quarta-feira, 31 de maio de 2017

SÃO FRANCISCO CARACCIOLO - PROTETOR CONTRA PROBLEMAS DE PELE E PELA CONVERSÃO DOS PRESIDIÁRIOS- 04 DE JUNHO







São Francisco Caracciolo Ascânio Caracciolo era um italiano descendente, por parte de mãe, de santo Tomás de Aquino, portanto, como ele, tinha vínculos com a elite da nobreza. Nasceu próximo de Nápoles, na Vila Santa Maria de Chieti, em 13 de outubro de 1563. A família, muito cristã, preparou-o para a vida de negócios e da política, em meio às festas sociais e aos esportes.

Na adolescência, decidiu pela carreira militar. Mas foi acometido por uma doença rara na pele, parecida com a lepra e incurável também, alguns afirmam ter sio uma elefantíase que o desfigurava todo.

 Quando todos os tratamentos se esgotaram, Ascânio rezou com fervor a Deus, pedindo que ele o curasse e prometendo que, se tal graça fosse concedida, entregaria a sua vida somente a seu serviço. Pouco depois a cura aconteceu.








Cumprindo sua determinação, tinha então vinte e dois anos, foi para Nápoles, onde estudou teologia e ordenou-se sacerdote. Começou seu trabalho junto aos “Padres Brancos da Justiça”, que se dedicavam ao apostolado dos encarcerados, doentes e pobres abandonados.

Entretanto, Deus tinha outros planos para ele. Na organização dos “Padres Brancos” havia um outro sacerdote que tinha exatamente o seu nome: Ascânio Caracciolo, só que era mais velho. 

Certo dia de 1588, o correio cometeu um erro, entregando uma carta endereçada ao Ascânio mais velho para o mais jovem, no caso ele. A carta fora escrita pelo sacerdote João Agostinho Adorno e por Fabrício Caracciolo, abade de Santa Maria Maior de Nápoles. E ambos se dirigiam ao velho Ascânio Caracciolo para pedir que colaborasse com a fundação de uma nova Ordem, a dos “Clérigos Regulares Menores”, dando alguns detalhes sobre o carisma que desejavam implantar.

O jovem Ascânio percebeu que a nova Ordem vinha ao encontro com o que ele procurava e foi conversar com os dois sacerdotes. 







Depois os três se isolaram no mosteiro dos camaldulenses, para rezar, jejuar e pedir a luz do Espírito Santo para a elaboração das Regras. Ao final de quarenta dias, com os regulamentos prontos, Ascânio propôs que fosse incluído um quarto voto, além dos três habituais de pobreza, obediência e castidade: o de não aceitar nenhum posto de hierarquia eclesiástica. O voto foi aceito e incorporado à nova Ordem.

Quando a comunidade contava com doze integrantes, os três foram ao papa Xisto V pedir sua aprovação, concedida no dia 1º de junho de 1588. Um ano depois, Ascânio vestiu o habito dos Clérigos Regulares Menores tomando o nome de Francisco, em homenagem ao santo de Assis, no qual se espelhava.

Eles pretendiam estabelecer-se em Nápoles, mas o papa sugeriu que fossem para a Espanha, região que carecia de novas Ordens. Porém, ao chegarem em Madri, o rei não permitiu a sua fundação. Voltaram para Nápoles. Nessa ocasião morreu Adorno, que era o prepósito-geral da Ordem, tarefa que Francisco Caracciolo assumiu com humildade até morrer.

Fiel ao pedido do papa, não desistiu da Espanha, para onde voltou outras vezes. Entre 1595 e 1598, Francisco fundou, em Valadolid, uma casa de religiosos; em Alcalá, um colégio; e, em Madri, um seminário, no qual foi mestre dos noviços. Mais tarde, retornou para a Casa-mãe em Nápoles, que fora transferida para Santa Maria Maior devido ao seu rápido crescimento.








Foram atividades intensas de que seu corpo frágil logo se ressentiu. Adoeceu durante uma visita aos padres do Oratório da cidade de Agnone e morreu, aos quarenta e quatro anos de idade, em 4 de junho de 1608. 

Três dias após a morte foi feita uma autópsia de seu corpo. Em torno de seu coração, foram encontradas impressas as seguintes palavras: "O zelo da tua casa me devorará!".









