quinta-feira, 18 de maio de 2017

BEATA COLOMBA DE RIETI - PROTETORA CONTRA FEITIÇARIAS E TENTAÇÕES - 20 DE MAIO

  Related image


Porque nunca será abalado; 
o justo estará em memória eterna.
 Salmos 112,6

 Angelina Guadagnoli nasceu numa família da aristocracia italiana em 2 de fevereiro de 1467, na cidade de Rieti. O dia do seu batizado foi marcante e muito curioso. 
No mesmo instante em que o padre lhe ministrava o batismo, desceu sobre sua cabeça uma pomba branca, talvez como um símbolo da infinidade de graças que o Espírito Santo colocou em sua alma. Por isso, ficou conhecida como Colomba, que significa "pomba".

     Sua celebridade é baseada principalmente em duas coisas: a natureza altamente milagrosa de sua vida desde o seu início, e sua intensa devoção ao Santíssimo Sacramento. 





Image result for Colomba da Rieti





Ela foi uma dentre numerosas santas mulheres dominicanas que parecem ter sido suscitadas por Deus para protestar contra e em contraposição à impiedade e à imoralidade corrente na Itália durante os séculos XV e XVI.

     Essas mulheres, quase todas da Ordem Terceira, tinham uma intensa devoção a Santa Catarina de Siena, e tinham como objetivo imitá-la tanto quanto possível. Muitos leigos, tanto homens como mulheres, compartilhavam esta devoção, entre estes Ercole I, Duque de Ferrara, que tinha uma profunda admiração por Colomba e por algumas outras santas dominicanas suas contemporâneas, as mais notáveis das quais foram as Beatas Osana de Mântua e Luísa de Narni. A veneração de Ercole por esta última foi tão grande, que ele não descansou até conseguir que ela fosse viver em Ferrara com algumas de suas irmãs, onde ele mandou construir para ela o seu convento, onde ela morreu depois de muitas provações.


Related image




Quem recebe um profeta em qualidade de profeta, receberá galardão de profeta; e quem recebe um justo na qualidade de justo, receberá galardão de justo. 
Mateus 10,41











     Angelina, desde a infância consagrou seu coração e sua vida ao amor a Jesus Cristo, como fizeram São Domingos e Santa Catarina, com quem conviveu e dos quais foi discípula. Por si mesma e com firmeza seguiu o caminho para a santidade.
     A tradição diz que ainda no berço procurava privar-se da amamentação. Sua infância foi repleta de penitências severas que só podem ser equiparadas àquelas dos adultos mais santificados.

Ela foi criada em uma família pobre, mas piedosa; Seus pais deram quase tudo o que tinham para as pessoas ainda mais pobres do que eles. Quando menina, a pequena Columba aprendeu a fiar e costurar; Ela e sua mãe repararam as roupas dos dominicanos locais. Ela foi educada por freiras dominicanas .

 Ainda na adolescência, ela orou sobre sua vocação na vida e recebeu uma visão de Cristo em um trono cercado por santos . Ela tomou isso como instrução para se dedicar a Deus , e assim ela se isolou do mundo, fez um voto privado de castidade , e passou seu tempo em oração .



Related image



     Aos dez anos ela consagrou sua virgindade a Jesus, mesmo sabendo que seus pais tinham assumido um casamento para ela. Prometida em casamento a um nobre quando tinha apenas 12 anos, recusou resolutamente o casamento de alta linhagem.

O acerto das núpcias foi desfeito quando ela apareceu com a cabeça raspada diante dos pais, que ficaram comovidos com a real vocação da filha.
     Sete anos depois vestiu o hábito de Terciária Dominicana. Iniciou sua formação religiosa no convento dominicano da Ordem Terceira, e teve como orientadores espirituais Santa Catarina, a quem ela chamava de "irmã", e São Domingos, de quem recebeu o hábito em 1496.
     Colomba era de fato muito especial, pois além da alta capacidade contemplativa, contava com dons extraordinários como o da profecia, do conselho, da cura, e sabia perceber, como ninguém, os sentimentos da alma humana.

