segunda-feira, 4 de agosto de 2014

NOSSA SENHORA DOS ANJOS - PADROEIRA DOS FRANCISCANOS E DA COSTA RICA - DIA 02 DE AGOSTO










Nossa Senhora dos Anjos é um dos muitos títulos e devoções à Virgem Maria. Era a Santa de Devoção de São Francisco de Assis junto de São Miguel Arcanjo.


Nossa Senhora dos Anjos é patrona da Ordem dos Franciscanos.  É no interior da basílica a ela dedicada que está a capela de Porciúncula, local especialmente caro a São Francisco de Assis e onde o santo veio a falecer.  Seu biógrafo conta que Deus havia revelado a Francisco que Nossa Senhora tinha uma predileção especial pela capela já que Porciúncula em italiano significa “pedacinho”.







Não se sabe ao certo a origem da capela, mas conta-se que foi construída por um grupo de peregrinos que voltava da Terra Santa e que nela era venerado uma relíquia atribuída ao túmulo de Nossa Senhora.  Ao reunirem-se os fiéis para lá rezar, era possível ouvir o coro dos anjos, e foi daí que se originou a denominação Nossa Senhora dos Anjos, que anos mais tarde veio a dar nome à basílica local.

A data de 02 de agosto para celebrar Nossa Senhora dos Anjos foi determinada por ter sido o dia em que São Francisco ali recebeu a indulgência do Dia do Perdão, que ano mais tarde veio a ser celebrado pela Igreja toda por decreto do Papa Pio XII.





Nossa Senhora dos Anjos, Padroeira e Rainha da Costa Rica



O maravilhoso desígnio da Mãe de Deus ficou patente: a pequena imagem sempre retornava milagrosamente àquela rocha.






Era uma bela manhã, 2 de agosto de 1635. Joana Pereira, moça pobre da cidade colonial de Cartago, saiu à busca de lenha, como de costume. Ao chegar ao Povoado dos Pardos, sobre uma enorme rocha da qual brotava um manancial, encontrou uma bonita bonequinha de cor escura com um menino nos braços. Muito admirada, levou-a para casa, guardando-a numa arca de madeira.

Na manhã seguinte, indo de novo procurar lenha, surpresa encontrou no mesmo lugar uma bonequinha exatamente igual à do dia anterior. Levou também esta, muito alegre, pensando ter não apenas uma, mas duas. Mas qual não foi seu espanto ao abrir a arca e perceber que a outra tinha desaparecido. Em todo caso, guardou a "segunda".

No terceiro dia, passando pelo mesmo local, viu sobre a rocha uma bonequinha, igual às anteriores. Desta vez, era coincidência demais, e ela começou a achar estranho o fenômeno, mas decidiu levá-la para verificar o que estava sucedendo. De volta à casa, constatou que a "segunda" também havia desaparecido!

Ali queria ser cultuada a Mãe de Deus

Tão grande foi seu espanto que saiu correndo para a igreja, a fim de relatar ao pároco o acontecido. Ao ver a pequena estátua, sentiu o Pe. Alonso de Sandoval grande desejo de conhecer a origem dessa "bonequinha" tão extraordinária.

Guardou-a numa caixa com a intenção de examiná-la com cuidado mais tarde. Quando, porém, abriu a caixa no dia seguinte, ela não estava lá! Joana, encontrando-a pela quarta vez na rocha, levou-a até a casa do Pe. Sandoval.

À vista desse prodígio, o Pe. Sandoval reuniu os fiéis e conduziu a pequena imagem em procissão até a igreja, onde ela foi trancada no sacrário para ficar em lugar seguro. Na manhã seguinte, constatando que ela desaparecera dali, foram todos correndo para o Povoado dos Pardos e ali encontraram, sobre a mesma rocha, a prodigiosa estatueta.

Compreenderam, então, tratar-se de acontecimento sobrenatural, e que a pequena estátua era de fato uma imagem da Mãe de Deus, a qual queria naquele lugar ser honrada e venerada pelo povo costa-riquense.