Durante a sua estada em Agnona, São Francisco Carcciolo encontrou um jovem levando uma  vida dissoluta. Ele o exortou a se converter para evitar a condenação eterna. O tolo acolheu a exortação com um sorriso superior, zombando da ameaça. Em seguida, São Francisco Caracciolo disse, com olhar severo: "Tudo bem que você zombe de mim, mas peça a misericórdia de Deus ou dentro de uma hora você vai cair nas mãos de sua justiça!" Antes que o tempo previsto, é cumprida a profecia e o jovem mundano caiu morto.

No dia em que morreu, uma hora antes do amanhecer, ele levantou-se e gritou: “Para o Céu” e logo depois faleceu.  

O santo, ao morrer, lembrou-se dos sacerdotes, deixando quase um testamento: "Precioso Sangue do Meu Jesus, você é meu, e em você e com você espero me salvar. Ó sacerdotes, esforcem-se em  celebrar a Missa todos os dias e de enebriar-se por completo desse sangue. " 


Na Bula de canonização foi dito que nada em Francisco Carcciolo era mais doce do que falar sobre Deus, nada era normal que o desejo de amá-lo, porque ele foi chamado o promotor e pregador do amor divino. Nele, o fogo do amor divino era tão grande que até brilhava em seu rosto. 



Distinguiu-se especialmente pelo seu ardente amor pela Eucaristia expressa pela prática da adoração perpétua. 







Foi um promotor da adoração ao Santíssimo.  Diante do Sacramento ficava, às noites,  em adoração, durante a qual, inflamado, derramava copiosas lágrimas.

Para promover o culto da Eucaristia, decidiu que os alunos de sua ordem todos os dias, por sua vez, se revezariam adorando o Santíssimo Sacramento. Esse exercício piedoso escolheu como sua principal característica.

 Ele não se cansava de exortar os sacerdotes a celebrar a missa diária e aos fiéis a receber a comunhão com frequência, e para promover a adoração ao Santíssimo Sacramento da Eucaristia, promovia uma adoração a cada primeiro domingo do mês. Para isso seu bispo em Abruzzo deu-lhe o título de protetor do movimento eucarístico da sua região.

O fervor eucarístico se transformou em entusiasmo para cuidar do próximo.  



São Francisco Caracciolo converte uma prostituta



Em Nápoles, o Santo, era conhecido como o Bom Samaritano "dos subúrbios geográficos e morais". "Tal era a sua preocupação pela  conversão dos pecadores, prostitutas e os condenados à morte  que foi chamado de" caçador de almas ".

 Ele foi diligente em visitar os doentes, ajudar os moribundos, para recolher esmolas para garantir a educação e o casamento de meninas. Foi realmente o "pai dos pobres". Incansável na escuta das confissões, no sentido de tornar a doutrina acessível para as crianças, para pregar as verdades eternas para os fiéis, organizou congregações e foi também  chamado de "o homem bronze." 







Quadro de São Francisco Caracciolo escrevendo a regra de sua Congregação.

Canonizado em 1807 pelo papa Pio VII.  Em 1838, ele foi escolhido como um dos santos padroeiros de Nápoles , onde seu corpo descansa. 





Igreja de Monteverginella


Ele foi enterrado em Santa Maria Maggiore, mas depois foi transferido para a igreja de Monteverginella . Seu culto em Nápoles atingiu o seu apogeu durante o primeiro terço do século XIX, declinando mais tarde.








 É padroeiro da Associação dos cozinheiros, chefs, italianos, escolhido em 1838. Entre seus numerosos milagres, temos a cura de um aleijado precisamente durante seus funerais, acendendo totalmente a devoção dos napolitanos para com este grande santo.




Relicário de prata de São Francisco Caracciolo




Suas relíquias estão parte em Nápoles e parte em San Lorenzo in Lucina, Roma.








ORAÇÃO CONTRA PROBLEMAS DE PELE:


Em nome do Pai + do Filho + do Espírito Santo.

Deus Todo Poderoso, que sentis prazer em glorificar os Vossos servidores, eu Vos peço, humildemente, que me socorrais na minha aflição, pela intercessão de São Francisco Caracciolo, que foi curado de uma doença grave na pele, eu vos imploro.

Ouvi a minha prece, Senhor Deus,
 pelo sangue de Nosso Senhor Jesus Cristo. 

Em nome do Pai + do Filho + do Espírito Santo.
Assim seja.

Repetir três vezes:

São Francisco Caracciolo, 
que nunca faltais com o Vosso socorro aos que Vos invocam,
 rogai por nós.


Em nome do Pai + do Filho + do Espírito Santo.

Deus Todo Poderoso, que sentis prazer em glorificar os Vossos servidores, eu Vos peço, humildemente, que me socorrais na minha aflição, pela intercessão de São Francisco Caracciolo,
 que serviu ao Senhor em adoração e ajudando o próximo.

