domingo, 5 de setembro de 2010

SANTA ROSA DE LIMA - PADROEIRA DA AMÉRICA LATINA, DO PERU E DAS FILIPINAS - 20 DE AGOSTO




Santa Rosa de Lima (Lima, 30 de abril de 1586 - id., 24 de agosto de 1617), foi uma mística da Ordem Terceira Dominicana canonizada pelo Papa Clemente X em 1671.



É a primeira santa da América e padroeira do Peru e da América.

Nascida em Quives, província de Lima no ano de 1586, era descendente de conquistadores espanhóis.

Seu nome de batismo era Isabel Flores y Oliva, mas a extraordinária beleza da criança motivou a mudança do nome de Isabel para Rosa, ao que ela acrescentou o de Santa Maria.

Seus pais eram Gaspar de Flores, espanhol arcabuz do Vice-Rei e Maria Oliva, limenha. Era a terceira dos onze filhos do casal.



Seus pais antes ricos tornaram-se pobres devido ao insucesso numa empresa de mineração e ela cresceu na pobreza, trabalhando na terra e na costura até altas horas da noite para ajudar no sustento da família.

Cultivava as rosas de seus próprio jardim e as vendia no mercado e por isso é tida como patrona das floristas.

Diz-se que tangia graciosa a viola e a harpa e tinha voz doce e melodiosa.

Além de muito bela, Rosa era tida como a moça mais virtuosa e prendada de Lima.



Foi pretendida pelos jovens mais ricos e distintos de Lima e arredores, mas a todos rejeitou, por amar a Cristo como esposo.

 Em idade de casar, fez o voto de castidade e tomou o hábito da Ordem Terceira Dominicana, após lutar contra o desejo contrário dos pais. 


Construiu uma cela estreita e pobre no fundo do quintal da casa dos pais e começou a ter vida religiosa, penitenciando seu corpo com jejuns e cilícios dolorosos e conta-se que utilizava muitas vezes um aro de prata guarnecido com fincos, semelhante a uma coroa de espinhos.

Foi extremamente bondosa e caridosa para com todos, especialmente para com os índios e negros, aos quais prestava os serviços mais humildes em caso de doença.



Segundo os relatos de seus biógrafos e dos amigos que a acompanharam, dentre eles seu confessor Frei Juan de Lorenzana, por sua piedade e devoção Santa Rosa recebeu de Deus o dom dos milagres.

Era constantemente visitada pela Virgem Maria e pelo Menino Jesus, que quis repousar certa vez entre seus braços e a coroou com uma grinalda de rosas, que se tornou seus símbolo.




Também é afirmado que tinha constantemente junto a si seu Anjo da Guarda, com quem conversava. Ainda em vida lhe foram atribuídos muitos favores; milagres de curas, conversões, propiciação das chuvas e até mesmo o impedimento da invasão de Lima pelos piratas holandeses em 1615.




Apesar de agraciada com experiências místicas fora do comum, nunca lhe faltou a cruz, a fim de que compartilhasse dos sofrimentos do Divino Mestre: sofrimentos provindos de duras incompreensões e perseguições e, nos últimos anos de vida, de sofrimentos físicos, agudas dores devidas à prolongada doença que a levou à morte em 24 de agosto de 1617, aos 31 anos de idade.




Suas últimas palavras foram " Jesus está comigo!" Seu sepultamento foi apoteótico e pranteado por todo o Vice Reino do Peru e seu túmulo tornou-se palco de milagres, bem como também os lugares onde viveu e trabalhou pela causa da Igreja.



Foi a primeira santa canonizada da América e proclamada padroeira da América Latina.

Conta-se que o Papa Clemente relutava em elevá-la aos altares, mas foi convencido após presenciar uma milagrosa chuva de pétalas de rosa que caiu sobre ele, vinda do céu e que atribuiu a Santa Rosa de Lima.





Dela disse o Cardeal Ratzinger: De certa forma, essa mulher é uma personificação da Igreja da América Latina: imersa em sofrimentos, desprovida de meios materiais e de um poder significativos, mas tomada pelo íntimo ardor causado pela proximidade de Jesus Cristo.

(Homilia no Santuário de Santa Rosa de Lima, Peru, em 19 de julho de 1986).

No Brasil, alguns municípios, como Nova Santa Rosa, no Paraná, a adotam como Padroeira.

fontes:Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre e Liturgia das Horas.

