sábado, 1 de outubro de 2016

SÃO PETRÔNIO - PADROEIRO DE BOLONHA, ITÁLIA - BISPO - 04 DE OUTUBRO




Image result




A única informação histórica certa sobre a vida de Petrônio é oriunda de uma carta escrita pelo bispo Euquério de Lyon (m. 450-5) a Valeriano (na Patrologia Latina, 711ss), na obra De viris illustribus, de Genádio de Massília (XLI).

Euquério conta que o santo bispo Petrônio era muito famoso na Itália na época por suas virtudes. Genádio entra em mais detalhes: Petrônio era de uma família nobre cujos membros ocupavam altas posições na corte imperial em Mediolano e na administração provincial no final do século IV e no começo do século V.

Seu pai, que também se chamava Petrônio, era provavelmente um prefeito pretoriano, pois Petrônio ocupou esta função na Gália entre 402 e 408. Euquério parece sugerir que o futuro bispo também ocupava uma importante posição secular

Mesmo jovem, Petrônio se dedicou às práticas ascetas e parece ter visitado a Terra Santa, provavelmente numa peregrinação.



Image result



Por volta de 432, ele foi eleito e consagrado bispo de Bolonha, onde erigiu a igreja de Santo Stefano, copiando o plano da igreja do Santo Sepulcro em Jerusalém. O edifício é da mesma época que o papa Leão Magno estava construindo suas basílicas em Roma e Gala Placídia, em Ravena. Acreditava-se antigamente que Petrônio havia escrito uma obra sobre a vida dos monges do Egito ("Vitæ patrum Ægypti monachorum"); sabe-se atualmente que o autor foi Rufino de Aquileia.

O tratado "De ordinatione episcopi", que aponta Petrônio como autor, é de seu pai, um homem eloquente e com amplos conhecimentos das ciências seculares.

Morin publicou um sermão intitulado "In die ordinationis vel Natale episcopi", que Genádio atribuiu ao bispo Petrônio de Verona, mas que Czalpa defende ser de Petrônio de Bolonha, mas esta atribuição é incerta.

De acordo com Genádio, Petrônio morreu durante o reinado de Teodósio II e Valentiniano III, ou seja, antes de 450.

No século XII, uma hagiografia lendária de São Petrônio, cujas relíquias foram descobertas em 1141, apareceu. Logo depois, uma igreja foi construída em sua homenagem em Bolonha; uma segunda foi iniciada em 1390, a Basilica de San Petronio. Sua festa é celebrada em 4 de outubro.







A Basílica de São Petrônio é um edifício religioso de Bolonha, na Itália, sendo a 15ª maior igreja católica do mundo, com 132m de comprimento e 60m de largura, com uma altura de 51m na fachada. Pode abrigar 28 mil pessoas.

A pedra fundamental foi lançada em 7 de junho de 1390, e foi erguida em estilo gótico. As obras se prolongaram por séculos, e a fachada jamais foi concluída. Durante o barroco foi um importante centro musical. Possui em seu interior várias obras de arte, de autores como Jacopo della Quercia, Lorenzo Costa, Agostino de' Marchi, Giovanni da Modena e Vignola. Também possui um relógio de sol desenhado por Giovanni Domenico Cassini. Em anos recentes por duas vezes foi alvo de ações terroristas, mas que foram frustradas pela polícia antes de se concretizarem.




Detalhe do afresco da Cappella Bolognini, 
Basílica de São Petrônio (Bolonha) de Giovanni di Pietro Faloppi
 (ou Falloppi, também conhecido como Giovanni da Modena [c. 1379-1455]).



Ataques terroristas
Em 2002, cinco homens que possivelmente estavam ligados a Al Qaeda e planejavam explodir o edifício, foram presos. Mais uma vez, em 2006, os planos de terroristas muçulmanos para destruir a Basílica foram frustrados pela polícia italiana. Os terroristas afirmaram que um dos afrescos do século XV dentro da Basílica era um insulto para o Islão. O afresco foi pintado por Giovanni da Modena, retrata Maomé no inferno.








Image result

Image result










As representações artísticas de Petronius estão essencialmente limitadas à cidade de Bolonha; os mais conhecidos são: a estátua de mármore de uma das primeiras obras de Michelangelo Buonarroti no túmulo de San Domenico (Basilica di San Domenico); uma têmpera sobre madeira por Simone de crucifixos no Museu de San Petronio (sec XIV.); o ciclo de afresco de Giovanni da Modena (início do sec. XV) com histórias de sua vida na Capela Bolognini da Basílica de San Petronio






O Inferno (c. 1410).
 Detalhe do afresco da Cappella Bolognini, 
Basílica de São Petrônio (Bolonha) 
de Giovanni di Pietro Faloppi 
(ou Falloppi, também conhecido como Giovanni da Modena [c. 1379-1455]).



São Petrônio foi o oitavo bispo de Bolonha e liderou a igreja bolonhesa entre os anos 431 e 450.
O Santo exerceu diversos cargos públicos antes de abraçar a vida religiosa. Foi responsável pela reconstrução da cidade de Bolonha, que havia sido devastada por Teodósio I e pelos bárbaros.


Image result for saint petronius


Oração: 
Onipotente e poderoso Senhor, 
que destes a São Petrônio 
muita luz para guiar o rebanho de Cristo
 na cidade de Bolonha, 
mandai o vosso Espírito Santo
 para nos guardar e mostrar os caminhos que levam a vós. 
E pela intercessão de são Petrônio, 
concedei nos a graça que vos imploramos. 
Amém.





ORAÇÃO:
Pela intercessão de São Petrônio,
livrai-nos, Deus,
 de todos os males da alma e do corpo.
Amém!


Image result for saint petronius



ALGUMAS FONTES:
http://www.ricardocosta.com/artigo/ali-havera-pranto-e-ranger-de-dentes
http://itbol.blogspot.com.br/2012_07_01_archive.html
https://pt.wikipedia.org/wiki/Petr%C3%B4nio_de_Bolonha
https://pt.wikipedia.org/wiki/Bas%C3%ADlica_de_S%C3%A3o_Petr%C3%B4nio
https://www.joslyn.org/collections-and-exhibitions/permanent-collections/european/italian-saint-petronius/
https://en.wikipedia.org/wiki/Domenichino#/media/File:Domenichino_-_Madonna_and_Child_with_St_Petronius_and_St_John_the_Evangelist_-_WGA06399.jpg
http://www.summagallicana.it/lessico/p/Petronio%20santo.htm

Nenhum comentário:

Postar um comentário