terça-feira, 19 de agosto de 2014

SÃO PIO X - PAPA DA EUCARISTIA - PADROEIRO DA PRIMEIRA COMUNHÃO - 21 DE AGOSTO


giuseppe-sarto-pio-x



São Pio X, O.F.S.
257º papa


São Pio X (em italiano: Pio X, latim eclesiástico: Pius PP. X), OFS, nascido Giuseppe Melchiorre Sarto; Riese, 2 de Junho de 1835 — Roma, 20 de Agosto de 1914), foi o 257.º Papa. O seu pontificado decorreu de 4 de agosto de 1903 até a data da sua morte. Ficou conhecido como o "Papa da Eucaristia" e foi o primeiro Papa a ser canonizado desde Pio V (1566–72).








Vida
Era o segundo de dez filhos de uma família rural da província de Treviso. Ordenado em 1858, estudou direito canónico e a obra de São Tomás de Aquino. Em 10 de Novembro de 1884 foi elevado a Bispo de Mântua, e em 1896 a Patriarca de Veneza sendo eleito Papa em 4 de Agosto de 1903 com 55 dos 60 votos possíveis no conclave.




giuseppe-sarto-pio-xgiuseppe-sarto-pio-x







O seu lema era "Renovar todas as coisas em Cristo", expresso na sua encíclica E Supremi Apostolatus. Por esta razão, foi um defensor intransigente da ortodoxia doutrinária e governou a Igreja Católica com mão firme numa época em que esta enfrentava um laicismo muito forte e diversas tendências do modernismo, encarado por ele como a síntese de todas as heresias nos campos dos estudos bíblicos e teologia.

Pio X introduziu grandes reformas na liturgia e codificou a Doutrina da Igreja Católica, sempre num sentido tradicional e facilitou a participação popular na Eucaristia. Foi um Papa pastoral, encorajando estilos de vida que reflectissem os valores cristãos.






 Permitiu a prática da comunhão eucarística frequente e fomentou o acesso das crianças à Eucaristia quando da chegada à chamada idade da razão.




giuseppe-sarto-pio-x


 Promoveu ainda o estudo do canto gregoriano e do catecismo (ele próprio foi autor de um catecismo, designado por Catecismo de São Pio X). Criou a Pontifícia Comissão Bíblica e colocou as bases do Código de Direito Canônico, promulgado em 1917 após a sua morte. Publicou 16 encíclicas. 

No Brasil foi o fundador da Diocese de Taubaté, no Estado de São Paulo, e da Arquidiocese de Aracaju em Sergipe.

Pio X não receou provocar uma crise com a França quando condenou o presidente francês por visitar Victor Emmanuel III, Rei de Itália, com quem a Igreja estava de más relações desde a tomada dos Estados Papais na unificação italiana, em 1870. Entre as consequências deste embate cita-se a completa separação entre Igreja e Estado em França e a expulsão dos Jesuítas. Teve como secretário de Estado o famoso cardeal Merry del Val.

Na lápide do seu túmulo na Basílica de São Pedro no Vaticano, lê-se: A sua tiara era formada por três coroas: pobreza, humildade e bondade.






Foi beatificado em 1951 e canonizado em 3 de Setembro de 1954 por Pio XII. A Igreja celebra a sua memória litúrgica no dia 21 de Agosto. É actualmente o patrono dos peregrinos enfermos e é considerado por alguns estudiosos, como o maior dos Papas do século XX, disputando tal título com o Papa João Paulo II.

Foi o único Papa do século XX a ter tido extensa experiência pastoral ao nível da paróquia. 

