quarta-feira, 7 de julho de 2010

SÃO PROCÓPIO - 08 DE JULHO

Seu nome completo era São Procopius de Scythopolis.

Nasceu na cidade de Jerusalém e faleceu em Systhopolis no dia 7 de julho de 303.

 

Foi uma das primeiras vitimas do imperador Diocleciano, feroz perseguidor dos cristãos na Palestina. Segundo o historiador Euzebius, em seu texto, conta como Procopius sofreu o seu martírio:

O primeiro dos mártires da Palestina foi Procopius, um homem cheio da graça divina que desde sua adolescência devotou a castidade e a pratica das virtudes e da humildade ... .


Ele vivia apenas com pão e água e somente comia a cada três dias e as vezes prolongava seu jejum por uma semana inteira. ... Enviado com seus companheiros para a Caesarea... - Pois havia ultrapassado os portões da cidade, desrespeitando as leis romanas vigentes na época, que poibiam o acesso de cristãos em Jerusalem, na antiga Palestina, foi preso e julgado sumariamente pelo juiz local Flaviano, pois acreditava piamente em sua fé e dogmas cristãos, recusando-se a ofertar oferendas, mesmo ao imperador.

Condenado, foi decapitado, sendo o primeiro martírio executado na Caesarea.



Notóriamente, sua conversão é igual a de São Paulo. Quando estava preso converteu seus guardas. Na presença dos juizes deixou-os boquiabertos com sua notável sabedoria e suas citações de Platão, Aristóteles, Galeno , Homero e Sócrates, o que não impediu a sua morte.

 

Popularmente, era originalmente chamado de Neanias.
Nasceu em Jerusalém e foi feito Duque de Alexandria por Diocleciano que o enviou para combater os cristãos na Alexandria.

A caminho, teve uma visão similar a de São Paulo, tornando-se cristão. Acorrentado é levado de volta Caesarea onde o governador Oulcion mandou torturá-lo. Com a morte repentina de Oulcion, sucedeu-o Flaviano, que mesmo sob tortura e enriquecedouros argumentos foi assim mesmo executado.

É venerado em vários locais construídos em sua homenagem.
Sua festa é celebrada no dia 8 de julho

Nenhum comentário:

Postar um comentário