quarta-feira, 19 de novembro de 2014

SANTA INÊS DE ASSIS - 19 DE NOVEMBRO





Stagnesassisi.jpg


Virgem da Segunda Ordem (1198-1253). Bento XIV, no dia 15 de abril de 1762, concedeu ofício e Missa em sua honra.

Inês era irmã de Clara, mais nova do que ela, nascida em Assis em 1198. 

Em princípios de abril de 1212 foi juntar-se à irmã, que quinze dias antes tinha fugido da casa paterna para abraçar o ideal franciscano e se recolher no mosteiro de Santo Ângelo, nas faldas do Subásio, perto de Assis.





 Os parentes, exasperados com semelhantes gestos, que consideravam um segundo atentado contra o bom nome da família, serviram-se de todos os recursos para tentarem impedi-la de realizar os seus intentos, sem excluírem mesmo a violência física: Inês chegou a ser brutalmente ferida pelo seu tio Monaldo, que teve o atrevimento de violar a clausura e a tranquilidade do mosteiro. 

Porém, nem mesmo a força bruta conseguiu fazer vergar a jovem. 

Foi São Francisco quem sugeriu para a nova consagrada o nome de Inês, porque, pela fortaleza de que dera provas, esta jovem de 15 anos recordava a valentia da mártir romana Santa Inês.

Em 1212 São Francisco trouxe as duas irmãs para São Damião. 



Santa Inês de Assis



Em 1220 Inês foi enviada para Florença, como abadessa do mosteiro de Monticelli, fundado no ano anterior. Mas muitos outros mosteiros de Clarissas se orgulham de ter hospedado a santa. 




Mais tarde regressou a São Damião, onde foi agraciada com uma aparição do Menino Jesus, por isso se representa por vezes Santa Inês com o menino Jesus nos braços. 

Em Assis Inês assistiu à morte da irmã Clara no dia 12 de agosto de 1253.

No coro do pobrezinho convento de São Damião ainda se podem ler os nomes das primeiras companheiras que seguiram as pegadas de Santa Clara e São Francisco pelo caminho da renúncia total e absoluta pobreza. 

São conhecidos nomes de senhoras e jovens de Assis que em São Damião tiveram o seu primeiro ninho: Hortolana, Inês, Beatriz, Pacífica, Benvinda, Cristiana, Amada, Iluminada, Consolada… 

Os três primeiros nomes pertencem a mulheres da família de Santa Clara: Hortolana era a sua mãe, e Inês e Beatriz eram suas irmãs.






Santa Clara, Bem-aventurada Hotolana, e Santa Inês de Assis



Inês foi a primeira a seguir o exemplo da irmã Clara, quinze dias depois dela, pouco depois veio a outra irmã, Beatriz, e por fim a mãe Hortolona. Inês, além de ter sido a primeira, também foi a que mais fielmente seguiu a irmã, vivendo à sua sombra luminosa, sempre delicada e obediente, duma firmeza de caráter excepcional, quase viril, em especial na observância da pobreza. Como superiora foi terna e caridosa, mas inflexível e tenaz.

 Depois do regresso a São Damião, morreu serenamente três meses depois da irmã Santa Clara, a 16 de novembro de 1253, com 55 anos de idade.

Foi enterrada na Igreja de Santa Clara em Assisi, Itália e muitos milagres são  creditados  sua intercessão. Logo seu túmulo se tornou local de peregrinação e vários milagres foram reportados em sua tumba.

Na arte litúrgica da Igreja  ela é representada como uma Clarissa Pobre

(representada pelo habito  cinza ,véu preto com lista branca) segurando um livro ; 2) com Santa Clara; 3) sendo puxada pelos cabelos para fora do convento.





Oração a Santa Inês de Assis

Santa Inês de Assis, tu que soubeste viver a total entrega de tua existência ao Senhor, ensina-nos a descobrir o sentido de uma vida de inteira doação. Tu que viveste o silêncio e a oração, ensina-nos a abrir-nos ao diálogo íntimo com o Senhor. Tu que tiveste especial devoção ao Menino Jesus, ensina-nos a acolher em nossa história a plenitude da encarnação de Deus. Tu que seguiste Jesus Cristo Pobre e Humilde, e foste verdadeira mestra de tuas Irmãs, na humildade e docilidade ao Evangelho, ensina-nos a fazer com coragem o discipulado fiel de Jesus Mestre. Tu que realizaste inúmeras curas de pessoas enfermas, através do sinal da cruz, ensina-nos a confiar infinitamente no poder de Jesus Cristo. Intercede junto de Deus, para que Ele nos atenda em nossas necessidades. E que possamos, um dia, na eternidade reunir-nos contigo no louvor e na ação de graças sem fim. Amém.





Fonte: “Santos Franciscanos para cada dia”, Ed. Porziuncola.
















Nenhum comentário:

Postar um comentário