Columba rapidamente desenvolveu uma forte devoção a Santa Catarina de Siena e à Virgem Maria 

     Em 1488, aos dezenove anos, atendendo uma inspiração, foi para a cidade de Perugia; os habitantes receberam-na como uma santa. Após algum tempo, ela construiu seu Convento de Santa Catarina, no qual ela reuniu todas as religiosas da Ordem Terceira Dominicana que a desejavam como superiora apesar de sua pouca idade. Seu mosteiro se dedicou à educação das jovens nobres e ficou conhecido como o convento das “Colombas”.

     Mas seu apostolado foi muito fecundo também fora do convento, onde se tornou uma verdadeira "pomba da paz e da concórdia" na luta que existia entre as poderosas famílias da nobreza, que disputavam a região. Colomba conseguiu impedir inúmeras lutas sangrentas que poderiam ter destruído várias vezes a cidade de Perugia.





Image result for Colomba da Rieti






      Em 1494, quando uma terrível praga grassava em Perugia, Colomba ofereceu-se como vítima pela cidade. A praga cessou, mas Colomba foi atingida pelo flagelo. Ela se recuperou apenas para salvar sua reputação atacada por calúnias tão amplamente difundidas que chegaram a Roma, de onde uma comissão foi enviada para examinar sua vida. Foi tratada por algum tempo como uma impostora e deposta de seu cargo de priora.

Sua santidade fez com que ela fosse perseguida por Lucrezia Borgia por anos; Em um ponto Borgia teve um decreto emitido acusando Columba de praticar  magia.





Image result for Colomba da Rieti

Em uma vigília na Noite de Natal, a Beata Colomba teve uma visão do Menino Jesus.




     Em 1495, Alexandre VI, tendo ouvido sobre a santidade e os milagres de Colomba, foi pessoalmente a Perugia para vê-la. Diz-se que ela teve um êxtase aos seus pés, e também para ganhar confiança, disse-lhe todos os pecados pessoais. O papa ficou plenamente satisfeito com sua grande santidade e colocou o selo de aprovação em seu modo de vida.




Related image



Ela tinha os dons de profecia, cura , exorcismo , ressuscitar mortos e milagres . Dada a êxtases durante um dos quais seu espírito visitou as Terras Sagradas.

Conta-se que Colomba de Rieti desejava ardentemente visitar os Lugares Santos e rezar em Jerusalém perante o Santo Túmulo.
Sofreu também pequenas bilocações ou exteriorizações. Durante cinco dias, foi transportada em espírito e realizou seu desejo. Os pais e os amigos, que tinham perante os olhos um corpo inerte, julgaram-na morta. Muitos médicos a examinaram com todo o cuidado. Só um a reconheceu como viva. Ora, passados cinco dias, retomou os sentidos, com o funcionamento normal de todos os órgãos.



Related image



     No ano de 1499 ela foi consultada pelas autoridades que estavam examinando os estigmas da Beata Luísa de Narni; Colomba falou calorosamente a favor de serem genuínos, e de sua admiração pela santidade da Beata Luísa.

     Ela morreu aos trinta e três anos de idade, no dia 20 de maio de 1501, no convento que havia fundado em Perugia.



Image result for Colomba da Rieti


Alguns meses antes de sua morte, São Domingos apareceu a ela, dizendo: "Alegra-te, minha filha. A hora está próxima, logo estarás sempre unida a teu Esposo". Depois que o serva de Deus sofreu uma doença longa e dolorosa, esta hora feliz chegou finalmente, na véspera da Ascensão, em 20 de maio de 1501.

A lenda diz que no momento de sua morte, seu amigo e colega terciário dominicano, o Beato Osanna de Mântua , viu a alma de Columba como uma "radiação subindo ao céu". A cidade inteira foi para o seu funeral, que foi pago pelos pais da cidade.



Ela era famosa por seu conselho espiritual, devoção ao Santíssimo Sacramento , e milagres fantásticos foram atribuídos a ela.

