Aníbal Maria Di Francia nasceu em Messina (Itália) aos 5 de julho de 1851. Foram seus pais, a nobre senhora Anna Toscano e o cavalheiro Francisco, marquês de S. Catarina de Jonio, vice-cônsul pontifício e capitão honorário da marinha.

Aníbal, terceiro de quatro filhos, ficou órfão aos 15 meses pela morte prematura do pai. A amarga experiência infundiu no ânimo precoce do menino, uma particular ternura e um especial amor para com os órfãos e crianças abandonadas que caracterizaram não só a sua vida, mas todo o seu sistema educativo.

Desenvolveu grande amor a Jesus Sacramentado, tanto que recebeu autorização - excepcional naquele tempo - de comungar diariamente. Muito jovem ainda, diante de Jesus Sacramentado solenemente exposto, recebeu a graça especial que podemos definir como a inteligência do Rogate (Rogai): «A colheita é grande, mas os trabalhadores são poucos. Rogai [Rogate], pois, ao dono da colheita que mande trabalhadores para a sua colheita» (Mt 9, 38; Lc 10, 2). Estas palavras do Evangelho constituíram a intuição fundamental, o carisma ao qual dedicou toda a sua vida.

Dotado de grande genialidade e notáveis capacidades literárias, apenas ouviu a chamada do Senhor, respondeu pronta e generosamente, adaptando os talentos ao seu ministério. 


Image result for sant'Annibale Maria di Francia




Completados os estudos, aos 16 de março de 1878, foi ordenado sacerdote. Alguns meses antes se encontrou providencialmente com um mendigo quase cego que lhe proporcionou a oportunidade de entrar em contato com a triste realidade social e moral da periferia mais pobre de Messina, as assim chamadas Casas Avignone que lhe abriu o caminho daquele imenso amor para com os pobres e órfãos que se tornou uma característica fundamental de sua vida. Com o consentimento de seu Bispo foi morar naquele gueto e empenhou todas as suas energias na redenção daqueles infelizes, que aos seus olhos se apresentavam com a imagem evangélica das ovelhas sem pastor. Foi uma experiência marcada por contradições, incompreensões e dificuldades de todo tipo, que superou com grande fé, vendo nos humildes e marginalizados o próprio Jesus Cristo realizando aquilo que definia «espírito de dupla caridade: evangelização e serviço dos pobres».




Image result for ANIBAL Maria di Francia


No ano de 1882 tiveram início seus orfanatos que em seguida colocou sob a proteção de Santo Antonio de Pádua, daí recebendo o nome de antonianos.

Sua preocupação não consistia somente em dar aos órfãos pão e trabalho, mas, sobretudo em proporcionar-lhes educação integral especialmente no aspecto moral e religioso, oferecendo aos assistidos um verdadeiro clima de família que favorecesse o processo formativo de descobrir e realizar o plano de Deus.




Image result for ANIBAL Maria di Francia





Pelo seu espírito missionário desejava abraçar todos os órfãos e pobres do mundo. Mas o que fazer? A palavra Rogate abria-lhe esta possibilidade. Por isso escreveu: «O que é este punhado de órfãos que são evangelizados diante de milhões que se perdem e são abandonados como rebanho sem pastor? Eu procurava uma saída ampla, imensa e a encontrei nas adoráveis palavras de N. S. Jesus Cristo: Rogate ergo... e então me pareceu ter encontrado o segredo de todas as boas obras e da salvação de todos os homens».

Aníbal tinha intuído que o Rogate não era uma simples recomendação do Senhor, mas um comando explicito e um «remédio infalível». Razão pela qual seu carisma deve ser considerado principio animador de uma providencial fundação na Igreja. Outro aspecto a se destacar é que ele antecede o tempo ao considerar como vocações também os leigos engajados, pais, professores e até os bons governantes.

Para realizar na Igreja e no mundo seus ideais apostólicos, fundou duas novas famílias religiosas: em 1887 a Congregação das Filhas do Divino Zelo e, dez anos mais tarde, a dos Rogacionistas. 



Aníbal Maria Di Francia com seus primeiros colaboradores, em Messina, em 1897
Aníbal Maria Di Francia com seus primeiros colaboradores, em Messina, em 1897




Quis que os membros dos dois Institutos, aprovados canonicamente aos 6 de agosto de 1926, se empenhassem a viver o Rogate com um quarto voto.
 Assim o Di Francia escreveu numa suplica de 1909 a S. Pio X: 

«Dediquei-me desde a minha juventude à santa palavra do Evangelho: Rogate ergo. Nos meus mínimos Institutos de beneficência se eleva oração incessante e cotidiana dos órfãos, dos pobres, dos sacerdotes e virgens consagradas, com as quais se suplicam aos Corações Santíssimos de Jesus e Maria, ao Patriarca S. Jose e aos Santos Apóstolos para que queiram prover abundantemente a S. Igreja de sacerdotes eleitos e santos, de evangélicos operários da mística messe das almas».

