sábado, 8 de novembro de 2014

SÃO LEÃO I OU SÃO LEÃO MAGNO - PAPA E DOUTOR DA IGREJA - 10 DE NOVEMBRO











Nascido provavelmente em Roma, de pais de origem toscana, Leão foi elevado ao sólio pontifício em 440. No seu longo pontificado realizou a unidade da Igreja, impedindo usurpações de jurisdição pelo patriarcado de Constantinopla e vicariato de Arles.

Combateu as heresias dos pelagianos, dos maniqueus, dos nestorianos e sobretudo dos monofisitas, com a célebre Carta dogmática endereçada ao patriarca Flaviano de Constantinopla, na qual expõe a doutrina católica das duas naturezas de Cristo em uma só pessoa. 

A carta, lida pelos legados romanos na assembléia conciliar de Calcedônia (451), forneceu o sentido e as próprias fórmulas da definição dogmática e marcou época na teologia católica.

Mas não só por esse ato solene Leão teve — o primeiro entre os papas — o título de Magno e, em 1754, o de doutor da Igreja.


 Ele tinha uma idéia altíssima da própria função. Encarnava a dignidade, o poder e a solicitude do príncipe dos apóstolos.













Os seus 96 sermões e as 173 cartas chegadas até nós mostram-nos um papa paternalmente dedicado ao bem espiritual dos fiéis, aos quais se dirige com uma linguagem sóbria e eficaz.

 Mesmo não se detendo nos particulares de uma questão doutrinária, expõe os conteúdos dogmáticos dela com clareza e precisão, e ao mesmo tempo com um estilo culto e atento a certa cadência, que torna agradável a sua leitura.

O seu pontificado corresponde a um dos períodos mais atormentados da história; assim, ao cuidado espiritual dos fiéis uniu-se uma solicitude pela salvação de Roma. 

Quando, na primavera de 452, os hunos transpuseram os Alpes, Valentiniano III, refugiado em Roma, não encontrou outra solução senão rogar ao papa que fosse ao encontro de Átila, acampado perto de Mântua. 







Encontro do Papa Leão I e a visão de Átila diante dos Apóstolos Pedro e Paulo.
1640. Escultura de Alessandro Algardi na Basílica de São Pedro.






Leão foi até ali e convenceu o feroz guerreiro a retirar-se para a outra margem do Danúbio. A lenda conta que Átila viu no céu os apóstolos Pedro e Paulo com as espadas desembainhadas em defesa do pontífice. 


Este repetiu a mesma tentativa três anos depois com o bárbaro Genserico, mas com menos sucesso. Os vândalos, oriundos da África, aportaram na Itália e adentraram a Cidade Eterna.

 O papa foi o único a defendê-la e conseguiu que Genserico não a incendiasse nem matasse os habitantes. 

Em 14 dias de ocupação contentou-se em saqueá-la. A história da arte é-lhe grata.

A Igreja Católica Apostólica Romana define 10 de novembro como a data da festa de São Leão e ela já aparece no Martyrologium Hieronymianum e no "Calendário" de São Willibrord do século VIII como dia de sua morte e admissão no céu. 

Sua festa já foi celebrada em Roma no dia 28 de junho, o aniversário do traslado de suas relíquias para a Basílica de São Pedro, mas, no século XII, a festa do rito galicano, celebrada em 11 de abril, entrou para o Calendário Geral Romano, que manteve a data até ser abolido em 196914 . 

Algumas denominações vetero-católicas continuam a observar estas datas.

As igrejas católicas orientais e também as igrejas ortodoxas celebram São Leão em 18 de fevereiro.

Leão foi originalmente sepultado num monumento próprio. Porém, alguns anos depois de sua morte, suas relíquias foram colcadas num túmulo que continha também as relíquias dos quatro primeiros papas chamados "Leão". No século XVIII, as relíquias de Leão Magno foram separadas das dos demais e ganharam uma capela separada .





Capela onde repousam as relíquias do Papa São Leão Magno, no Vaticano.







ORAÇÃO:]

Fazei, Ó Deus onipotente, 
que a santa solenidade do vosso confessor e pontífice São Leão Magno
 nos aumente o fervor e nos alcance a salvação. 
Por Nosso Senhor.
Amém








FRASES DE SÃO LEÃO MAGNO:

1-      “Outrora foi prometida a Abraão uma descendência inumerável, que seria gerada não segundo a carne, mas na fecundidade da fé”. 

2-      “Maria, serva e mãe do Senhor, genitora de Deus e Virgem perpétua”. 

3-      “Com efeito, todos aqueles que foram regenerados em Cristo foram também feitos reis com o sinal da cruz, e sagrados sacerdotes com a unção do Espírito Santo”. 

4-      “Grande sustentáculo é a fé íntegra, a fé verdadeira, à qual nada pode ser acrescentado ou tirado por quem quer que seja; pois que a fé, se não é única, então absolutamente não existe”. 

5-      “É, com efeito, o nascimento de Cristo que determina a origem do povo cristão: o natal da Cabeça é também o natal do corpo”. 



Herrera mozo San León magno Lienzo. Óvalo. 164 x 105 cm. Museo del Prado.jpg




6-      “Portanto, o Verbo, mesmo assumindo a natureza íntegra e perfeita de verdadeiro homem, nasceu verdadeiro Deus, completo nas suas divinas propriedades, completo outrossim nas nossas”. 

7-      “Tudo aquilo que o Filho de Deus fez e ensinou para reconciliar o mundo, não o conhecemos somente através da narração de obras levadas a cabo no passado, mas vivemos sob o efeito do dinamismo de tais obras presentes”. 

8-      “A Igreja católica vive e prospera pela sua fé nesta verdade: que em Jesus Cristo não se deve crer a humanidade sem verdadeira divindade, nem a divindade sem verdadeira humanidade”. 

9-      “A glória da Cabeça (Cristo) tornou-se a esperança do corpo (a Igreja)”. 

10-  “Com efeito, a participação no Corpo e no Sangue de Cristo não faz senão transformar-nos naquilo que tomamos; e em tudo, tanto na carne como no espírito, trazemos aquele mesmo no qual fomos mortos, sepultados e ressuscitados”. 

11-  “O Filho de Deus… uniu-se a nós e vinculou-nos a si de tal modo que a humilhação de Deus até à condição humana se tornasse uma elevação do homem até às alturas de Deus”. 

12-  “A Natividade do Senhor, este mistério do Verbo que se fez carne, não tanto como uma recordação de um acontecimento passado, mas sobretudo como um fato que se realiza sob os nossos olhos…” 

13-  “Reconhece, cristão, a tua dignidade e, tendo-te tornado partícipe da natureza divina, presta atenção a não recair, com uma conduta indigna, de tal grandeza na baixeza primitiva”.

Fonte: Site do Vaticano
















Ouvi, Senhor,
 as preces que vos dirigimos
 na festa de vosso bem-aventurado comfessor e pontífice São Leão Magno 
e concedei-nos o perdão de todos os nossos pecados
 pelos méritosdaquele que tao dignamente vos soube servir.
Por Nosso Senhor Jesus Cristo,
 na unidde do Espírito Santo.
Amém





















Nenhum comentário:

Postar um comentário