Favoreceu o uso de termos vernaculares na catequese. O seu estilo directo e as denúncias de atropelos à dignidade humana não lhe trouxeram grande apoio por parte das sociedades aristocráticas europeias na época pré-Primeira Guerra Mundial.





giuseppe-sarto-pio-x




Brasão e Lema

Descrição: Escudo eclesiástico. Campo de blau, com uma âncora de três ganchos de sable, filetada de argente, encordada de goles, posta em banda, pescante num mar de argente ondado de blau, posto em ponta. A âncora encimada por uma estrela de seis pontas de jalde. Em chefe, as armas patriarcais de São Marcos de Veneza, que é de argente com leão alado e nimbado, passante ao natural, sustentando um livro aberto que traz a legenda: PAX TIBI MARCE EVANGELISTA MEVS. O escudo está assente em tarja branca. O conjunto pousado sobre duas chaves decussadas, a primeira de jalde e a segunda de argente, atadas por um cordão de goles, com seus pingentes. Timbre: a tiara papal de argente com três coroas de jalde. Sob o escudo, um listel de blau com o mote: INSTAVRARE OMNIA IN CHRISTO, em letras de jalde. Quando são postos suportes, estes são dois anjos de carnação, sustentando cada um, na mão livre, uma cruz trevolada tripla, de jalde.

Interpretação: O escudo obedece às regras heráldicas para os eclesiásticos. O campo de blau (azul) representa o firmamento celeste e ainda o manto de Nossa Senhora, sendo que este esmalte significa: justiça, serenidade, fortaleza, boa fama e nobreza. A âncora é símbolo de esperança, estabilidade e resistência, sendo de sable (preto), traduz sabedoria, ciência, honestidade e firmeza. A corda de goles (vermelho) simboliza: o fogo da caridade inflamada no coração do Soberano Pontífice pelo Divino Espírito Santo, que o inspira diretamente do governo supremo da Igreja, bem como valor e o socorro aos necessitados, que o Vigário de Cristo deve dispensar a todos os homens.
O mar ondado representa as águas revoltas da vida, por onde o Soberano Pontífice tem que conduzir a Igreja, a Barca de Pedro; seus esmaltes são blau (azul) que tem o significado acima descrito, e argente (prata) que traduz inocência, castidade, pureza e eloqüência. A estrela representa a Virgem Maria, Estrela da Manhã, que orienta os navegantes nos mares bravios da vida, sendo de jalde, simboliza: nobreza, autoridade, premência, generosidade, ardor e descortínio. O chefe com as armas do Patriarcado de Veneza relembra o tempo feliz que o pontífice passou como seu patriarca; sendo que a expressão "ao natural" é um recurso para se colocar o leão, naturalmente dourado sobre o campo de argente (prata), sem ferir as leis da heráldica.

Os elementos externos do brasão expressam a jurisdição suprema do papa. As duas chaves "decussadas", uma de jalde (ouro) e a outra de argente (prata) são símbolos do poder espiritual e do poder temporal. 

E são uma referência do poder máximo do Sucessor de Pedro , relatado no Evangelho de São Mateus, que narra que Nosso Senhor Jesus Cristo disse a Pedro: "Dar-te-ei as chaves do reino dos céus, e tudo o que ligares na terra será ligado no céu, e tudo o que desligares na terra, será desligado no céu" (Mt 16, 19). Por conseguinte, as chaves são o símbolo típico do poder dado por Cristo a São Pedro e aos seus sucessores. 

A tiara papal usada como timbre, recorda, por sua simbologia, os três poderes papais: de Ordem, Jurisdição e Magistério, e sua unidade na mesma pessoa. 

No listel o lema "Renovar todas as coisas em Cristo" é uma expressão do propósito do pontificado de São Pio X, que empreendeu numerosas e admiráveis as obras para defender a Civilização Cristã, gravemente ameaçada.







MAIS ALGUNS DETALHES:

Nasceu em 2 de junho de 1835 em Riese, Diocese de Treviso, Venesa , Áustria (hoje Itália)  com o nome de Giuseppe Melchiorre Sarto.