Novena milagrosa a Santa Rosa de Lima



Todos os dias reza-se:


1 Pai-Nosso;


3 ave-marias, acrescentando a cada uma: "Ó Rosa de Lima, rogai por nós que recorremos a Vós.";


1 Glória ao Pai;


Oração Final:


Deus nosso Pai, vós nos dai o exemplo dos santos, imitando-os na terra, possamos sempre mais nos assemelhar à imagem de vosso Filho e, um dia, habitar junto a Vós.Concedei-me por intercessão de Santa Rosa de Lima, vossa fiel servidora nesta terra, a graça que hoje ardentemente vos suplico...(faça aqui o seu pedido).


Para se viver neste mundo, é preciso que as pessoas sejam mais solidárias umas com as outras.Nuca se ouviu falar de um rico que levou toda sua fortuna para outro lado.
Primeiro Dia - Rosa, um Batismo Assumido


 
Ó admirável Santa Rosa de Lima, tu que assumiste desde tenra idade a missão nascida de teu batismo, ensina-nos semelhante cosnciência cristã para que, também hoje, nos entreguemos de corpo e alma à causa do Senhor, que se faz presente em tantos irmãos sofredores.

Reza-se as orações


Segundo Dia - Rosa, Descendente dos Primeiros Evangelizadores




Ó admirável Santa Rosa de Lima, tu que foste descendente dos primeiros evangelizadores que pisaram em terra latino-americanas, inspira à Igreja de nossos dias um novo ardor missionário e, ao mesmo tempo, uma maior caridade, para que nunca mais repitamos os excessos cometidos quando da primeira evangelização das Américas.

Reza-se as orações.

Terceiro Dia - Rosa Leiga Terceira Dominicana


Ó admirável Santa Rosa de Lima, tu que assusmiste como ninguém tua vocação de leiga na Ordem Terceira Dominicana ensina aos batizados de nosso tempo semelhante cosnciência de seu papel e missão ao mundo de hoje: serem sempre mais sal e luz para um mundo cada vez mais secularizado.

Reza-se as orações.


Quarto Dia - Rosa, Mística


Ó admirável Santa Rosa de Lima, tu que descobriste na contemplação do mistério da cruz uma força para vencer toda e qualquer tentação egoísta, ensina a nossos líderes religiosos e agentes de pastoral semelhante vontade de, sempre mais, se aprofundarem nos caminhos da mística e da espiritualidade.

Reza-se as orações.

Quinto Dia - Rosa, Mulher Orante


Ó admirável Santa Rosa de Lima, tu que descobriste na oração uma força para vencer as adversidades da vida, ensina às mulheres de nosso tempo semelhante certeza, a fim de que, sempre mais, possam realizar no mundo sua vocação feminina.

Reza-se as orações.


Sexto Dia - Rosa, Amiga dos Mais Pobres



Ó admirável Santa Rosa de Lima, exerceste como ninguém a caridade junto aos índios e negros mais pobres.Desperta no coração de nossa Igreja viva semelhante vontade de servir ao Senhor naqueles que, em nossa sociedade, são os referidos de Deus.Que possamos descobrir juntos, soluções cristivas para erradicar a miséria.

Reza-se as orações.


Sétimo Dia - Rosa, Padroeira da América Latina


Ó admirável Santa Rosa de Lima, foste escolhida como padroeira da América Latina, e teu povo tem um carinho todo especial por ti.Sê sempre modelo e encorajamento para nossa Igreja latino-americana que tenta, ser fiel ao Senhor nos irmãos menos favorecidos.

Reza-se as orações.


Oitavo Dia - Rosa, Protetora Contra os Insetos



Ó admirável Santa Rosa de Lima, quis a tradição popular atribuir a ti a proteção, contra pragas de insetos.Protege, ao seu tempo, nossas colheitas, plantações, contra tudo aquilo que possa causar dano e tristeza aos nossos sofridos agricultores.

Reza-se as orações.


Nono Dia - Rosa, A Primeira Santa Latino-Americana

Ó admirável Santa Rosa de Lima, foste a primeira latino-americana elevada à honra dos altares.Desperta no coração dos cristãos deste continente semelhante vontade de seguir ao Senhor na santidade, sobretudo nos caminhos da caridade, do perdão, do amor, da justiça que se faz opção por causa do Evangelho.

Reza-se as orações.

visite o Blog Oficial de Santa Rosa de Lima:http://rosadeamerica.blogspot.com/



Santuário de Santa Rosa de Lima, construído no local onde ainda hoje tem a casa em que ela viveu.




Venerada pela Igreja Católica.
Comunhão Anglicana
Beatificação 15 de abril de 1668 por: Papa Clemente IX.
Canonização 2 de abril de 1671 por: Papa Clemente X
Principal templo: Convento de Santo Domingo, Lima
Festa litúrgica
20 de agosto
23 de agosto (Igreja Episcopal)
30 de agosto (América Latina)


Hino


Ó anjos do céu,
cantai esta Rosa,
brotada na terra,
tão bela e formosa!

