Santa Marta, irmã de São Lazaro e de Santa Maria de Betânia,(também chamada de Margarete), perto de Jerusalém, é a padroeira da cozinheiras e donas de casa.
Ela era a anfitriã e a dona da casa por ser a irmã mais velha. Quando Jesus se hospedava em sua casa, em Betânia, Marta era solícita e cuidava do seu bem estar.
Em uma visita, recorda Lucas no seu evangelho, Marta reclamou que Maria ficava sentada ouvindo Jesus, deixando-a com todo o trabalho. Jesus respondeu em tom de brincadeira, " foi Maria que escolheu a melhor parte".
Assim Marta tornou-se o protótipo da ativista Cristã e Maria o símbolo da vida contemplativa.
Marta foi a única que foi procurar Jesus, quando Lázaro morreu, enquanto Maria ficou em casa .
A tradição diz ainda que, para aqueles que diziam que já era tarde e que Lázaro já estava morto, Marta retrucou energicamente "que não tinha a menor importância e que Jesus iria curá-lo".
E de fato quando Jesus chegou Lázaro já estava enterrado e seu corpo já apresentava sinais de putrefação, mas Marta não se abalou, e com enorme fé, pediu a Jesus para curá-lo e este foi o maior dos milagres de Jesus.
Mais ainda: Ela disse a Jesus que acreditava que o Senhor Pai daria a ele o que pedisse. Em resposta aquela fé inabalável, ela foi a primeira a ouvir de Jesus a sua mais profunda revelação.
Quando Marta disse que ela acreditava que seu irmão iria se levantar de novo, Jesus disse a Marta: "Eu sou a ressurreição e a vida, aquele que crê em mim viverá mesmo que ele morra, e todos que vivem e creem em mim, nunca morrerão."
"Você acredita nisto ?" perguntou Jesus a Marta, e ela respondeu: "Sim meu Senhor, eu acredito que Você é o Messias e o Filho de Deus."
Considera-se Santa Marta uma poderosa intercessora, pois sua intercessão lhe alcançou a ressurreição de seu irmão, São Lazáro.
Considera-se Santa Marta uma poderosa intercessora, pois sua intercessão lhe alcançou a ressurreição de seu irmão, São Lazáro.
A tradição diz ainda que Marta foi com Maria e Lázaro para a França servindo de missionária na Provença.
Em outra versão Lázaro e suas irmãs vão para Chipre onde ele se torna bispo de Kition ou Lanarka.
As suas supostas relíquias teriam sido transladadas para Constantinopla e varias igrejas e capelas foram erigidas em sua honra na Síria.
Relíquias de Santa Marta da Igreja de Tarascon
Relíquias de Santa Marta da Igreja de Tarascon
A Basílica de São Lázaro, santo padroeiro de Lanarka, construída em 890 DC era um templo cristão do quinto século no qual existia um sarcófago com a com a inscrição: "Lázaro, o amigo de Cristo". Isto reforça a tradição que ele viveu sua "segunda vida ressuscitado" em Kition, Lanarka.
A tradição diz ainda que Santa Marta é protetora contra as falsas preocupações e superstições.
Isto no Brasil, significaria proteção contra: mau olhado, inveja, pragas, bruxarias, descarrego e outras superstições para as quais ela oferece um escudo impenetrável.
Ela é a padroeira das donas de casa.
Seu culto tornou-se mais popular na época das Cruzadas, onde se conta que Santa Marta, com o poder da fé, estrangulara Tarasca, um dragão que devorava animais e crianças na França.
Por isso, sua imagem traz a lembrança deste fato; ela sempre é retratada com um dragão derrotado aos seus pés
A lenda conta que após a morte de Jesus, Marta e seus irmãos, Maria e Lázaro, foram banidos de Judeia por ocasião da primeira perseguição. Não podiam os judeus sofrer a presença de Lázaro, porque era um testemunho vivo da divindade daquele a quem tinham dado a morte; não ousando todavia tirar-lhe a vida com receio de que lhe fosse restituído uma segunda vez para vergonha sua, lembraram-se de meter toda aquela família numa barca sem mastros, sem leme e sem velas.
É de antiga e respeitável tradição, que parece estar autorizada pela igreja, que Santa Marta anunciara a fé de Jesus Cristo em Marselha, Aix, Avinhão e em toda a Provença; e que por toda a parte efetuara muitas conversões.
Conta-se, explicando aos povos de Avinhão as verdades da nossa religião Cristã, um mancebo que estava da banda de além do Ródano, desejava com paixão ouvir Santa Marta; tentou pois atravessar o rio a nado, mas tendo sido arrastado pela rapidez das águas, fora submergido. Deram notícia à santa desta desgraça, e esta dizendo a uns pescadores que tirassem para fora o cadáver, depois de uma breve oração restituiu-o à vida.
Fez grande ruído este milagre. Os habitantes de Tarascon e as povoações vizinhas vieram então pedir o socorro da santa contra um dragão que fazia enormes estragos. Como Santa Marta não tinha outro fim do que a glória de Jesus Cristo e a salvação das almas, reconheceu que um milagre causaria a satisfação sobre aqueles pagãos. Embrenhou-se por um bosque vizinho e achou o dragão que estava a devorar um homem.