Filho de Giambattista Sarto um sapateiro e Margarida Sanson. Viveu uma infância pobre com oito irmãos.Batizado em 3 de junho de 1835.Confirmado em 1 de setembro de 1848. Sentiu o chamado para o sacerdócio em sua juventude e estudou no Seminário de Pádua e ficou conhecido como um excepcional estudante.
Ordenado pelo Beato Giovanni Antonio Farina em 18 de setembro de 1858. Capelão em Tombolo de 1858 a 1867. Indicado Arcebispo de Salzano de 1867. Cânon da Catedral de Treviso em 1875. Reitor do Seminário de Treviso seu Diretor Espiritual for nove anos.Chanceler da Diocese de Treviso.Vigário de dezembro 1879 até junho de 1880.Bispo  de Mantua em novembro  de 1884. Assistente do pontífice em 19 de junho de 1891. Cardeal em 12 de junho de 1893. Patriarca de Veneza em 15 de junho de 1893. Eleito 257º papa em 4 de agosto de 1903, tomando o nome de Pio X.


Notável teólogo, emitiu vários decretos e comungava freqüentemente. Destruiu os últimos vestígios do Jansenismo por advogar comunhões freqüentes até mesmo diárias. Reformou a liturgia e promoveu simples e claras homilias. Revisou o Breviário e o ensino do catecismo. Trouxe o canto gregoriano para a Igreja. Combateu  a Teologia chamada de “Modernismo”  que denunciava com a “soma de todas as heresias”. Reorganizou a Cúria Romana, o órgão administrativo da Igreja. Trabalhou contra o antagonismo entre a Igreja e o Estado. Iniciou a codificação das Leis canônicas. Promoveu a leitura da Bíblia  que, segundo ele, deveria ser lida por todos da fé. Ajudou e incentivou as missões no estrangeiro.

Sempre dizia:  “Eu nasci pobre, eu vivi pobre e eu desejo morrer pobre”.








Ele facilitou aos doentes a comunhão dispensando para eles o jejum exigido na época.

 Alem disto é considerado o padroeiro da Primeira Comunhão porque decretou que as crianças deveriam comungar tão logo alcançassem a idade da discrição  e do discernimento do certo e do errado.  
É chamado o Papa da Eucaristia.

Beatificou Joana na dÁrc e João Eudes entre outros. E canonizou poucos santos : Santo Alexandre Sauli , São Geraldo Magela, São Clemente Mary Hofbauer e São José Oriol.








Faleceu em 20 de agosto de 1914 na Cidade do Vaticano de causas naturais, agravadas com suas terríveis preocupações com o início da Primeira Guerra Mundial. Enterrado no altar da capela da Representação, na Basílica de São Pedro.

Beatificado em 3 de junho de 1951 e canonizado em 29 de maio de 1954 pelo papa Pio XII.

É padroeiro da Arquidiocese de Atlanta, da Geórgia, da Des Moine, da Diocese de Kottoyam na Índia e da Zamboanga nas Filipinas.

É padroeiro da Primeira Comunhão.

Sua festa é celebrada no dia  21 de agosto.






 Bendito sejais Deus, Senhor do céu e da terra, 
que nos destes a graça do papado 
e um tão grande intercessor como São Pio X. 
Concedei-nos, Senhor, 
pela intercessão de tão insigne santo,
 a graça da paz para toda a Igreja de Cristo
 e para todos os seus membros e fiéis. 
Por Nosso Senhor Jesus Cristo. 
amém.







Atribui-se à Pio X, ainda em vida, vários milagres. Relatam que pessoas doentes que tinham contato com ele se curavam, e sobre este fato ele mesmo explicava como sendo "o poder das chaves de São Pedro". Um dos casos mais formidáveis ocorreu durante uma missa, quando ordenou a um padre que apagasse uma determinada vela do altar. Então, Pio X pegou esta vela e retirou de dentro uma bomba que fora ali colocada para estourar durante a missa. 







Mas com certeza o fato mais famoso foi a visão que Pio X teve em 1909. Ele dava uma audiência quando repentinamente "adormeceu". Logo em seguida "acordou" angustiado e disse..."Tive uma visão assombrosa. Será comigo ou com algum sucessor meu? Vi que o Papa deixará Roma, e para sair do Vaticano terá que passar sobre os cadáveres de seus padres."














giuseppe-sarto-pio-x


Dentre os milagres que realizou, um foi a cura da mãe de D. Duarte Leopoldo e Silva, Arcebispo de São Paulo, que em visita "ad limina" pediu sua intercessão.