Foi ela que a América
ao céu ofertou,
mas que a todo o mundo
de amor perfumou.

Aos mudos e cegos
dá voz e visão,
e a todos socorre
com sua oração.

Com Rosa a Trindade,
na terra, louvemos;
com ela no céu,
um dia cantem


Dos Escritos de Santa Rosa de Lima, virgem  (Ad medicum Castillo: edit. L. Getino, La Patrona de América, Madrid 1928, pp. 54-55)
(Séc.XVII)


Conheçamos a supereminente caridade da ciência de Cristo O Senhor Salvador levantou a voz e com incomparável majestade disse: “Saibam todos que depois da tribulação se seguirá a graça; reconheçam que sem o peso das aflições não se pode chegar ao cimo da graça; entendam que a medida dos carismas aumenta em proporção da intensificação dos trabalhos. Acautelem-se os homens contra o erro e o engano; é esta a única verdadeira escada do paraíso e sem a cruz não há caminho que leve ao céu”.
Ouvindo estas palavras, penetrou-me um forte ímpeto como de me colocar no meio da praça e bradar a todos, de qualquer idade, sexo e condição: “Ouvi, povos; ouvi, gentes. A mandado de Cristo, repetindo as palavras saídas de seus lábios, quero vos exortar: Não podemos obter a graça, se não sofrermos aflições; cumpre acumular trabalhos sobre trabalhos, para alcançar a íntima participação da natureza divina, a glória dos filhos de Deus e a perfeita felicidade da alma”.

O mesmo aguilhão me impelia a publicar a beleza da graça divina; isto me oprimia de angústia
e me fazia transpirar e ansiar. Parecia-me não poder mais conter a alma na prisão do corpo, sem que, quebradas as cadeias, livre, só e com a maior agilidade fosse pelo mundo, dizendo: “Quem dera que os mortais conhecessem o valor da graça divina, como é bela, nobre, preciosa; quantas
riquezas esconde em si, quantos tesouros, quanto júbilo e delícia! Sem dúvida, então, eles
empregariam todo o empenho e cuidado para encontrar penas e aflições! Iriam todos pela terra a
procurar, em vez de fortunas, os embaraços, moléstias e tormentos, a fim de possuir o
inestimável tesouro da graça. É esta a compra e o lucro final da paciência. Ninguém se
queixaria da cruz nem dos sofrimentos que lhe adviriam talvez, se conhecessem a balança, onde
são pesados para serem distribuídos aos homens”.

 
Oração

Ó Deus, que inspirastes Santa Rosa de Lima, inflamada de amor, deixar o mundo, a servir os pobres e a viver em austera penitência, concedei-nos, por sua intercessão, seguir na terra os vossos caminhos e gozar no céu as vossas delícias. Por nosso Senhor Jesus Cristo, vosso Filho,na unidade do Espírito Santo.







5 comentários:

  1. estou fazendo a novena de santa rosa de lima, e ela intercedeu a deus por mim, ja recebi uma das gracas que estava afklita, ainda nao acabei. gracas a deus e a santa rosa de lima helena cassia

    ResponderExcluir
  2. Na Vila ''Parque Paulistano '', no Bairro de São Miguel Paulista- São Paulo...Temos uma Igreja na qual '' Santa Rosa de Lima '' é a Padroeira....!!
    Muito me honra....Que nunca deixai de interceder sobre seu Povo....!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Deus abençoe essa Igreja e todos vocês e que a intercessão de Santa Rosa os fortaleça na fé. Assim seja.

      Excluir
  3. A novena é poderosa. Que Santa Rosa de Lima continue a interceder por nós. Amém.

    ResponderExcluir
  4. Conhecendo,tardiamente, com quase 64 anos,a vida da Sta Rosa de Lima, nome que me foi dado, por meu pai,em homenagem a Ela...sou o quarto filho ,primeira do sexo feminino,de uma irmandade de 11 filhos, como foi a dela... apenas isto se assemelha minha vida c a dela... me sinto tão pequena e pecadora,q ñ sou digna de ter o seu nome...vejo como preciso mudar minha vida em todos os sentidos...apenas uma qualidade,eu tenho em relação à sua vida:a simplicidade.... Q Santa Rosa De Lima me ensine, a partir de agora a ser diferente, perante a Trindade Santa e a Nossa Mãe Maria, da qual ela foi mto devota...Santa Rosa de Lima, rogai a DEUS por mim e por todos os meus familiares, especialmente, por minha nora, Andréa Celeste, que por providência Divina, é Peruana...🙏🙏🙏

    ResponderExcluir