Ouvi a minha prece, Senhor Deus,
 pelo sangue de Nosso Senhor Jesus Cristo e assim que ficar curado também servirei ao Senhor em adoração 
e nos cuidados ao próximo.

Em nome do Pai + do Filho + do Espírito Santo.
Assim seja.

Repetir três vezes:

São Francisco Caracciolo, 
que nunca faltais com o Vosso socorro aos que Vos invocam,
 rogai por nós.




ORAÇÃO PELOS PRESIDIÁRIOS E MARGINALIZADOS:

São Francisco Caracciolo, 
peço-vos, pelo amor que tivestes junto aos presidiários,
 que inspire leigos e religiosos para o conforto 
e para a conversão desses homens e mulheres 
que por falta de um berço cristão
 e pelas más companhias tornaram-se criminosos e marginalizados. Que todos os cristãos lembrem-se de orar diariamente por eles 
e por todas as crianças 
e jovens que também se encontram encarcerados. 
Por Cristo Nosso Senhor. 
Amém.



ORAÇÃO:
Senhor, 
pelos méritos de São Francisco Caracciolo, 
nós vos pedimos que nos seja dado
 um coração disponível para servir-Vos
 através de nossos irmãos e da Vossa Igreja, 
sempre na discrição, na humildade e solicitude, 
sem almejar nossos próprios interesses.
Amém!





FONTES:
http://www.fatima.pe/articulo-948-san-francisco-caracciolo
http://leyendasdesevilla.blogspot.com.br/2013/01/iglesia-de-santa-cruz-iii-y-final-nave.html
http://www.fatima.pe/articulo-948-san-francisco-caracciolo
https://es.wikipedia.org/wiki/Francisco_Caracciolo
https://www.youtube.com/watch?v=aSawWvz-DGA
http://www.padricaracciolini.org/pages/IL%20CORPO%20DI%20SAN%20FRANCESCO%20CARACCIOLO%20NEL%20DUOMO%20DI%20NAPOLI.html
https://gpcentofanti.wordpress.com/2014/06/04/santi-e-beati-memoria-di-oggi-san-francesco-caracciolo-sacerdote/









domingo, 28 de maio de 2017

SANTO ANÍBAL MARIA DE FRANCIA - APÓSTOLO DAS ORAÇÕES PELAS VOCAÇÕES - 01 DE JUNHO








É o padroeiro da animação vocacional.

Aníbal Maria Di Francia nasceu em Messina (Itália) aos 5 de julho de 1851. Foram seus pais, a nobre senhora Anna Toscano e o cavalheiro Francisco, marquês de S. Catarina de Jonio, vice-cônsul pontifício e capitão honorário da marinha.

Aníbal, terceiro de quatro filhos, ficou órfão aos 15 meses pela morte prematura do pai. A amarga experiência infundiu no ânimo precoce do menino, uma particular ternura e um especial amor para com os órfãos e crianças abandonadas que caracterizaram não só a sua vida, mas todo o seu sistema educativo.

Desenvolveu grande amor a Jesus Sacramentado, tanto que recebeu autorização - excepcional naquele tempo - de comungar diariamente. Muito jovem ainda, diante de Jesus Sacramentado solenemente exposto, recebeu a graça especial que podemos definir como a inteligência do Rogate (Rogai): «A colheita é grande, mas os trabalhadores são poucos. Rogai [Rogate], pois, ao dono da colheita que mande trabalhadores para a sua colheita» (Mt 9, 38; Lc 10, 2). Estas palavras do Evangelho constituíram a intuição fundamental, o carisma ao qual dedicou toda a sua vida.

Dotado de grande genialidade e notáveis capacidades literárias, apenas ouviu a chamada do Senhor, respondeu pronta e generosamente, adaptando os talentos ao seu ministério. 


Image result for sant'Annibale Maria di Francia




Completados os estudos, aos 16 de março de 1878, foi ordenado sacerdote. Alguns meses antes se encontrou providencialmente com um mendigo quase cego que lhe proporcionou a oportunidade de entrar em contato com a triste realidade social e moral da periferia mais pobre de Messina, as assim chamadas Casas Avignone que lhe abriu o caminho daquele imenso amor para com os pobres e órfãos que se tornou uma característica fundamental de sua vida. Com o consentimento de seu Bispo foi morar naquele gueto e empenhou todas as suas energias na redenção daqueles infelizes, que aos seus olhos se apresentavam com a imagem evangélica das ovelhas sem pastor. Foi uma experiência marcada por contradições, incompreensões e dificuldades de todo tipo, que superou com grande fé, vendo nos humildes e marginalizados o próprio Jesus Cristo realizando aquilo que definia «espírito de dupla caridade: evangelização e serviço dos pobres».




