Considerado um dos santos mais representativos e queridos da heróica Polônia, são João Câncio é chamado, pelo povo, de a "glória da nação polonesa" e o "pai da pátria".
Isso num país que sempre teve orgulho de sua fé no cristianismo e da fidelidade à cátedra de Pedro.
João Câncio nasceu em 23 de junho de 1390, no povoado de Kenty, e viveu sempre em sua cidade, Cracóvia.
Lá, conquistou todos os graus acadêmicos e lecionou em sua principal universidade até morrer. A grande preocupação de seu magistério era transmitir aos alunos os conhecimentos "não à luz de uma ciência fria e anônima, mas como irradiação da ciência suprema que tem sua fonte em Deus".
Mesmo depois de ordenar-se sacerdote, continuou a cultivar a ciência, ao mesmo tempo que fazia seu trabalho pastoral como vigário da paróquia de Olkusz.
João Câncio adotou para si o lema "Mais para o alto!", procurando dar à sua vida sempre o sentido para Deus.
Homem de profunda vida interior, jejuava e penitenciava-se semanalmente, ao mesmo tempo que espalhava o amor pelo próximo entre os estudantes e os pobres da cidade.
Pintura de São João Câncio por Tadeusz Żukotyński
do altar da Igreja de São João Câncio em Chicago, EUA.
João era um homem sério, humilde e generoso para com os pobres,
(varias vezes foi visto dando suas vestes para um pobre), dormia pouco , não comia carne e jejuava com freqüência.
Foi peregrino a Jerusalém e desejava ser martirizado pelos Turcos.
Fez quatro peregrinações a Roma carregando sua bagagem nas costas. Ele foi avisado por várias vezes sobre sua saúde, mas dizia que os Monges do Deserto tinham vida longa em condições que nenhum médico recomendaria, mas tinham a presença de Deus.
Na época de sua morte, João era tão amado que sua veneração começou imediatamente. Por anos sua veste de doutorado era usada por doutores que se distinguiam em graus avançados na Universidade de Cracóvia.
Há um exemplo claro de sua personalidade em sua biografia, que remonta às inúmeras peregrinações e romarias aos túmulos dos mártires em Roma, bem como aos lugares santos da Palestina.
Numa dessas incontáveis viagens, foi assaltado. Os bandidos exigiram que João Câncio lhes desse tudo que tinha, depois perguntaram ainda se não estava escondendo mais nada. Ele afirmou que não.
Depois que os ladrões partiram, ele se lembrou de que ainda tinha algumas moedas no forro do manto. Achou-as, correu atrás dos bandidos, deu-lhes as moedas e ainda pediu desculpa pelo esquecimento.
Anos depois, ao perceber a proximidade da morte, distribuiu os poucos bens que possuía aos pobres, falecendo às vésperas do Natal de 1473.
São João Câncio era celebrado no dia 20 de outubro, mas agora sua festa acontece um dia antes daquele que marca sua morte.
Para homenagear o "professor santo", que foi modelo para gerações inteiras de religiosos, o papa João Paulo II foi à Polônia em 1979.
Na ocasião, consagrou uma capela em memória do padroeiro da Polônia, são João Câncio, na igreja de São Floriano. Nela, na metade do século XX, o mesmo papa, então um jovem sacerdote, iniciava o seu serviço de vigário paroquial.
Tumba de São João Câncio na Igreja de Santa Ana, Cracóvia, Polónia
Foi beatificado em 28 de março de 1676 pelo Papa Clemente X e canonizado em 16 de julho de 1767 pelo Papa Clemente XIII.
Ele foi declarado Padroeiro da Polônia e Lituânia, em 1730 pelo Papa Clemente XII, trinta anos antes de sua canonização.
Na arte litúrgica da Igreja, ele é mostrado com sua veste de professor, com os braços em volta de um aluno; ou 2) dando suas roupas para um pobre.
Um certo número de igrejas e escolas fundadas pela diáspora polaca comunidades ao longo da América do Norte são nomeados em sua honra, em cidades como de grande envergadura e Windber , Pennsylvania ; New York City e Buffalo , Nova York .
Em 1998, um novo instituto religioso foi fundado, com sede em Chicago , que teve São João Câncio como seu santo padroeiro . Assim, eles são os Cônegos Regulares de São João Câncio .
São João Câncio, rogai por nós.
Fiel servo de Jesus Cristo, rogai por nós.
Discípulo fervoroso e defensor do Evangelho de Cristo, rogai por nós.
Venerador da Paixão do Senhor, rogai por nós.
Pastor exemplar do rebanho de Jesus Cristo, rogai por nós.
Venerador da Santíssima Mãe de Deus, rogai por nós.
Venerador de Santa Ana, rogai por nós.
Imitador zeloso dos santos, rogai por nós.
Amante de almas redimidas com o sangue de Cristo, rogai por nós.
Patrono da sua terra natal, a Polônia, rogai por nós.
Padroeiro da cidade de Cracóvia, rogai por nós.
Modelo Luminoso da profissão acadêmica, rogai por nós.
Padroeiro dos professores, rogai por nós.
Guardião das pessoas envolvidas no trabalho acadêmico, rogai por nós.
Professor da verdade, rogai por nós.
Orgulho e patrono do sacerdócio, rogai por nós.
Pai dos pobres, rogai por nós.
Exemplar de bondade cristã, rogai por nós.
Professor e modelo de misericórdia evangélica, rogai por nós.
ORAÇÃO
Senhor, pelos méritos de São João Câncio,
eu vos peço o mais precioso dos dons, o da caridade.
Fazei-me amável, tolerante, solícito,
gentil e que todas as minhas atividades sejam baseadas
no amor que Cristo nos ensinou.
Amém.
Nenhum comentário:
Postar um comentário