quinta-feira, 1 de março de 2012

SÃO SIMPLÍCIO PAPA - 02 DE MARÇO









Simplício nasceu em Tivoli. Eleito em 3 de abril de 468, no oitavo ano de seu pontificado ocorreu a queda do Império Romano do Ocidente.

Enfrentou o cisma que ocasionou a fundação das igrejas da Armênia, Síria e Egito.

No auge da controvérsia calcedoniana, Pedro, o Pisoeiro, um dedicado eutiquiano, foi escolhido pelos hereges como bispo de Antioquia, e o também não calcedoniano Pedro Mongo, como bispo de Alexandria.

Simplício conseguiu convencer Acácio, patriarca de Constantinopla, a remover Pedro da sé de Antioquia, mas não teve o apoio para remover Mongo de Alexandria.

 Frente à miséria que se formou para a Igreja em Roma e em Constantinopla, organizou a distribuição das esmolas aos peregrinos e às novas igrejas.



Simplício foi bispo de Roma por quinze anos, onze meses e seis dias, falecendo em 483; ele foi enterrado na Basílica de São Pedro em 2 de março.



Precedido por

Hilário

Papa

47.º Sucedido por

Félix III







São Simplício nasceu na cidade de Tivoli, em data desconhecida, e conduziu a Barca de Pedro entre os anos de 468 a 483, durante um período muito difícil, tanto para a Igreja quanto para o Estado.









Após vários ataques dos povos bárbaros, entre estes, os godos, visigodos, hunos e os vândalos, ao Estado romano, Odoacro, rei dos Hérulos e adepto da heresia ariana, finalmente invadiu a cidade de Roma, pondo fim ao Império Romano do Ocidente e depondo seu Imperador Rômulo Augusto, deportado para uma vila de Nápoles.

 Com a sociedade aterrorizada pelo caos e violência, foi a Santa Igreja, governada por S. Simplício, sendo única autoridade restante, que a socorreu e conduziu neste atribulado período.








Pertencente ao clero romano, S. Simplício foi escolhido para ocupar a Cátedra Petrina após a morte do Papa Hilário.

Tendo grande zelo em seu trabalho pastoral e social na Europa ocidental, não obstante a situação da Igreja durante as desordens do período das grandes migrações (as invasões bárbaras, que muitas vezes não passaram de migrações, sem o uso da violência).

S. Simplício enfrentou também com grande firmeza as heresias do monofisismo, nestorianismo e arianismo, por meio da aplicação dos ensinamentos do Papa São Leão Magno e do Concílio da Calcedônia, que tomou como artigos de fé documentos do referido papa.









O santo também combateu com firmeza o cânon XXVIII deste Concílio, que dava ao Patriarca de Constantinopla supremacia inexistente, que constituía como perigosa inovação.

 Da mesma forma defendeu a independência da Santa Romana Igreja frente ao cesaropapismo, uma tentativa dos monarcas e imperadores de usurpar as competências do Romano Pontífice e da Igreja, por meio da submissão do papado ao poder Imperial/Régio.








Além da proteção à sociedade e da defesa da Santa Doutrina, S. Simplício ainda tornou-se benemérito pela conservação, restauração e construção de Igrejas de grande valor artístico.

Conservou as Basílicas de São Paulo extra muros, São Pedro e São Lourenço, frente a um enorme número de peregrinos que chegavam para venerar as relíquias dos Santos Apóstolos.



 IGREJA DE SANTA BIBIANA



Restaurou as Igrejas de S. Estevão Rotondo e de Santa Bibiana. Construiu quatro novas igrejas em Roma.

 E, por fim, impediu a destruição dos mosaicos pagãos romanos junto à Igreja de S. André. Faleceu no dia 02 março em Roma.









Eis o que diz o Liber Pontificalis a respeito do Papa Sao Simplício:










XLVIIII. SIMPLICIVS (468-483)



Simplicius, natione Tiburtinus, ex patre Castino, sedit ann. XV m. I d. VII. Hic dedicauit basilicam sancti Stephani in Celio monte, in urbe Roma, et basilicam beati apostoli Andreae, iuxta basilicam sanctae Mariae, et aliam basilicam sancti Stephani, iuxta basilicam sancti Laurenti, et aliam basilicam intra urbe Roma, iuxta palatium Licinianum, beatae martyris Bibianae, ubi corpus eius requiescit. Hic constituit ad sanctum Petrum apostolum et ad sanctum Paulum apostolum et ad sanctum Laurentium martyrem ebdomadas ut presbyteri manerent, propter penitentes et baptismum : regio III ad sanctum Laurentium, regio prima ad sanctum Paulum, regio VI uel septima ad sanctum Petrum.