Image result for ANIBAL Maria di Francia


No ano de 1882 tiveram início seus orfanatos que em seguida colocou sob a proteção de Santo Antonio de Pádua, daí recebendo o nome de antonianos.

Sua preocupação não consistia somente em dar aos órfãos pão e trabalho, mas, sobretudo em proporcionar-lhes educação integral especialmente no aspecto moral e religioso, oferecendo aos assistidos um verdadeiro clima de família que favorecesse o processo formativo de descobrir e realizar o plano de Deus.




Image result for ANIBAL Maria di Francia





Pelo seu espírito missionário desejava abraçar todos os órfãos e pobres do mundo. Mas o que fazer? A palavra Rogate abria-lhe esta possibilidade. Por isso escreveu: «O que é este punhado de órfãos que são evangelizados diante de milhões que se perdem e são abandonados como rebanho sem pastor? Eu procurava uma saída ampla, imensa e a encontrei nas adoráveis palavras de N. S. Jesus Cristo: Rogate ergo... e então me pareceu ter encontrado o segredo de todas as boas obras e da salvação de todos os homens».

Aníbal tinha intuído que o Rogate não era uma simples recomendação do Senhor, mas um comando explicito e um «remédio infalível». Razão pela qual seu carisma deve ser considerado principio animador de uma providencial fundação na Igreja. Outro aspecto a se destacar é que ele antecede o tempo ao considerar como vocações também os leigos engajados, pais, professores e até os bons governantes.

Para realizar na Igreja e no mundo seus ideais apostólicos, fundou duas novas famílias religiosas: em 1887 a Congregação das Filhas do Divino Zelo e, dez anos mais tarde, a dos Rogacionistas. 



Aníbal Maria Di Francia com seus primeiros colaboradores, em Messina, em 1897
Aníbal Maria Di Francia com seus primeiros colaboradores, em Messina, em 1897




Quis que os membros dos dois Institutos, aprovados canonicamente aos 6 de agosto de 1926, se empenhassem a viver o Rogate com um quarto voto.
 Assim o Di Francia escreveu numa suplica de 1909 a S. Pio X: 

«Dediquei-me desde a minha juventude à santa palavra do Evangelho: Rogate ergo. Nos meus mínimos Institutos de beneficência se eleva oração incessante e cotidiana dos órfãos, dos pobres, dos sacerdotes e virgens consagradas, com as quais se suplicam aos Corações Santíssimos de Jesus e Maria, ao Patriarca S. Jose e aos Santos Apóstolos para que queiram prover abundantemente a S. Igreja de sacerdotes eleitos e santos, de evangélicos operários da mística messe das almas».

Para difundir a oração pelas vocações promoveu numerosas iniciativas, correspondia-se e teve encontros pessoais com os Sumos Pontífices de seu tempo, instituiu a Sagrada Aliança para o clero e a Pia União da Rogação Evangélica para todos os fiéis. Fundou o jornal com o significativo titulo «Deus e o Próximo» para envolver os fiéis na vivência dos mesmos ideais.

«É toda a Igreja - escreve - que oficialmente deve rezar para esta intenção, pois a missão da oração para obter bons operários é tal que deve interessar vivamente os bispos, os pastores do místico rebanho, aos quais são confiadas as almas e são hoje os apóstolos de Jesus Cristo». O Dia Mundial de oração pelas vocações, instituído por Paulo VI em 1964, pode considerar-se a resposta da Igreja à esta sua intuição.



Image result for ANIBAL Maria di Francia




Teve grandíssimo amor ao sacerdócio, convicto de que somente mediante a ação de numerosos e santos sacerdotes é possível salvar a humanidade. Empenhou-se fortemente na formação espiritual dos seminaristas que o Arcebispo de Messina confiou a seus cuidados. Com freqüência repetia que sem uma sólida formação espiritual, sem oração, «toda fadiga dos bispos e reitores de seminários se reduz geralmente a um cultivo artificial de padres...». 

Sua caridade, definida sem cálculos e sem limites, manifestou-se com conotações particulares mesmo para com sacerdotes em dificuldade e irmãs de clausura.