São Pio X, modelo para os sacerdotes, rogai por nós.

São Pio X, o sábio bispo,rogai por nós.

São Pio X, o cardeal patriarca e humilde,rogai por nós.

São Pio X, Papa zeloso pelo seu rebanho,rogai por nós.

São Pio X, professor piedoso,rogai por nós.

São Pio X, dedicado aos pobres,rogai por nós.

São Pio X, consolador dos enfermos,rogai por nós.







São Pio X, amante da pobreza,rogai por nós.

São Pio X, humilde de coração,rogai por nós.

São Pio X, fiel ao dever,rogai por nós.

São Pio X, heróico na prática de todas as virtudes,rogai por nós.

São Pio X, cheio do espírito de auto-sacrifício,rogai por nós.













São Pio X, que lutaste para restaurar todas as coisas em Cristo,rogai por nós.

São Pio X, que trazia as crianças para o trilho do Altar,rogai por nós.

São Pio X, que aconselhava a Comunhão diária e frequente de todos,rogai por nós.

São Pio X, que nos impelia a conhecer e amar a Santa Missa,rogai por nós.

São Pio X, que procurava em todos os lugares a difusão da doutrina cristã,rogai por nós.












São Pio X, que resistia e reprovava todas as heresias,rogai por nós.

São Pio X, que ensinava aos justos a Ação Católica, rogai por nós.

São Pio X, que consagrava os fiéis para o apostolado dos leigos,rogai por nós.

São Pio X, que desejava ser conhecido como um pastor de almas pobres,rogai por nós.

São Pio X, que responde as orações daqueles que clamam a ti,rogai por nós.



giuseppe-sarto-pio-x




ORAÇÃO A SÃO PIO X

Ó Santo Pontífice, fiel servo do Senhor, fiel e humilde discípulo do divino Mestre. Na dor e na alegria, nos trabalhos e nas solicitudes, experimentado pastor do rebanho de Cristo, volvei o vosso olhar sobre nós. 

Árduos são os tempos em que vivemos. Duras as fadigas que de nós exigem. A Esposa de Cristo, confiada aos vossos cuidados, está de novo em angústias terríveis. Os vossos filhos se vêem ameaçados por inúmeros perigos na alma e no corpo. 

O espírito do mundo, qual leão enfurecido, rodeia-nos buscando a quem devorar. Não poucos caem nas suas garras. Têm olhos e não vêem. Têm ouvidos e não ouvem.  Fecham os olhos à luz da eterna verdade, preferindo dar ouvidos às vozes que insinuam mensagens enganadoras. 

Vós que fostes na terra grande animador e guia do povo de Deus, sede auxílio e intercessor nosso e de todos os que se professam seguidores de Cristo. 

Vós, cujo coração se rompeu quando o mundo se precipitou em sanguinolenta luta, socorrei a humanidade, a cristandade, exposta presentemente a semelhantes abalos. 

Obtende-nos da misericórdia divina o dom da paz duradoura e, como aproximação, o retorno dos espíritos àquele sentido de fraternidade, que somente pode dar aos homens e as nações a justiça e a concórdia desejadas por Deus. Assim seja.






V. Rogai por nós, São Pio X,

R. Para que sejamos dignos das promessas de Cristo.

Oremos

Oh! Deus, que enchestes a alma de São Pio X com uma caridade ardente e o chamou para ser o Vigário de Cristo, fazei que por sua intercessão possamos seguir os passos de Jesus, nosso Divino Mestre, e possam nossas orações a este santo papa ser frutuosa para a vida aqui e além, pelo mesmo Cristo, Nosso Senhor. R. Amém.









3 comentários:

  1. Olá, sou de Ananindeua Pará, atuo na paroquip de São Pio X.
    Excelente conteúdo!
    Se for possível poderia me enviar as fotos que ilustram seu texto?

    ResponderExcluir
  2. Como não amar tão insigne e bondoso pastor? Esse Papa me comove como nenhum outro! Admirável na defesa da Fé, não quis saber de "aggiornamentos" nem conversa com o mundo, um dos inimigos da Igreja!

    ResponderExcluir