Luta contra os terremotos




Os fiéis começaram a invocá-la sob o título de Virgem Morena, devido à sua aparência. Pouco depois chamaram- na de Virgem dos Pardos, por causa do povoado onde foi achada, e posteriormente Rainha de Cartago, por ser este o nome da cidade onde se deu o descobrimento. Por último, deramlhe o nome de Nossa Senhora dos Anjos, por ter sido encontrada no dia 2 de agosto, data em que a Ordem Franciscana cultua sua Padroeira como Santa Maria dos Anjos.

A expressiva imagem mede aproximadamente 20 centímetros de altura, apresenta traços de mestiça, rosto arredondado, olhos oblongos, boca e nariz pequenos, e é feita de materiais diversos, como jade, rocha vulcânica e grafite. A Santíssima Virgem cobre com seu manto e segura com grande ternura e respeito o Menino Jesus que descansa em seu peito, indicando com a mão direita o seu Imaculado Coração.

Em 1639 se construiu a primeira igreja em louvor à "Virgem Morena". Com o aumento da devoção popular, resolveram os fiéis, em 1674, edificar um templo digno d'Ela. Sendo este, porém, totalmente destruído por forte terremoto em 1822, dois anos depois iniciou-se a edificação de um terceiro, o qual foi também destroçado em 1910 por outro tremor de terra. Finalmente, em 1912 teve início a construção do atual Santuário Nacional, com estruturas à prova de abalos sísmicos. No dia 26 de julho de 1935, o Papa Pio XI lhe outorgou o título de Basílica Menor.






NSRA DOS ANJOS_2.JPG



À esquerda, Santuário Nacional de Nossa Senhora dos Anjos; acima, rocha onde a imagem
apareceu miraculosamente

"Todas as gerações Me proclamarão bem-aventurada"

Desde o descobrimento da "Negrita" (título dado carinhosamente à imagem pelos fiéis), o povo costa-riquense manifesta seu amor e devoção a Nossa Senhora dos Anjos por meio de belas tradições.










Uma delas é a cerimônia da Vestição e Bênção, que se realiza no dia 1º de agosto, véspera da Festa Nacional. Nesta celebração, o Reitor do Santuário põe sobre a imagem o rico vestido que ela portará durante um ano. Em seguida, dá com ela a bênção à multidão de devotos.

Outra tradição muito pitoresca e piedosa é a Romaria, uma grande caminhada de pessoas de todo o país, e de outras partes da América Central, desde suas casas até a Basílica, com a finalidade de pedir ou agradecer algum favor a Nossa Senhora.

No dia da grande festa, 2 de agosto, a imagem é conduzida para um altar construído na praça da Basílica, onde se celebra solene Eucaristia. Logo após, realiza-se a grandiosa procissão anual, acompanhada pelas autoridades eclesiásticas e civis, e milhares de fiéis e peregrinos vindos de todas as partes.

                                                                   * * *

Manifestando-se nos mais diversos países com fatos maravilhosos semelhantes a este da Costa Rica, a Virgem Maria não deixa a menor dúvida de que Deus quer que Ela reine em todos os corações no mundo inteiro. "Todas as gerações Me proclamarão bem-aventurada" (Lc 1, 48), afirma o formoso hino do Magnificat.

(Revista Arautos do Evangelho, Agosto/2005, n. 44, p. 24-25)



                                             




ORAÇÃO A NOSSA SENHORA DOS ANJOS

“Augusta Rinha dos céus e soberana Senhora dos Anjos, 
Que recebeste de Deus o poder e a missão
De esmagar a cabeça de Satanás,
Nós vos pedimos humildemente:
Enviai as legiões celestes para que, sob
Vossas ordens persigam os demônio;
Combatam-nos em toda a parte, reprimam
A sua audácia e os precipitem no abismo.
Quem é com Deus?
Santos, anjos e arcanjos,
Protegei-nos, defendei-nos!
Ó boa e terna Mãe, vós sereis sempre
O nosso amor e a nossa esperança!
Ó divina mãe, enviai os vossos anjos,
Para que nos defendam e afastem de nós
O cruel inimigo!
Assim seja!”(Papa Leão XIII).