Para difundir a oração pelas vocações promoveu numerosas iniciativas, correspondia-se e teve encontros pessoais com os Sumos Pontífices de seu tempo, instituiu a Sagrada Aliança para o clero e a Pia União da Rogação Evangélica para todos os fiéis. Fundou o jornal com o significativo titulo «Deus e o Próximo» para envolver os fiéis na vivência dos mesmos ideais.

«É toda a Igreja - escreve - que oficialmente deve rezar para esta intenção, pois a missão da oração para obter bons operários é tal que deve interessar vivamente os bispos, os pastores do místico rebanho, aos quais são confiadas as almas e são hoje os apóstolos de Jesus Cristo». O Dia Mundial de oração pelas vocações, instituído por Paulo VI em 1964, pode considerar-se a resposta da Igreja à esta sua intuição.



Image result for ANIBAL Maria di Francia




Teve grandíssimo amor ao sacerdócio, convicto de que somente mediante a ação de numerosos e santos sacerdotes é possível salvar a humanidade. Empenhou-se fortemente na formação espiritual dos seminaristas que o Arcebispo de Messina confiou a seus cuidados. Com freqüência repetia que sem uma sólida formação espiritual, sem oração, «toda fadiga dos bispos e reitores de seminários se reduz geralmente a um cultivo artificial de padres...». 

Sua caridade, definida sem cálculos e sem limites, manifestou-se com conotações particulares mesmo para com sacerdotes em dificuldade e irmãs de clausura.

Durante sua vida terrena já se manifestava clara e genuína fama de santidade observável em todos os níveis, de tal modo que, - quando a 1 de junho 1927 morria santamente em Messina, confortado pela presença de Nossa Senhora que muito amara ao longo de sua existência, o povo repetia: «vamos ver o santo que dorme». 



Image result for sant'Annibale Maria di Francia




Seus funerais foram uma verdadeira e própria apoteose que os jornais da época registraram com precisão não só com artigos, mas também com fotografias. As autoridades foram solícitas em permitir que fosse sepultado no Templo da Rogação Evangélica, cuja construção ele mesmo quis e que é dedicado exatamente ao divino preceito: «Rogai ao dono da colheita para que mande trabalhadores à sua colheita».

As Congregações religiosas dos Rogacionistas e das Filhas do Divino Zelo, fundadas por Padre Aníbal, estão presentes nos cinco continentes empenhadas conforme os ideais do Fundador, na difusão da oração pelas vocações através de centros vocacionais e editoras e na gestão de institutos-assistenciais a favor das crianças (Menores abandonados, meninos de rua, órfãos, surdos-mudos), centros nutricionais e de saúde, abrigos para anciãos e Casa para mães solteiras, escolas e centros de formação profissional...



Image result for ANIBAL Maria di Francia



A santidade e missão de Padre Aníbal declarado «insígne apóstolo da oração pelas vocações» são experimentadas hoje profundamente por todos que estão compenetrados das necessidades vocacionais da Igreja.

O Sumo Pontífice João Paulo II o proclamou Bem-aventurado aos 7 de outubro de 1990 definindo-o «autêntico antecipador e zeloso mestre da moderna pastoral vocacional».

MILAGRES PARA A BEATIFICAÇÃO E CANONIZAÇÃO

Os acontecimentos milagrosos que foram atribuídos à intercessão do Padre Aníbal Maria Di Francia, e que acompanharam o processo de beatificação para a canonização foram a cura da pequena brasileira Gleida,  e a da pequena dinamarquesa Charisse Philippine Nicole Diaz. 
Foi beatificado em 07 de outubro domingos 1990 e canonizado em Roma pelo Papa Giovanni Paolo II domingos 16 de Maio de de 2004 no adro da igreja de São Pedro.

S. Aníbal Maria Di Francia, é o apóstolo da oração pelas vocações. "A comemoração litúrgica cai em 1 de Junho.





Canonização: 16 de maio de 2004, vaticano por Papa João Paulo II



Para efeitos de canonização , a Igreja Católica aprovou como milagrosa, a cura de Charisse Nicole Diaz, recuperada em 1993 de meningite bactérias resistentes a antibióticos . Charisse Nicole Diaz, nascida em 28 de janeiro de 1993, no Hospital de St. Paul, em Iloilo, Filipinas, durante a internação, contraiu pseudomonas meningite bacteriana com hidrocefalia e atrofia do córtex cerebral . As bactérias se mostraram resistentes aos antibióticos utilizados e os pais, ambos médicos, sabiam que, se sobrevivesse, o que é improvável, traria resultados incapacitantes.