Durante sua vida terrena já se manifestava clara e genuína fama de santidade observável em todos os níveis, de tal modo que, - quando a 1 de junho 1927 morria santamente em Messina, confortado pela presença de Nossa Senhora que muito amara ao longo de sua existência, o povo repetia: «vamos ver o santo que dorme». 



Image result for sant'Annibale Maria di Francia




Seus funerais foram uma verdadeira e própria apoteose que os jornais da época registraram com precisão não só com artigos, mas também com fotografias. As autoridades foram solícitas em permitir que fosse sepultado no Templo da Rogação Evangélica, cuja construção ele mesmo quis e que é dedicado exatamente ao divino preceito: «Rogai ao dono da colheita para que mande trabalhadores à sua colheita».

As Congregações religiosas dos Rogacionistas e das Filhas do Divino Zelo, fundadas por Padre Aníbal, estão presentes nos cinco continentes empenhadas conforme os ideais do Fundador, na difusão da oração pelas vocações através de centros vocacionais e editoras e na gestão de institutos-assistenciais a favor das crianças (Menores abandonados, meninos de rua, órfãos, surdos-mudos), centros nutricionais e de saúde, abrigos para anciãos e Casa para mães solteiras, escolas e centros de formação profissional...



Image result for ANIBAL Maria di Francia



A santidade e missão de Padre Aníbal declarado «insígne apóstolo da oração pelas vocações» são experimentadas hoje profundamente por todos que estão compenetrados das necessidades vocacionais da Igreja.

O Sumo Pontífice João Paulo II o proclamou Bem-aventurado aos 7 de outubro de 1990 definindo-o «autêntico antecipador e zeloso mestre da moderna pastoral vocacional».

MILAGRES PARA A BEATIFICAÇÃO E CANONIZAÇÃO

Os acontecimentos milagrosos que foram atribuídos à intercessão do Padre Aníbal Maria Di Francia, e que acompanharam o processo de beatificação para a canonização foram a cura da pequena brasileira Gleida,  e a da pequena dinamarquesa Charisse Philippine Nicole Diaz. 
Foi beatificado em 07 de outubro domingos 1990 e canonizado em Roma pelo Papa Giovanni Paolo II domingos 16 de Maio de de 2004 no adro da igreja de São Pedro.

S. Aníbal Maria Di Francia, é o apóstolo da oração pelas vocações. "A comemoração litúrgica cai em 1 de Junho.





Canonização: 16 de maio de 2004, vaticano por Papa João Paulo II



Para efeitos de canonização , a Igreja Católica aprovou como milagrosa, a cura de Charisse Nicole Diaz, recuperada em 1993 de meningite bactérias resistentes a antibióticos . Charisse Nicole Diaz, nascida em 28 de janeiro de 1993, no Hospital de St. Paul, em Iloilo, Filipinas, durante a internação, contraiu pseudomonas meningite bacteriana com hidrocefalia e atrofia do córtex cerebral . As bactérias se mostraram resistentes aos antibióticos utilizados e os pais, ambos médicos, sabiam que, se sobrevivesse, o que é improvável, traria resultados incapacitantes.

Graças à intervenção de um parente rogacionista , família e amigos começaram uma novena para obter a intercessão do Padre Aníbal, ainda Beato .

A criança recebeu alta hospitalar após 36 dias de internação, completamente curada.

O caso, após o julgamento diocese , foi submetido à Congregação para as Causas dos Santos , que em 15 de outubro 2003 , promulgou um decreto sobre o milagre, declarando a cura inexplicável e ausência de pós-efeitos esperados.




ORAÇÃO

Ó Coração Divino de Jesus, que escolhestes a Santo Aníbal Maria para ser o apóstolo das oração pelas vocações e lhe deste tanta caridade, tornando-o pai dos órfãos e dos pobres, concedei-me a força de imitar o seu exemplo e as suas virtudes. Por sua intercessão, daí-me a graça que vos peço…

1 Pai nosso
1 Ave Maria 

Santo Aníbal, Rogai por nós!
Amém.
Image result for sant'Annibale Maria di Francia





1 Pedro 5, 1-4
Recomendo aos presbíteros que estão entre vós, eu também
presbítero como eles, testemunha dos sofrimentos de Cristo
e participante da glória que há-de ser revelada: Apascentai o
rebanho de Deus que vos foi confiado, velando por ele, não
constrangidos mas de boa vontade, segundo Deus, não por
ganância mas por dedicação, nem como dominadores sobre
aqueles que vos foram confiados mas tornando-vos modelos
do rebanho. E quando aparecer o supremo Pastor, recebereis a
coroa eterna de glória.