     O seu culto foi reconhecido por Urbano VIII em 1627. As relíquias da Beata Colomba ainda são veneradas em Perugia, e sua festa é mantida pela Ordem Dominicana em 20 de maio. O papa Urbano VIII declarou Colomba de Rieti padroeira de Perugia.



Image result for saintcolumba de rieti


Do ponto de vista iconográfico, a Beata Colomba é representada nas roupas Dominicana. Ela é muitas vezes representada com uma pomba. Às vezes, a cabeça está cercada por uma grinalda de rosas. Ela pode estar segurando um lírio e uma cruz. É pintada na Glória e muitas vezes em uma de suas visões místicas. Suas imagens podem ser vistas em algumas igrejas na província de Perugia, Rieti e  há uma imagem valiosa de Carlo Francesco Nuvolone em uma coleção privada em Lodi .


Image result for Colomba da Rieti


Seu corpo e muitas relíquias dela estão preservados no mosteiro das Irmãs Dominicanas de Perugia, para onde foram transferidos após a supressão do mosteiro original.


"E eu vos digo: Granjeai amigos com as riquezas da injustiça;
 para que, quando estas vos faltarem, 
vos recebam eles nos tabernáculos eternos. "
São Lucas 16,9



Image result for columba de rieti



ORAÇÃO À BEATA COLOMBA DE RIETI 
(contra vícios , tentações e magias)

Gloriosa e  querida Beata Colomba,
tu ,que fostes tão grande na prática da virtude, 
obtenha de Deus  que eu possa crescer na fé e na coragem
 de confessar não só com palavras, 
mas com as obras o meu amor a Cristo.
Alcançai-me com tua oração 
que eu ame a Deus com todo o meu coração 
e por Ele e Nele que eu ame o meu próximo. 
Intercedei por mim na tribulação para que tudo suporte por amor a Cristo e para que eu saiba esperar
de sua infinita bondade  as consolações e graças necessárias para alcançar a salvação eterna.
Livrai-nos com tua intercessão 
de todos os inimigos corporais e espirituais,
 de todas as tentações e vícios,
 de toda força maligna e magia.
 Que eu vença o mal com o Bem, pratique as virtudes e com o poder da oração vença todos os meus inimigos, convertendo -os em nome de Jesus, Nosso Senhor e Salvador. 
Obtenha do Senhor que eu possa viver e morrer sempre na comunhão e devoção com o Santíssimo Sacramento do Altar
 e no último dia de minha vida possa partir deste mundo assistido pelos sacramentos da  Santa Mãe Igreja.
Amém!




Image result for saintcolumba de rieti

Filipenses 4, 8.9: 
"Irmãos: tudo o que é verdadeiro, tudo o que é justo e puro, tudo o que é amável e de boa reputação, tudo o que é virtude e digno de louvor, é o que deveis ter no pensamento.
E o Deus da paz estará convosco. "

V. A Vós Senhor, entoarei salmos (T. P. Aleluia). 
R. Quero seguir o caminho perfeito (T. P. Aleluia).


Image result for pomba gif


ORAÇÃO:
Senhor, que destes a Beata Colomba de Rieti
 a graça de imitar fielmente a Cristo pobre e humilde,
 concedei-nos também a nós,
 por intercessão desta santa, que, 
vivendo plenamente a nossa voca-
ção, caminhemos para a santidade perfeita,
 à imagem de Jesus Cristo vosso Filho, 
Ele que é Deus convosco
 na unidade do Espírito Santo.
Amém!

Image result for columba de rieti

Beata Colomba de Rieti em oração.


Romanos 12, 1-2:
"Peço-vos, irmãos, pela misericórdia de Deus, que vos ofere-
çais a vós mesmos como vítima santa, viva, agradável a Deus.
Tal é o culto espiritual que Lhe deveis prestar. Não vos conformeis
com este mundo; mas transformai-vos pela renovação
da vossa mente, para saberdes discernir, segundo a vontade de

Deus, o que é bom, o que Lhe é agradável, o que é perfeito."



Image result for Colomba da Rieti


Fontes:

Nenhum comentário:

Postar um comentário