sábado, 27 de agosto de 2011

SANTA MÔNICA - 27 DE AGOSTO - PADROEIRA DAS ASSOCIAÇÕES DAS MÃES CRISTÃS








Santa Mônica nasceu no ano de 332 e foi a mãe do nosso grande Santo Agostinho.


Os pais de Santa Mônica, muito piedosos, confiaram-lhe a educação a uma senhora de grandes virtudes, ligada à família por íntima amizade.












 Embora branda e suave no modo de educar a menina, com firmeza aplicou os princípios sãos da pedagogia cristã, acostumando a educanda às práticas de uma mortificação prudente e moderada. Regra, cuja observação exigia e que por Santa Mônica era fielmente observada, era não tomar alimento de espécie alguma, a não ser na hora das refeições.



Apesar deste regime salutar, deixou-se Mônica levar por uma natural inclinação ao vinho.


Devido à sua sobriedade e espírito de mortificação, era ela de preferência mandada à adega, buscar vinho para a mesa. A ocasião de levar o precioso e saboroso líquido, era demais propícia, para que não fosse aproveitada pela menina.

Como não houvesse nenhuma reprovação da parte dos pais que, aliás, nada podiam suspeitar, Mônica adquiriu o costume de beber vinho.


Deus , porém , enfastiou-a de um hábito, que mui facilmente poderia ter-se transformado num vício pernicioso. Em uma daquelas contendas, que soem haver na vida familiar e entre a criadagem, Mônica foi ofendida por uma palavra mordaz de uma criada, a qual, num ímpeto de raiva, a chamou de beberrona, dizendo que não havia mais em casa que não soubesse das libações clandestinas.


Mônica, não tanto pela ofensa que sofrera, porém, mais pelo conhecimento do seu proceder incorreto, tomou a resolução de abster-se completamente do vinho, propósito que cumpriu rigorosamente.








Pouco depois, recebeu o santo Batismo, cuja graça conservou por toda a vida, pela pureza da fé e pela santidade de vida.

 Grande foi a sua caridade para com os pobres. Sabendo que era difícil conservar-se na graça de Deus, evitava os divertimentos profanos, fugia das ocasiões perigosas e desprezava as exigências e extravagâncias da moda.


Tendo chegado à cidade própria, os pais casaram-na com um cidadão de Tagaste, na África, de nome Patrício, que era filho de família ilustre, mas pobre, pagão e homem de sentimentos rudes.

O caráter indômito e violento do marido era para a esposa uma fonte de sofrimentos e provações, as mais duras.

Mônica sofreu tudo com paciência e mansidão, não respondendo a Patrício, senão por obras de uma caridade sem limites e pela oração. Longe de se queixar ou prestar ouvido às más línguas, que procuravam semear-lhe discórdias no lar, Mônica defendia o marido e não tolerava que o difamassem em sua presença.

Deus recompensou esta dedicação, tendo Mônica a satisfação de ver a conversão do marido.

Do seu matrimônio, Mônica teve dois filhos, Agostinho e Navígio e uma filha Perpétua, que se fez religiosa. O mais velho, Agostinho, causou grandes amarguras à mãe, até que enfim, pela conversão e completa mudança de vida, se lhe tornou uma glória.














SANTO AGOSTINHO E SANTA MÔNICA












Embora não lhe deixasse faltar bons conselhos e apesar de o educar nos princípios da Religião Católica, a vivacidade, a inconstância e a volubilidade do filho inspiravam à boa mãe sérios cuidados e abriram-lhe uma expectativa pouco lisonjeira para o futuro do menino.

Por este motivo e temendo que perdesse a graça do Batismo, não o apresentou para ser batizado.

 Os fatos provaram como eram fundados os receios da mãe. Agostinho desde os verdes anos se inclinou para o mal e mais tarde se filiou à seita dos Maniqueus.


Dezessete anos contava Agostinho, quando perdeu o pai. Para continuar os estudos, dirigiu-se para Cartago. O Coração de Mônica sofreu atrozmente com as notícias desoladoras, que continuamente recebia do filho. Tão magoada ficou, que chegou a fechar a este a porta da sua casa.

Deus, porém, consolou-a em visões misteriosas, mostrando-lhe a futura conversão de Agostinho. Confortada desta sorte, consentiu que este tornasse a morar em sua casa e lhe assentasse à mesa.


Nem assim deixou de rezar constantemente pela conversão do filho e pedir a outros que o mesmo fizessem. Recomendou-o a diversos bispos, entre estes a um, que também tinha pertencido à seita dos Maniqueus.

Este muito a animou, dizendo-lhe: "O coração de teu filho não está ainda preparado, mas Deus determinará o momento. Vai e continua a rezar: é impossível que se perca um filho de tantas lágrimas".


De fato, soou a hora da conversão de Agostinho. Este que era a lente da arte retórica em Cartago, começou a conhecer os erros da seita dos Maniqueus e a experimentar nojo dos seus vícios. De Cartago dirigiu-se Para Roma e de lá para Milão, onde Santo Ambrósio era Bispo.