Estava certa noite em sua cela, rezando pela conversão dos pecadores, quando um anjo convidou a dirigir-se à Capela da Porciúncula. 
Lá chegando, encontrou-a toda iluminada e no meio de um coro de anjos estava a Virgem Maria ao lado de seu Divino Jesus.
Jesus, dirigindo-se a Francisco, disse-lhe: “Em recompensa ao teu zelo pela conversão dos pecadores, pede-me o que quiseres”.
O Seráfico Pai Francisco, pediu-lhe então a indulgência Plenária para todos aqueles que. tendo confessado e comungado, visitassem aquela pequena igrejinha.
São Francisco, meio que assustado com seu atrevimento, suplicou à Virgem Maria que intercedesse em seu favor.
Jesus, não resistindo ao apelo de sua mãe, concordou com o pedido, desde que fosse ratificado pelo Papa, Francisco com a face no chão. Adorou o seu Senhor.







“Salve, Senhora santa, Rainha santíssima, 
Mãe de Deus, ó Maria, 
que sois Virgem feita igreja, 
eleita pelo santíssimo Pai celestial,
 que vos consagrou por seu santíssimo e dileto Filho
 e o Espírito Santo Paráclito!
 Em vós residiu e reside toda a plenitude da graça e todo o bem!
 Salve, ó palácio do Senhor! 
Salve, ó tabernáculo do Senhor! 
Salve, ó morada do Senhor!
 Salve, ó manto do Senhor!
 Salve, ó serva do Senhor! 
Salve ó Mãe do Senhor! 
Salve vós todas, ó santas virtudes derramadas, 
pela graça e iluminação do Espírito Santo,
 nos corações dos fiéis, transformando-os em fiéis servos de Deus”.
Oração de São Francisco de Assis




Afresco da Basílica de São Francisco de Assis







Interior da Capela de Santa Maria dos Anjos, na Porciúncula, Assis, Itália.














Antífona:
Ave, Rainha do céu;
ave, dos anjos Senhora;
ave, raiz, ave, porta;
da luz do mundo és aurora.
Exulta, ó Virgem tão bela,
as outras seguem-te após;
nós te saudamos: adeus!
E pede a Cristo por nós!
Virgem Mãe, ó Maria!








Antífona:
Ó Mãe do Redentor, do céu ó porta,
ao povo que caiu, socorre e exorta,
pois busca levantar-se, Virgem pura,
nascendo o Criador da criatura:
tem piedade de nós e ouve, suave,
o anjo te saudando com seu Ave!






Oração à Santa Virgem Maria de São Francisco de Assis:

Santa Virgem Maria,
 não há mulher nascida no mundo semelhante a vós,
filha e serva do Altíssimo rei e pai celestial.
Mãe de nosso Senhor Jesus Cristo,
esposa do Espírito Santo;
 rogai por nós com São Miguel Arcanjo e todas as virtudes do céu,
 e todos os Santos junto à vosso Santíssimo e dileto Filho, 
nosso Senhor e Mestre.
 Amém.


















3 comentários:

  1. Mãe Tão Plena E Santa em SEU coração Guardo minha Pessoa Pedindo Perdão Dos meu pecados .Solicitando de Vos sua providencia Pura .e Com vós o Mãe me agacho no Chão. Para convosco juntar as gotas de sangue que na terra correu lavando o pecado das criaturas.

    ResponderExcluir
  2. Tão sublime esse momento... que com tanta amor tomei conhecimento da linda história de NOSSA SENHORA RAINHA dos Anjos, ELA é a RAINHA do nosso lar depósito em suas MÃOS todos os meus familiares para que possamos ser dignos do seu olhar o MÃE dos ANJOS.

    ResponderExcluir
  3. Que linda descoberta,rogai por nós são Francisco e nossa senhora dos anjos quardai-nos debaixo do vosso manto.assim seja!

    ResponderExcluir