terça-feira, 27 de junho de 2017

SANTO ATÍLIO - MÁRTIR - 28 DE JUNHO







Atílio nasceu no ano 162, provavelmente em Lyon, na França. Sua família era nobre, cristã e original de Lázio, na Itália, mas viviam em Lyon. Sabe-se que antes de completar quinze anos ele já era diácono na comunidade cristã local. Seu nome, Atílio, era muito comum na região de Lázio.

No ano 177 a perseguição contra os cristãos decretada pelo imperador Marco Aurélio chegou ao ápice da violência. Cristãos de Lyon, na França e de Viena, na Áustria, foram especialmente perseguidos e mortos. Os sobreviventes dessas comunidades escreveram para os cristãos da região informando detalhadamente sobre a perseguição.

Cristãos eram presos, julgados sumariamente em praças públicas e executados sem piedade pelo simples fato de serem cristãos, especialmente os líderes das comunidades. Nessa fase, o adolescente diácono Atílio foi preso. Porém, por ser tão jovem e tão admirado pelo povo, o juiz decidiu reservá-lo.

O juiz tinha a intenção de fazer Atílio renegar a fé cristã e apresentá-lo como “troféu” a Marco Aurélio, o imperador. Por isso, submeteu-o a um longo tempo de torturas. Entre as torturas, o juiz o fez assistir às torturas e mortes dos outros cristãos. Ele assistiu, inclusive, a agonia de seu bispo, chamado Fotino. Este, já idoso, depois de sofrer as piores agressões, ficou agonizando por dois dias até morrer. Porém, não renegou a fé, tornando-se mártir e santo da Igreja.

Atílio morreu queimado sentado numa cadeira de ferro colocada no centro do Circo, num bárbaro espetáculo pagão. Durante a noite, cristãos ainda sobreviventes conseguiam recolher partes dos corpos que restavam e os enterravam secretamente, como fizeram com aquelas do jovem diácono Atílio.

Passada a perseguição, todos foram recolhidos e enterrados naquela que seria, mais tarde, a catedral de Lyon. O culto desses mártires começou logo após, numa solenidade grandiosa que se chamou 'festa das Maravilhas'. Com a reforma do Martirológio Romano, os mártires cuja identificação era precisa receberam celebração individual. No caso de santo Atílio, ele é festejado no dia 28 de junho.









Uma outra tradição diz que ele foi um soldado e mártir morto no dia 28 de junho no terceiro e quarto século. Identificado como um dos soldados da lendária Legião de Tebas, venerada por Trino Vercellese. Seu culto existe, mas sua biografia carece de comprovação históricas.

Etimologia: Attilio = ativo ou talvez avô, do emblema Latino: Bandeira, Elmo








A legião de Tebas (também conhecida como os mártires do Agaunum ) foi uma legião romana inteira - de "seis mil seiscientos e sessenta e seis homens"- que se converteu em massa ao cristianismo e foi Martirizada em 286.  Entre os Santos dessa legião, estão: 
São Maurício
Attilio
Maurice
Alexander of Bergamo
Bessus
Candidus
Cassius e Florentius
Chiaffredo (Theofredus)
Constantius
Defende
Exuperius (Exupernis)
Felix e Regula , os santos patronos de Zürich
Fidelis de Como
Fortunatus of Casei
Gereon
Magnus of Cuneo
Solutor, Octavius ​​e Adventor
Tegulus
Ursus de Solothurn
Victor de Xanten
Victor of Solothurn
Verena




Anúncio do Evangelho (Mt 10,26-33)

O Senhor esteja convosco.

Ele está no meio de nós.

PROCLAMAÇÃO do Evangelho de Jesus Cristo + segundo Mateus.

Glória a vós, Senhor.

Naquele tempo, disse Jesus a seus apóstolos: 26“Não tenhais medo dos homens, pois nada há de encoberto que não seja revelado, e nada há de escondido que não seja conhecido. 27O que vos digo na escuridão dizei-o à luz do dia; o que escutais ao pé do ouvido, proclamai-o sobre os telhados! 28Não tenhais medo daqueles que matam o corpo, mas não podem matar a alma! Pelo contrário, temei aquele que pode destruir a alma e o corpo no inferno! 29Não se vendem dois pardais por algumas moedas? No entanto, nenhum deles cai no chão sem o consentimento do vosso Pai. 30 Quanto a vós, até os cabelos da vossa cabeça estão contados. 31 Não tenhais medo! Vós valeis mais do que muitos pardais. 32 Portanto, todo aquele que se declarar a meu favor diante dos homens, também eu me declararei em favor dele diante do meu Pai que está nos céus. 33Aquele, porém, que me negar diante dos homens, também eu o negarei diante do meu Pai que está nos céus.


Palavra da Salvação.

Glória a vós, Senhor.



Responsório (Sl 68)

 Atendei-me, ó Senhor, pelo vosso imenso amor!

Por vossa causa é que sofri tantos insultos,/ e o meu rosto se cobriu de confusão;/ eu me tornei como um estranho a meus irmãos,/ como estrangeiro para os filhos de minha mãe./ Pois meu zelo e meu amor por vossa casa / me devoram como fogo abrasador.

Oração a Santo Atílio
“Ó Deus, que destes a Santo Atílio
 a graça de defender a fé em Jesus Cristo com a própria vida, 
sendo ainda um adolescente de quatorze anos, 
dai também a nós a graça da perseverança e da coragem
e de testemunhar o vosso nome, pelo nosso comportamento, 
onde quer que estejamos. 
Por nosso Senhor Jesus Cristo, vosso Filho, 
na unidade do Espírito Santo.
 Amém. 
Santo Atílio, rogai por nós.”


Responsório (Sl 68)

 Atendei-me, ó Senhor, pelo vosso imenso amor!

Por vossa causa é que sofri tantos insultos,/ e o meu rosto se cobriu de confusão;/ eu me tornei como um estranho a meus irmãos,/ como estrangeiro para os filhos de minha mãe./ Pois meu zelo e meu amor por vossa casa / me devoram como fogo abrasador.





Nenhum comentário:

Postar um comentário