Sabendo do plano de seu filho, de ir para Roma, Mônica quis acompanhá-lo. Agostinho, porém, soube habilmente se furtar à companhia da mãe. Sem avisar, tomou um outro navio e quando ela chegou ao lugar do embarque, ele já havia partido.













SANTO AMBRÓSIO PREGANDO













 

Mônica sabendo da mudança do filho para Milão, seguiu-o e teve o consolo de ouvir de Santo Ambrósio, que o filho já se tinha convertido. Em 387 receberam Agostinho, seu filho Adeodato e o amigo Alípio o santo Batismo.


Agostinho resolveu então voltar, com a mãe para a África. Chegando a Ostia, disse-lhe ela: "Vendo-te hoje cristão Católico, nada mais me resta a fazer neste mundo".














Caiu em uma doença grave e morreu, tendo alcançado a idade de 56 anos. O Filho Agostinho, nas suas célebres "Confissões" , erigiu um monumento indelével à memória da santa mãe.






O Papa Alexandre III colocou o nome de Santa Mônica entre Santos da Igreja Católica. Sob o pontificado de Martinho V (1430) foi o corpo de Santa Mônica transportado para Roma e depositado na Igreja de Santo Agostinho.










A devoção a Santa Mônica tomou novo incremento pelo fato de ser ela declarada Padroeira das Associações das Mães Cristãs. De Santa Mônica podem as mães aprender o interesse que devem ter pela salvação dos filhos.









Santo Agostinho e Santa Mônica







 
Santa Mônica foi casada por acordo com um oficial pagão na África do Norte, que era muito mais velho que ela, e embora generoso, também foi temperado violento. Sua mãe viveu com eles e era igualmente difícil, que provou ser um desafio constante para St. Monica.














 Ela teve três filhos: Agostinho, Navigius e Perpétua. Através de sua paciência e orações, ela foi capaz de converter o marido e sua mãe para a fé católica em 370. Ele morreu um ano depois.


Perpétua e Navigius entrou na vida religiosa. Santo Agostinho era muito mais difícil, pois ela tinha que orar por ele durante 17 anos, pedindo as orações dos sacerdotes que, por algum tempo, tentou evitar por causa de sua persistência a este esforço aparentemente sem esperança.

Um padre foi consolá-la dizendo: "não é possível que o filho de tantas lágrimas pereça".


Este pensamento, juntamente com uma visão que tinha recebido, reforçou ela. Santo Agostinho foi batizado por Santo Ambrósio, em 387.




























Santa Mônica morreu mais tarde naquele mesmo ano, no caminho de volta para a África de Roma da cidade italiana de Ostia.





 

 



ALTAR TÚMULO DE SANTA MÔNICA






ALTAR TÚMULO

















ANTÍFONA DAS II VÉSPERAS:

SANTA MÔNICA, MÃE DE AGOSTINHO,
DE TAL MODO VIVIA NO CRISTO,
QUE, ESTANDO AINDA NO MUNDO,
SUA VIDA E SUA FÉ SE TORNARAM
O LOUVOR MAIS PERFEITO DE DEUS.



















ANTÍFONA DAS LAUDES:

VÓS A OUVISTES , Ó SENHOR,

E ACEITASTES SUAS LÁGRIMAS QUE,

DE TANTAS DERRAMADAS EM CONTÍNUA ORAÇÃO,

REGARIAM TODA A TERRA.

















SANTO AGOSTINHO E SANTA MÔNICA,
ORAI POR NÓS!














ORAÇÃO

Ó DEUS , CONSOLAÇÃO DOS QUE CHORAM,

QUE ACOLHESTES MISERICORDIOSO AS LÁGRIMAS DE SANTA MÔNICA

PELA CONVERSÃO DE SEU FILHO ,AGOSTINHO,

 DÁI-NOS, PELA INTERCESSÃO DE AMBOS,

CHORAR OS NOSSOS PECADOS E ALCANÇAR O VOSSO PERDÃO.

POR NOSSO SENHOR JESUS CRISTO, VOSSO FILHO ,

NA UNIDADE DO ESPÍRITO SANTO.















SANTA MÔNICA, MÃE DE AGOSTINHO,
INTERCEDEI POR NÓS!































































































































 





 



























Um comentário:

  1. Excelente vida de Santa Mônica do ponto de vista de persistência, fé e coragem. Entregou nas mãos de Deus e teve seu filho convertido para Jesus.
    Vida sofrida que passou, mas foi recompensada.
    Santa Mônica, mostra-me o caminho de oração para que eu também consiga ver um parente convertido.
    Santa Mônica, Rogai por nós e, em especial, pela pessoa que oro para a conversão.
    Interceda juntamente com Nossa Senhora ao Senhor Jesus para que consiga essa Graça.
    Santo Agostinho, Rogai por nós.
    Santa Mônica abençoe o Wando Silva pela postagem e a pessoa que gerencia esse blog. Que mais pessoas o acessem e divulguem.
    Amém!

    ResponderExcluir