segunda-feira, 15 de agosto de 2016

SÃO FELIPE BENÍCIO - 22 DE AGOSTO







 Este grande propagador da Ordem Religiosa dos Servitas na Itália era da família nobre dos Benizi e Frescobaldi de Florença e natural desta cidade. Nasceu a 15 de agosto do ano de 1233 que, segundo afirmam alguns, foi o ano da própria festa da Assunção, na qual os sete fundadores dos servitas tiveram a sua primeira visão de Nossa Senhora.



St. Philip Benizi


Os pais dele já estavam casados há muito tempo, porém ainda não tinham filhos, sendo Felipe um filho de promessa.   Aos treze anos, foi enviado, com seu preceptor, a Paris para estudar medicina. Voltou e foi para a Universidade de Pádua, onde, aos dezenove anos, formou-se em filosofia e medicina. Depois, durante um ano, exerceu a profissão na sua cidade natal.

Devoto de Maria e muito religioso, possuía, também, sólida formação religiosa. Nesse período de estabelecimento profissional, passou a frequentar a igreja do mosteiro e com os religiosos aprofundou o estudo das Sagradas Escrituras.

 Logo suas orações frutificaram e recebeu o chamado para a vida religiosa. Filipe contou que tudo aconteceu diante do crucifixo de Jesus: uma luz veio do céu e uma voz mandou-o servir ao Senhor, na Ordem dos Servitas.

Foi a Monte Senário, pediu admissão nos Servos de Maria, onde ingressou, em 1254, como irmão leigo, destacando-se logo pela retórica.

 Certo dia do ano 1258, estava em companhia de um sacerdote e o prior quando encontraram dois dominicanos no caminho. Conversaram um bom tempo e Filipe discursou com tanta desenvoltura, sabedoria e eloquência que nesse mesmo ano foi ordenado sacerdote.

Em 1262, foi nomeado professor de noviços e vigário assistente do prior-geral. Por voto unânime, em 1267, foi eleito prior-geral da Ordem dos Servitas. Quando o papa Clemente IV morreu, no ano seguinte, Filipe foi proposto como candidato à cátedra de Pedro, mas retirou-se para as montanhas, onde ficou por algum tempo.

Sob sua direção, os servitas expandiram-se rapidamente e com sucesso. Participou do Concílio Ecumênico de Lyon, em 1274, na França. Era um conciliador, sua pregação talentosa e eficiente trouxe frutos benéficos para a Ordem e para a Igreja.

Atuou, a pedido de Roma, para promover a paz na acirrada disputa entre duas famílias dominantes de Forli, cidade do norte da Itália, em 1283. Eram os guelfos apoiando os pontífices e os guibelinos, os imperadores germânicos. Lá, Felipe recebeu um tapa no rosto, do jovem guibelino Peregrino Laziosi. Filipe aceitou o golpe. O jovem, mais tarde, arrependeu-se. Foi ao seu encontro, pediu desculpas e ingressou na Ordem. Peregrino tornou-se tão humilde e caridoso para com o povo que se tornou um dos santos da Igreja.





Um dia ele encontrou um leproso, quase nu, e não ter dinheiro deu-lhe a túnica. Quando o leproso a colocou, ele foi imediatamente curado.


Segundo os registros da Ordem e a tradição, Filipe gozava da fama de santidade em vida. Morreu em 22 de agosto de 1285 na cidade de Todi, quando voltava para Roma. Foi canonizado pelo papa Clemente X em 1617. 

Suas relíquias estão sob a guarda da igreja Santa Maria das Graças, em Florença, sua cidade natal. A memória de são Filipe Benício é celebrada no dia 22 de agosto. Algumas localidades comemoram no dia seguinte, devido à festa da Santa Virgem Maria Rainha.

A Igreja também celebra hoje a memória dos santos: Fabriciano e André de Fiésole.



ORAÇÃO:
Concedei-nos ó Deus de bondade, 
ser solícitos com os mais pobres 
e a exemplo de são Filipe Benício
 buscar o que não passa 
e deixar de lado as vaidades passageiras. 
Por Cristo Nosso Senhor. 
Amém.




Na iconografia religiosa, o santo é representado com o hábito servita e a tiara (símbolo da renúncia ao Papado).


Foi o primeiro servita a ser elevado à glória dos altares.






"Felipe, se aproxime, e junte-se a esse carro" (Atos 8, 29) . Quando o mundo estava sorrindo em sua juventude e oferecendo-lhe notoriedade e prazeres, São Felipe recebeu este convite da Virgem Maria. Ela estava sentada em uma carruagem de ouro que significava a vida religiosa; um manto de luto envolveu seu redor; uma pomba volteava Sua cabeça; um leão e um cordeiro estavam desenhando sua carruagem sobre precipícios de cujas profundidades foram ouvidos os gemidos do Inferno. Era uma visão profética: ele estava a atravessar a terra acompanhada pela Mãe das Dores; e este mundo, o que o inferno já tinha toda a parte prejudicada, era ter nenhum perigo para ele; para delicadeza e força deviam ser seus guias, e simplicidade sua inspiração. "Bem-aventurados os mansos, porque eles herdarão a terra" (Mat. 5,4) .





Estátua de São Felipe Benício 
na Ponte Charles, 
na República Checa.

São Filipe Benício





FONTES:

Nenhum comentário:

Postar um comentário