terça-feira, 23 de novembro de 2010

NOSSA SENHORA DA APRESENTAÇÃO- 21 DE NOVEMBRO



Nossa Senhora da Apresentação é uma das denominações dadas a Nossa Senhora.

Essa denominação foi criada em 1571, quando foi instituída a Festa da Apresentação de Nossa Senhora ao Templo de Jerusalém, através de seus pais, Joaquim e Ana.








Tudo que sabemos da apresentação de Nossa Senhora no templo, sabemo-lo por lendas e informações extra-bíblicas (principalmente pelo proto-Evangelho de Tiago), o que não quer dizer que o assunto da festa careça de probabilidade histórica.

 Segundo uma piedosa lenda, Maria Santíssima, tendo apenas três anos de idade, foi pelos pais, em cumprimento de uma promessa, levada ao templo, para ali, com outras meninas, receber educação adequada à sua idade e posição.

Num dia 21 de Novembro, seus pais a levaram para ser educada no Templo de Jerusalém, conforme uma promessa de Ana, mesmo que não morasse com outras meninas e se alimentasse com uma comida trazida pelos Anjos. Conta-se que para subir ao templo haviam 15 degraus, que ela subiu sem ajuda de ninguém.








A Igreja oriental distinguiu este fato com as honras de uma festa litúrgica.

A Igreja ocidental conhece a comemoração da Apresentação de Nossa Senhora desde o século VIII.

Estabelecida primeiramente pelo Papa Gregório XI, em 1372, só para a corte papal, em Avignon, em 1585, Sixto V ordenou que fosse celebrada em toda a Igreja.

Foi no dia 21 de novembro de 1964 que o Papa Paulo VI, na clausura da 3ª Sessão do Concílio Vaticano II, consagrou o mundo ao Coração de Maria e declarou Nossa Senhora Mãe da Igreja.







A PADROEIRA DA CAPITAL DO RIO GRANDE DO NORTE,  NATAL.



Nossa Senhora da Apresentação é a denominação dada a Nossa Senhora do Rosário na cidade de Natal. Ela é a santa padroeira da cidade. Recebeu esse nome por ter sido encontrada nas águas do Rio Potenji no dia da Apresentação de Maria ao Templo de Jerusalém.

Em 21 de novembro de 1753, um grupo de pescadores encontrou um caixote de madeira encalhado em umas rochas na margem direita do Rio Potengi, na frente da Igreja do Rosário, na atual Pedra do Rosário, em Natal, no Rio Grande do Norte.

Dentro do caixote, havia uma imagem de Nossa Senhora do Rosário e uma mensagem: Aonde esta imagem aportar nenhuma desgraça acontecerá.






Pedra do Rosário
Trata-se do local onde encalhou um caixote contendo a imagem de Nossa Senhora da Apresentação, padroeira de Natal, no dia 21 de novembro de 1753. Localiza-se às margens do Rio Potengi, e bem próximo encontra-se a igreja de Nossa Senhora do Rosário. É o templo mais antigo da cidade. Apesar disso, ela não sofreu grandes alterações ao longo do tempo. As paredes internas do templo foram, há poucos anos, revestidas por uma barra de azulejos.







 Os pescadores avisaram sobre a descoberta ao Vigário da Paróquia, Pe. Manoel Correia Gomes, que se dirigiu ao local e logo reconheceu que se tratava de uma imagem de Nossa Senhora do Rosário.

Porém, como o dia 21 de novembro é o dia da Apresentação de Maria ao Templo de Jerusalém, a santa foi batizada como Nossa Senhora da Apresentação e proclamada Padroeira da Cidade de Natal.















 
A antiga Catedral de Natal, atual Igreja de Nossa Senhora da Apresentação, localiza-se na Praça André de Albuquerque. Lá, no dia 25 de dezembro de 1599, foi celebrada a primeira missa na cidade, pelo padre Gaspar Moperes.

Letra

Tu quiseste um dia trazer alegria ao nosso cantar. / E vieste Maria com Jesus nos braços, nas ondas do mar... / Pescadores te acharam, com amor te acolheram, Ó Mãe sem igual! / Entre o Potengi e as águas tranqüilas do mar de Natal!


Escolhestes, por amor, nossa terra prá aqui, vir morar... / Virgem Mãe do Senhor a teus pés nós viemos rezar.


Vinte e um de novembro, o dia feliz de tua aparição, / e nós te festejamos, ó Nossa Senhora da Apresentação. / Hoje a felicidade traz toda a cidade à tua Catedral. / Prá louvar-te Maria, que escolheste um dia teu trono em Natal.


Escolhestes, por amor, nossa terra prá aqui, vir morar... / Virgem Mãe do Senhor a teus pés nós viemos rezar.


Tens na fronte a coroa, Rainha da Paz do amor e do perdão... / És a Mãe terna e boa, / Rainha que reina com o terço na mão. / Teu olhar de bondade, onde a serenidade, nos dá proteção. / Tens Jesus em teus braços, és Nossa Senhora da Apresentação.


Escolhestes, por amor, nossa terra prá aqui, vir morar... / Virgem Mãe do Senhor a teus pés nós viemos rezar.








 













2 comentários:

  1. Parabéns pela postagem, gostaria de saber mais sobre a apresentação de maria ao templo judaíco, peço indicações... e também a fonte ou links das fotos e pinturas desse post. Obrigada.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sobre o trecho do Evangelho Apócrifo a respeito da Apresentação de Maria Menina no Templo, leia em:

      http://rezairezairezai.blogspot.com.br/2010/11/lenda-da-apresentacao-de-nossa-senhora.html

      Excluir