Graças à intervenção de um parente rogacionista , família e amigos começaram uma novena para obter a intercessão do Padre Aníbal, ainda Beato .

A criança recebeu alta hospitalar após 36 dias de internação, completamente curada.

O caso, após o julgamento diocese , foi submetido à Congregação para as Causas dos Santos , que em 15 de outubro 2003 , promulgou um decreto sobre o milagre, declarando a cura inexplicável e ausência de pós-efeitos esperados.




ORAÇÃO

Ó Coração Divino de Jesus, que escolhestes a Santo Aníbal Maria para ser o apóstolo das oração pelas vocações e lhe deste tanta caridade, tornando-o pai dos órfãos e dos pobres, concedei-me a força de imitar o seu exemplo e as suas virtudes. Por sua intercessão, daí-me a graça que vos peço…

1 Pai nosso
1 Ave Maria 

Santo Aníbal, Rogai por nós!
Amém.
Image result for sant'Annibale Maria di Francia





1 Pedro 5, 1-4
Recomendo aos presbíteros que estão entre vós, eu também
presbítero como eles, testemunha dos sofrimentos de Cristo
e participante da glória que há-de ser revelada: Apascentai o
rebanho de Deus que vos foi confiado, velando por ele, não
constrangidos mas de boa vontade, segundo Deus, não por
ganância mas por dedicação, nem como dominadores sobre
aqueles que vos foram confiados mas tornando-vos modelos
do rebanho. E quando aparecer o supremo Pastor, recebereis a
coroa eterna de glória.



Image result for sant'Annibale Maria di Francia


Ant. Fiz-me tudo para todos, para salvar a todos (T. P. Aleluia).

OREMOS:

Senhor, luz dos fiéis e pastor das almas, 
que destes à vossa Igreja Santo Aníbal Maria de Francia,
 para apascentar o vosso povo com a sua doutrina
 e o iluminar com o exemplo da própria vida,
 fazei que, por sua intercessão, 
perseveremos na fé que ele ensinou com a sua palavra
 e sigamos o caminho que ele mostrou pelo seu exemplo. 
Por Nosso Senhor





Image result for sant'Annibale Maria di Francia


1 Tim 3, 13
Aqueles que exercerem bem o seu ministério, alcançam
uma posição honrosa e uma grande confiança fundada sobre a
fé em Cristo Jesus.

V.Se o Senhor não edificar a casa (T. P. Aleluia),
R. Em vão trabalham os que a constroem (T. P. Aleluia).




Image result for sant'Annibale Maria di Francia




ORAÇÃO:
Senhor, que, na vossa infinita misericórdia,
 confiastes a Santo Aníbal Maria de Francia 
a missão de anunciar as insondáveis riquezas de Cristo,
concedei-nos, por sua intercessão,
 a graça de crescer no conhecimento da vossa verdade
 e de viver segundo o Evangelho,
dando fruto abundante de boas obras.
 Por Nosso Senhor
AMÉM!





Image result for sant'Annibale Maria di Francia






5 comentários:

  1. Boa noite
    Wando

    Sinceramente não sabia que existia um Santo Aníbal, pois tem o meu nome.Posso fazer uma novena por sua intercessão para as melhoras de meu irmão?

    ResponderExcluir
  2. Boa noite
    Wando

    Sinceramente não sabia que existia um Santo Aníbal, pois tem o meu nome.Posso fazer uma novena por sua intercessão para as melhoras de meu irmão?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Pode sim. É sempre bom pedirmos o auxílio do nosso santo de onomástico.
      Mas acima tem expliando o Santo onomástico e a oração abaixo, caso queira:


      AO SANTO DO NOSSO NOME:


      Glorioso (a) São N. cujo nome Deus me deu a graça de possuir e a cuja proteção me confiou ao inscrever-me pelo santo batismo no número dos seus filhos adotivos, alcançai-me com vossa intercessão a mercê de viver sempre em conformidade com o espírito do cristianismo.
      Ajudai-me, santíssimo protetor da minha alma, a recuperar a graça batismal, que perdi por causa do pecado, e fazei com a vossa prece, que Deus me conceda a graça de vos imitar.

      Protegei-me e defendei-me ao longo do caminho desta perigosa vida e assisti-me à hora da minha morte.

      Amém

      Excluir
  3. Boa - tarde Muito Obrigada por esta oração. Irei iniciar uma novena para as melhoras de meu irmão doente.
    Saudações

    ResponderExcluir