Image result for sant'Annibale Maria di Francia


Ant. Fiz-me tudo para todos, para salvar a todos (T. P. Aleluia).

OREMOS:

Senhor, luz dos fiéis e pastor das almas, 
que destes à vossa Igreja Santo Aníbal Maria de Francia,
 para apascentar o vosso povo com a sua doutrina
 e o iluminar com o exemplo da própria vida,
 fazei que, por sua intercessão, 
perseveremos na fé que ele ensinou com a sua palavra
 e sigamos o caminho que ele mostrou pelo seu exemplo. 
Por Nosso Senhor





Image result for sant'Annibale Maria di Francia


1 Tim 3, 13
Aqueles que exercerem bem o seu ministério, alcançam
uma posição honrosa e uma grande confiança fundada sobre a
fé em Cristo Jesus.

V.Se o Senhor não edificar a casa (T. P. Aleluia),
R. Em vão trabalham os que a constroem (T. P. Aleluia).




Image result for sant'Annibale Maria di Francia




ORAÇÃO:
Senhor, que, na vossa infinita misericórdia,
 confiastes a Santo Aníbal Maria de Francia 
a missão de anunciar as insondáveis riquezas de Cristo,
concedei-nos, por sua intercessão,
 a graça de crescer no conhecimento da vossa verdade
 e de viver segundo o Evangelho,
dando fruto abundante de boas obras.
 Por Nosso Senhor
AMÉM!





Image result for sant'Annibale Maria di Francia






quinta-feira, 18 de maio de 2017

BEATA COLOMBA DE RIETI - PROTETORA CONTRA FEITIÇARIAS E TENTAÇÕES - 20 DE MAIO

  Related image


Porque nunca será abalado; 
o justo estará em memória eterna.
 Salmos 112,6

 Angelina Guadagnoli nasceu numa família da aristocracia italiana em 2 de fevereiro de 1467, na cidade de Rieti. O dia do seu batizado foi marcante e muito curioso. 
No mesmo instante em que o padre lhe ministrava o batismo, desceu sobre sua cabeça uma pomba branca, talvez como um símbolo da infinidade de graças que o Espírito Santo colocou em sua alma. Por isso, ficou conhecida como Colomba, que significa "pomba".

     Sua celebridade é baseada principalmente em duas coisas: a natureza altamente milagrosa de sua vida desde o seu início, e sua intensa devoção ao Santíssimo Sacramento. 





Image result for Colomba da Rieti





Ela foi uma dentre numerosas santas mulheres dominicanas que parecem ter sido suscitadas por Deus para protestar contra e em contraposição à impiedade e à imoralidade corrente na Itália durante os séculos XV e XVI.

     Essas mulheres, quase todas da Ordem Terceira, tinham uma intensa devoção a Santa Catarina de Siena, e tinham como objetivo imitá-la tanto quanto possível. Muitos leigos, tanto homens como mulheres, compartilhavam esta devoção, entre estes Ercole I, Duque de Ferrara, que tinha uma profunda admiração por Colomba e por algumas outras santas dominicanas suas contemporâneas, as mais notáveis das quais foram as Beatas Osana de Mântua e Luísa de Narni. A veneração de Ercole por esta última foi tão grande, que ele não descansou até conseguir que ela fosse viver em Ferrara com algumas de suas irmãs, onde ele mandou construir para ela o seu convento, onde ela morreu depois de muitas provações.


Related image




Quem recebe um profeta em qualidade de profeta, receberá galardão de profeta; e quem recebe um justo na qualidade de justo, receberá galardão de justo. 
Mateus 10,41











     Angelina, desde a infância consagrou seu coração e sua vida ao amor a Jesus Cristo, como fizeram São Domingos e Santa Catarina, com quem conviveu e dos quais foi discípula. Por si mesma e com firmeza seguiu o caminho para a santidade.
     A tradição diz que ainda no berço procurava privar-se da amamentação. Sua infância foi repleta de penitências severas que só podem ser equiparadas àquelas dos adultos mais santificados.

Ela foi criada em uma família pobre, mas piedosa; Seus pais deram quase tudo o que tinham para as pessoas ainda mais pobres do que eles. Quando menina, a pequena Columba aprendeu a fiar e costurar; Ela e sua mãe repararam as roupas dos dominicanos locais. Ela foi educada por freiras dominicanas .

 Ainda na adolescência, ela orou sobre sua vocação na vida e recebeu uma visão de Cristo em um trono cercado por santos . Ela tomou isso como instrução para se dedicar a Deus , e assim ela se isolou do mundo, fez um voto privado de castidade , e passou seu tempo em oração .