Sub huius episcopatum uenit relatio de Grecia ab Acacio Constantinopolitano episcopo et adfirmauit Petrum, Alexandriae urbis, eutychianistam hereticum, facta petitione ab Acacio episcopo, cyrographo eius constructa. Eodem tempore fuit ecclesia, hoc est prima sedis apostolica, executrix. Tunc Simplicius praesul audiens damnauit Petrum Alexandrinum de quo Acacius innumerabilia crimina adfirmabat, ita tamen ut paenitentiae reseruaret tempus. Eodem tempore rescripsit Timotheus catholicus et Acacius, dicentes quod etiam in mortem Proteri catholici Petrus esset permixtus. Tunc archiepiscopus Simplicius dissimulans numquam rescripsit Acacio, sed damnauit Petrum, expectans tempus paenitentiae.









Hic fecit in ecclesia Roma scyphum aureum, pens. lib. V ; canthara argentea ad beatum Petrum XVI, pens. sing. lib. XII. Hic fecit ordinationes in urbe Roma III per mens. Decemb. et Febr., presbiteros LVIII, diaconos XI ; episcopos per diuersa loca LXXXVIII. Hic sepultus est in basilica beati Petri apostoli, VI non. Martias. Et cessauit episcopatus dies VI.









Em tradução livre:











49. SIMPLÍCIO (468-483)


Simplício, de nacionalidade tiburtina, filho de Castino, ocupou a Sé por 15 anos, 1 mês, e 7 dias. Ele dedicou [construiu] a basílica do sagrado apóstolo André, perto da basílica de Santa Maria, e outra basílica de São Estevão, perto da basílica de São Lourenço, e outra, na cidade de Roma, perto do palácio Liciniano, da santa mártir Bibiana, onde descansa seu corpo. Ele estabeleceu semanas para São Pedro, o Apóstolo, para São Paulo, Apóstolo, e para São Lourenço, mártir, quando sacerdotes deveriam permanecer [nas regiões] para administrar o batismo e a penitência àqueles que os procuravam: por toda a 3ª região, para São Lourenço, pela 1ª região para São Paulo, e pela 6ª e 7ª região para São Pedro.









Durante seu episcopado, um relato foi enviado da Grécia, de Acácio, bispo de Constantinopla, afirmando que Pedro, da cidade de Alexandria, era um herege eutiquianista; e um pedido veio de Acácio, bispo, escrita pela sua própria mão. Naquele tempo a Igreja, que é a primeira Sé Apostólica, agiu. Então Simplício, bispo e cabeça, sabendo disso, condenou Pedro Alexandrino, contra quem Acácio, acusou de inúmeros crimes, mas reservou a ele uma oportunidade de penitência. Em seguida, Timóteo, um católico, e Acácio, escreveram novamente, dizendo que Pedro estava também envolvido na morte de Protério, um católico. Então, o arcebispo Simplício não deu atenção e não respondeu à carta de Acácio, mas condenou Pedro até quando fizesse penitência.







Foi feito para a Igreja Romana: um cálice de ouro; cântaras de prata para Basílica de São Pedro, 16. Fez ordenações na cidade de Roma três vezes pelos meses de dezembro e fevereiro: 58 presbíteros, 11 diáconos e 88 bispos por diversos locais. Foi sepultado na basílica de São Pedro Apóstolo, no dia 2 de março (6º dia antes das Nonas de março). E a Sé ficou vazia por 6 dias.

































DEUS ETERNO E TODO -PODEROSO,
QUISESTES QUE SÃO SIMPLÍCIO GOVERNASSE TODO O POVO , SERVINDO-O PELA PALAVRA E PELO EXEMPLO.
GUARDAI , POR SUAS PRECES, OS PASTORES DE VOSSA IGREJA E AS OVELHAS A ELES CONFIADAS, GUIANDO-OS NO CAMINHO DA SALVAÇÃO ETERNA.
POR NOSSO SENHOR JESUS CRISTO,
VOSSO FILHO,
NA UNIDADE DO ESPÍRITO SANTO.
AMÉM

























FONTES:
http://pt.wikipedia.org/wiki/Papa_Simpl%C3%ADcio
http://www.saopiov.org/2009/03/sao-simplicio.html

Nenhum comentário:

Postar um comentário