quarta-feira, 17 de maio de 2017

SANTA RESTITUTA DA TUNÍSIA - MÁRTIR - 17 DE MAIO

Image resultado para santa Restituta basilica
    

     Santa Restituta de Teniza nasceu em Cartago ou em Teniza (hoje conhecida como Ras Djebel, Tunísia) e foi martirizada durante a perseguição de Diocleciano. Não temos dados históricos precisos sobre o local exato e o ano do seu martírio. Ela às vezes é considerada um dos Mártires de Abitina, um grupo de mártires do Norte Africano que inclui Dativo, Saturnino e outros.




Santa Restituta foi levada ao Proconsul Anulino, interrogada sobre sua fé cristã e condenada a negar sua fé e oferecer sacrifícios aos deuses



Restituta, estudou a doutrina cristã com São Cipriano, bispo de Cartago, fazia parte do grupo de mártires Abitinesi, descrito na seção "Passio SS. Dativos, Saturnini et aliorum", elaborados pelos Pio Franchi Dei Cavalieri. 
Durante a perseguição anti-cristã décimo ordenada pelo imperador Diocleciano em 304, um grande número de cristãos, vindos de cidades vizinhas de Cartago e Bizerte, continuou a reunir na cidade de Abitina na casa de Ottavio Felice, para celebrar o rito eucarístico, disse "Dominicum" (a Missa), sob a liderança do presbítero Saturnino. 
Cerca de cinqüenta deles foram presos pelos soldados romanos foram presos, interrogados e depois arrastado em cadeias em Cartago. 
Em 12 de fevereiro, o 304 passou por interrogatório ritual na presença do procônsul Anulino e reafirmaram a sua fé sob a tortura, foram condenados à morte, entre eles estava Restituta. 



Uma das torturas foi deslocar seus membros sobre um potro.



Depois foi lançada na masmorra, mas um Anjo do Senhor a animou e consolou lhe dando forças para resistir na fé.






Por não negar sua fé cristã, Santa Restituta foi flagelada e amarrada pelos cabelos enquanto tinha  os pés atravessados com cravos para ser esticada.



    Uma antiga legenda medieval, recontada posteriormente por Pedro Subdiácono no século X, e semelhante às legendas associadas às Santas Devota, Reparata e Torpes de Pisa, afirma que depois de ter sido horrivelmente torturada Restituta foi colocada em um barco em chamas carregado de estopa e resina. 





Enquanto o barco de Santa Restituta foi protegido do fogo, os verdugos foram castigados 



Restituta saiu ilesa do fogo e rogou pela ajuda de Deus. Deus enviou um anjo para guiar seu barco para a Ilha de Aenaria (atual Ischia), e ela aportou no local onde atualmente se encontra San Montano.



Image result for santa Restituta

Lucina recebe o corpo de Restituta na praia de San Montano. Lienzo de Ferdinando


     Além disso, a legenda afirma que uma mulher cristã do local chamada Lucina tinha sonhado com o anjo e o barco. Quando ela se caminhou para a praia encontrou o corpo resplandecente e incorrupto de Restituta, que agora estava morta. 

Lucina convocou a população e a santa foi solenemente enterrada no sopé do Monte Vico, em Lacco Ameno, onde uma basílica paleocristã foi dedicada a ela e é agora o local de um santuário onde ela é venerada.



Image resultado para santa Restituta basilica




     No entanto, a propagação do seu culto do Norte de África para a Itália é historicamente associada à expulsão dos católicos daquela região por Genserico, rei dos Vândalos, que pertencia à seita ariana. Provavelmente suas relíquias foram trazidas para Nápoles no século V por Gaucioso de Nápoles, quando de seu exilio.





     A Igreja de Santa Restitua foi construída em sua honra em Nápoles no século VI. A igreja foi então incorporada à Catedral de Nápoles construída no mesmo local no século XIII.

     Ela é a padroeira de Lacco Ameno e, além daquela cidade, ela é especialmente venerada na Ilha de Ischia. Em Lacco Ameno ela é festejada durante três dias, do dia 16 ao dia 18 de maio. 


Resultado de imagem para santa Restituta martirio crypta



Uma cripta associada à Santa Restituta pode ser encontrada em Cagliari, no bairro de Stampace.



Resultado da imagem para santa Restituta martirio crypta


1 Pedro 5, 10-11
O Deus de toda a graça, que vos chamou para a sua glória
eterna em Cristo Jesus, depois de terdes sofrido um pouco, vos
aperfeiçoará, vos tornará inabaláveis e vos fortificará
A Ele o poder e a glória por toda a eternidade. Amén.




Apocalipse 2, 10-11
Não temas os sofrimentos que te esperam. O demónio vai
lançar alguns de vós na prisão, para vos pôr à prova, e sereis
atribulados durante dez dias. 
Permanece fiel até à morte, 
e Eu te darei a coroa da vida.

V. Os santos, que esperam no Senhor (T. P. Aleluia),
R. Serão fortes e não cairão vencidos (T. P. Aleluia)

Imagem associada

ORAÇÃO:
Na verdade, é justo e necessário, é nosso dever e salvação dar-vos graças, sempre e em todo o lugar, Senhor, Pai Santo, Deus eterno e todo-poderoso. Pela mártir Santa Restituta, que confessou o vosso nome e derramou seu sangue como Cristo, manifestais vosso admirável poder. Vossa misericórdia sustenta a fragilidade humana e nos dá coragem para sermos as testemunhas de Jesus Cristo, vosso filho e Senhor nosso. Enquanto esperamos a glória eterna, com todos os vossos anjos e santos, nós vos aclamamos, cantando (dizendo) a uma só voz...

Santo, Santo, Santo, Senhor Deus do Universo.
O céu e a terra proclamam a vossa glória.
Hosana nas alturas.
Bendito o que vem em nome do Senhor.
Hosana nas alturas.


Image resultado para santa Restituta basilica




ORAÇÃO:

Senhor nosso Deus, 
que nos dais constância na fé 
e força na fraqueza, 
concedei-nos, pelo exemplo e pela intercessão
 de Santa Restituta
a graça de participar na morte e ressurreição de vosso Filho,
 para podermos também gozar convosco,
 na companhia de todos os Mártires, 
a plena alegria do vosso reino.
Por Nosso Senhor.
Amém!




Imagem associada


 Hebreus 11, 33
Pela fé, os santos conquistaram reinos, exerceram a justiça
e alcançaram os bens prometidos, em Jesus Cristo Nosso Senhor.





FONTES:

Nenhum comentário:

Postar um comentário