Related image



     Aos dez anos ela consagrou sua virgindade a Jesus, mesmo sabendo que seus pais tinham assumido um casamento para ela. Prometida em casamento a um nobre quando tinha apenas 12 anos, recusou resolutamente o casamento de alta linhagem.

O acerto das núpcias foi desfeito quando ela apareceu com a cabeça raspada diante dos pais, que ficaram comovidos com a real vocação da filha.
     Sete anos depois vestiu o hábito de Terciária Dominicana. Iniciou sua formação religiosa no convento dominicano da Ordem Terceira, e teve como orientadores espirituais Santa Catarina, a quem ela chamava de "irmã", e São Domingos, de quem recebeu o hábito em 1496.
     Colomba era de fato muito especial, pois além da alta capacidade contemplativa, contava com dons extraordinários como o da profecia, do conselho, da cura, e sabia perceber, como ninguém, os sentimentos da alma humana.

Columba rapidamente desenvolveu uma forte devoção a Santa Catarina de Siena e à Virgem Maria 

     Em 1488, aos dezenove anos, atendendo uma inspiração, foi para a cidade de Perugia; os habitantes receberam-na como uma santa. Após algum tempo, ela construiu seu Convento de Santa Catarina, no qual ela reuniu todas as religiosas da Ordem Terceira Dominicana que a desejavam como superiora apesar de sua pouca idade. Seu mosteiro se dedicou à educação das jovens nobres e ficou conhecido como o convento das “Colombas”.

     Mas seu apostolado foi muito fecundo também fora do convento, onde se tornou uma verdadeira "pomba da paz e da concórdia" na luta que existia entre as poderosas famílias da nobreza, que disputavam a região. Colomba conseguiu impedir inúmeras lutas sangrentas que poderiam ter destruído várias vezes a cidade de Perugia.





Image result for Colomba da Rieti






      Em 1494, quando uma terrível praga grassava em Perugia, Colomba ofereceu-se como vítima pela cidade. A praga cessou, mas Colomba foi atingida pelo flagelo. Ela se recuperou apenas para salvar sua reputação atacada por calúnias tão amplamente difundidas que chegaram a Roma, de onde uma comissão foi enviada para examinar sua vida. Foi tratada por algum tempo como uma impostora e deposta de seu cargo de priora.

Sua santidade fez com que ela fosse perseguida por Lucrezia Borgia por anos; Em um ponto Borgia teve um decreto emitido acusando Columba de praticar  magia.





Image result for Colomba da Rieti

Em uma vigília na Noite de Natal, a Beata Colomba teve uma visão do Menino Jesus.




     Em 1495, Alexandre VI, tendo ouvido sobre a santidade e os milagres de Colomba, foi pessoalmente a Perugia para vê-la. Diz-se que ela teve um êxtase aos seus pés, e também para ganhar confiança, disse-lhe todos os pecados pessoais. O papa ficou plenamente satisfeito com sua grande santidade e colocou o selo de aprovação em seu modo de vida.




Related image



Ela tinha os dons de profecia, cura , exorcismo , ressuscitar mortos e milagres . Dada a êxtases durante um dos quais seu espírito visitou as Terras Sagradas.

Conta-se que Colomba de Rieti desejava ardentemente visitar os Lugares Santos e rezar em Jerusalém perante o Santo Túmulo.
Sofreu também pequenas bilocações ou exteriorizações. Durante cinco dias, foi transportada em espírito e realizou seu desejo. Os pais e os amigos, que tinham perante os olhos um corpo inerte, julgaram-na morta. Muitos médicos a examinaram com todo o cuidado. Só um a reconheceu como viva. Ora, passados cinco dias, retomou os sentidos, com o funcionamento normal de todos os órgãos.



Related image



     No ano de 1499 ela foi consultada pelas autoridades que estavam examinando os estigmas da Beata Luísa de Narni; Colomba falou calorosamente a favor de serem genuínos, e de sua admiração pela santidade da Beata Luísa.

     Ela morreu aos trinta e três anos de idade, no dia 20 de maio de 1501, no convento que havia fundado em Perugia.



Image result for Colomba da Rieti


Alguns meses antes de sua morte, São Domingos apareceu a ela, dizendo: "Alegra-te, minha filha. A hora está próxima, logo estarás sempre unida a teu Esposo". Depois que o serva de Deus sofreu uma doença longa e dolorosa, esta hora feliz chegou finalmente, na véspera da Ascensão, em 20 de maio de 1501.