Fez o sinal da cruz, aspergiu-o com algumas gotas de água benta, atou-o com o seu próprio cinto e trouxe-o à cidade, como se fora um manso cordeiro.
Atônito o povo acudia a presenciar esta maravilha, e, depois de terem morto o dragão a pau e à pedrada, lançaram-se todos aos pés da santa, pedindo-lhe que os não abandonasse.
Santa Marta permaneceu nesse lugar, tendo criado uma comunidade de donzelas convertidas e que quiseram acompanha-la. Refere-se que edificaram nesse lugar um mosteiro, onde como esposas de Jesus Cristo viviam à maneira de anjos debaixo da direção daquela que fora hospedeira e discípula do Senhor.
Todos os anos os habitantes de Tarascon organizam uma grande festa em honra de Santa Marta, protetora da sua cidade, no dia 29 de Julho.
NOVENA DE SANTA MARTA
(REZAR POR NOVE TERÇAS-FEIRAS)
ORAÇÃO:
Ó gloriosa Santa Marta, entrego-me confiante em vossas mãos, esperando o vosso amparo.
Acolhei-me sob a vossa proteção, consolai-me nos meus sofrimentos.
Em prova do meu afeto e devoção, ofereço-vos esta luz (acende-se uma vela), que acenderei todas as terças-feiras desta novena.
Pela felicidade que tivestes em hospedar em vossa casa o Divino Salvador do mundo, consolai-me em minhas penas.
Intercedei hoje e sempre por mim e por minha família, para que tenhamos o auxílio de Deus Todo-Poderoso nas dificuldades da nossa vida.
Suplico-vos, gloriosa santa, que em vossa grande bondade, me consigais especialmente a graça que ardentemente vos peço e que tanto preciso (pedido)...
Rogo-vos que me ajudeis a vencer todos os obstáculos que se apresentarem em meu caminho, com a mesma sinceridade e fortaleza que vós tivestes ao transpassar o dragão que tendes em vossos pés.
Amém.
Sua festa é celebrada no dia 29 de julho.
Santa Marta de Betânia,
hospedeira do Senhor,
hoje o Povo da Aliança
canta um hino em teu louvor.
Tua casa foi o abrigo
onde o Mestre repousou.
No calor de um lar amigo,
ele as forças renovou.
Pão e vinho lhe serviste,
quando tua irmã, Maria,
vida eterna em alimento
dos seus lábios recebia.
Reclamaste a sua ausência
junto a Lázaro doente,
proclamando assim a fé
no seu verbo onipotente.
Dele escutas a promessa:
Teu irmão ressurgirá.
E proclamas: Tu és o Cristo,
Deus conosco em ti está.
No milagre testemunhas
seu poder e seu amor:
teu irmão retorna à vida,
à palavra do Senhor.
Que possamos caminhar
com Jesus, na fé ardente,
e contigo contemplar
sua face eternamente.
Juntamente com todas as santas mulheres, louvemos, irmãos e irmãs, nosso Salvador; e
peçamos:
R. Vinde, Senhor Jesus!
Senhor Jesus, a quem as santas mulheres serviam em vossas jornadas,
– concedei-nos seguir fielmente os vossos passos.R.
Senhor Jesus, Mestre a quem Maria escutava, enquanto Marta vos servia;
– concedei-nos também vos servirmos na fé e na caridade. R.
Oração
Pai todo-poderoso,
cujo Filho quis hospedar-se em casa de Marta,
concedei por sua intercessão que,
servindo fielmente a Cristo em nossos irmãos e irmãs,
sejamos recebidos por vós em vossa casa.
Por nosso Senhor Jesus Cristo,
vosso Filho,
na unidade do Espírito Santo.
Amém!
Ó Santa Marta, mulher feliz,
nós vos queremos felicitar.
Vós merecestes receber Cristo
por muitas vezes em vosso lar.
Vós recebestes tão grande Hóspede
com mil cuidados, nosso Senhor,
em muitas coisas sempre solícita
e impelida por terno amor.
Enquanto alegre servis a Cristo,
Maria e Lázaro, vossos irmãos,
podem atentos receber dele
a graça e vida por refeição.
Enquanto a vossa feliz irmã
com seus aromas a Cristo ungia,
serviço extremo vós dedicastes
a Quem à morte se dirigia.
Ó hospedeira feliz do Mestre,
nos corações acendei o amor,
para que sejam eternamente
lares amigos para o Senhor.
Seja à Trindade eterna glória!
E no céu queira nos hospedar
para convosco, no lar celeste,
louvor perene sem fim cantar.
Leitura breve: Tiago 1,22.25
Sede praticantes da Palavra e não meros ouvintes, enganando-vos a vós mesmos. Aquele, porém, que se debruça sobre a Lei da liberdade, agora levada à perfeição, e nela persevera, não como um ouvinte distraído, mas praticando o que ela ordena, esse será feliz naquilo que faz.