quinta-feira, 26 de janeiro de 2012

SÃO GREGÓRIO X - PAPA - 10 DE JANEIRO









Beato Gregório X, O.Cist.

184º papa

Nome de nascimento Tedaldo Visconti

Nascimento Placência, Itália,

1210

Eleição 1 de Setembro de 1271

Fim do pontificado 10 de Janeiro de 1276

Antecessor Clemente IV

Sucessor Inocêncio V



Beato Gregório X, nascido Teobaldo Visconti, OCist (Placência, 1210 — Arezzo, 10 de janeiro de 1276) foi Papa entre 1271 e 1276. O conclave que o elegeu foi o mais longo da história da Igreja, durando quase três anos.







 Biografia

Teobald Visconti foi monge da Ordem Cisterniense.

Italiano de nascimento, gastou a maioria de sua carreira eclesiástica nos Países Baixos.

Era um homem severo e de grande dignidade.




Foi amigo de São Tomás de Aquino e conselheiro dos reis da Inglaterra e da França.



Sucedeu ao Papa Clemente IV após três anos de Sé Vacante,devido às divisões entre os cardeais, sendo o maior período de vacância registrado em toda a história da Igreja.

Os cardeais franceses e italianos igualmente rachados quiseram um papa de seu país devido à situação política com Carlos de Anjou.

O "beco sem saída" foi quebrado finalmente quando os cidadãos de Viterbo, onde os cardeais estavam reunidos, removeram o telhado do edifício onde os cardeais estavam reunidos e trancaram-lhes dentro, somente permitindo-lhes comer pão e água.









Três dias mais tarde, o papa Gregório X foi eleito.

(Desde então, os cardeais escolheram sempre o papa sob o fechamento e a chave).



Gregório X foi considerado uma escolha forte porque embora fosse italiano, tinha passado parte da sua vida no norte dos Alpes e assim não estava envolvido em controvérsias políticas italianas recentes.

Sua eleição veio como uma surpresa completa a ele, pois quando eleito estava envolvido na Nona Cruzada a São João de Acre com Eduardo I de Inglaterra na Palestina.

 Não querendo deixar sua missão, sua primeira ação como o papa era emitir externamente apelações para o DAE (dispositivo automático de entrada) aos cruzados.



Enquanto ainda era Cardeal, ajudou os irmãos Nicolau e Mateo Polo, tio e pai de Marco Polo,quando eles voltavam da China, governada por Kublai Khan, à sua pátria, a cidade de Veneza.








NICOLAU E MATEO POLO DIANTE DO PAPA GREGÓRIO X













Promulgou a Bula De Regno Portugaliae em 1276, que excomungava o Reino de Portugal, e o rei português D. Afonso III, o Bolonhês, devido a desentendimentos entre o reino e a Igreja.



À chegada a Roma o seu primeiro acto foi reunir um concílio que teve lugar em Lyon em 1274 que debateu o Cisma da Páscoa, a condição da Terra Santa, e os abusos da Igreja Católica.

Tomaram parte deste Concílio mais dois grandes teólogos: São Boaventura , franciscano , e São Tomás de Aquino, dominicano.

Participaram também 15 cardeais, um rei, os patriarcas latinos de Constantinopla e de Antioquia e cerca de 1.600 eclesiásticos, entre 500 bispos



 Foi no regresso de uma das sessões do concílio que faleceu, em Arezzo.



A Gregório X se deve a bula Ubi Periculum , subsequentemente incorporada no Código de Direito Canónico, que continua a regular os conclaves para a eleição papal.



O Papa Gregório X foi beatificado em 1713.










Prata dourada e urna de cristal contendo os restos mortais do Beato Papa Gregório X (Tedaldo Visconti da Piacenza 1210-1276).

A urna foi feita por Giuseppe Espanha a Roma, entre 1820 e 1823 e custo no momento 1.937 coroas romano. A festa do Papa Gregório X (beatificado em 1713) é celebrado pela diocese de Arezzo 10 de janeiro.










Ó DEUS,
QUE DEFENDEIS DO TERROR DAS PORTAS INFERNAIS A VOSSA IGREJA,
CONSTRUÍDA SOBRE O SÓLIDO FUNDAMENTO DA ROCHA APOSTÓLICA,
CONCEDEI QUE, PERSISTINDO NA VOSSA VERDADE E PELA INTERCESSÃO DO BEM-AVENTURADO GREGÓRIO X, SUMO PONTÍFICE,
SEJA FORTIFICADA COM UMA SEGURANÇA CONSTANTE.
POR NOSSO SENHOR JESUS CRISTO.

AMÉM

SÃO GREGÓRIO X,
ORAI POR NÓS E POR TODA IGREJA!





 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
ALGUMAS FONTES:
 




Prata máscara mortuária, feita
para o rosto do Papa Beato Gregório X em 1975
pelo mestre ourives Nustrini Henry
e Censini Julian.

Nenhum comentário:

Postar um comentário