A lenda diz que no momento de sua morte, seu amigo e colega terciário dominicano, o Beato Osanna de Mântua , viu a alma de Columba como uma "radiação subindo ao céu". A cidade inteira foi para o seu funeral, que foi pago pelos pais da cidade.



Ela era famosa por seu conselho espiritual, devoção ao Santíssimo Sacramento , e milagres fantásticos foram atribuídos a ela.

     O seu culto foi reconhecido por Urbano VIII em 1627. As relíquias da Beata Colomba ainda são veneradas em Perugia, e sua festa é mantida pela Ordem Dominicana em 20 de maio. O papa Urbano VIII declarou Colomba de Rieti padroeira de Perugia.



Image result for saintcolumba de rieti


Do ponto de vista iconográfico, a Beata Colomba é representada nas roupas Dominicana. Ela é muitas vezes representada com uma pomba. Às vezes, a cabeça está cercada por uma grinalda de rosas. Ela pode estar segurando um lírio e uma cruz. É pintada na Glória e muitas vezes em uma de suas visões místicas. Suas imagens podem ser vistas em algumas igrejas na província de Perugia, Rieti e  há uma imagem valiosa de Carlo Francesco Nuvolone em uma coleção privada em Lodi .


Image result for Colomba da Rieti


Seu corpo e muitas relíquias dela estão preservados no mosteiro das Irmãs Dominicanas de Perugia, para onde foram transferidos após a supressão do mosteiro original.


"E eu vos digo: Granjeai amigos com as riquezas da injustiça;
 para que, quando estas vos faltarem, 
vos recebam eles nos tabernáculos eternos. "
São Lucas 16,9



Image result for columba de rieti



ORAÇÃO À BEATA COLOMBA DE RIETI 
(contra vícios , tentações e magias)

Gloriosa e  querida Beata Colomba,
tu ,que fostes tão grande na prática da virtude, 
obtenha de Deus  que eu possa crescer na fé e na coragem
 de confessar não só com palavras, 
mas com as obras o meu amor a Cristo.
Alcançai-me com tua oração 
que eu ame a Deus com todo o meu coração 
e por Ele e Nele que eu ame o meu próximo. 
Intercedei por mim na tribulação para que tudo suporte por amor a Cristo e para que eu saiba esperar
de sua infinita bondade  as consolações e graças necessárias para alcançar a salvação eterna.
Livrai-nos com tua intercessão 
de todos os inimigos corporais e espirituais,
 de todas as tentações e vícios,
 de toda força maligna e magia.
 Que eu vença o mal com o Bem, pratique as virtudes e com o poder da oração vença todos os meus inimigos, convertendo -os em nome de Jesus, Nosso Senhor e Salvador. 
Obtenha do Senhor que eu possa viver e morrer sempre na comunhão e devoção com o Santíssimo Sacramento do Altar
 e no último dia de minha vida possa partir deste mundo assistido pelos sacramentos da  Santa Mãe Igreja.
Amém!




Image result for saintcolumba de rieti

Filipenses 4, 8.9: 
"Irmãos: tudo o que é verdadeiro, tudo o que é justo e puro, tudo o que é amável e de boa reputação, tudo o que é virtude e digno de louvor, é o que deveis ter no pensamento.
E o Deus da paz estará convosco. "

V. A Vós Senhor, entoarei salmos (T. P. Aleluia). 
R. Quero seguir o caminho perfeito (T. P. Aleluia).


Image result for pomba gif


ORAÇÃO:
Senhor, que destes a Beata Colomba de Rieti
 a graça de imitar fielmente a Cristo pobre e humilde,
 concedei-nos também a nós,
 por intercessão desta santa, que, 
vivendo plenamente a nossa voca-
ção, caminhemos para a santidade perfeita,
 à imagem de Jesus Cristo vosso Filho, 
Ele que é Deus convosco
 na unidade do Espírito Santo.
Amém!

Image result for columba de rieti

Beata Colomba de Rieti em oração.


Romanos 12, 1-2:
"Peço-vos, irmãos, pela misericórdia de Deus, que vos ofere-
çais a vós mesmos como vítima santa, viva, agradável a Deus.
Tal é o culto espiritual que Lhe deveis prestar. Não vos conformeis
com este mundo; mas transformai-vos pela renovação
da vossa mente, para saberdes discernir, segundo a vontade de

Deus, o que é bom, o que Lhe é agradável, o que é perfeito."



Image result for Colomba da Rieti


Fontes: