Páginas

terça-feira, 23 de dezembro de 2014

SANTA PAULA ISABEL CERIOLI - 24 DE DEZEMBRO







Orario S. Messe Chiesa Sacra Famiglia





Santa Paula Isabel Cerioli
1816-1865
Fundou os Institutos:
Irmãs da Sagrada Família e dos Irmãos da Sagrada Família






Batizada como Costanza Cerioli, nasceu na família dos nobres e ricos Francisco Cerioli e Francisca Corniani, no dia 28 de janeiro de 1816, em Soncino, Cremona, Itália.

Delicada, inteligente e sensível, dona de um físico frágil, aprendeu cedo a lidar com o sofrimento, alertada pela sabedoria cristã da mãe, que lhe mostrava a miséria presente nas famílias dos camponeses. 

Aos onze anos, foi entregue às Irmãs da Visitação da cidade de Alzano, para completar sua formação religiosa e cultural, com as quais ficou até os dezesseis anos, destacando-se pela bondade e caridade.

Aos dezenove anos, obedecendo à vontade dos pais, casou-se com o nobre e rico Caetano Busecchi, de quase sessenta anos, herdeiro dos condes Tassis. 

Vivendo no palácio do marido, em Comente, Bergamo, dedicava-se à família e às obras de caridade da igreja. 

Teve um casamento feliz e harmônico, porém marcado pela morte dos quatro filhos; três logo após o nascimento e o outro, Carlos, com dezesseis anos.

Abatida, continuou cuidando do marido, já bem idoso e doente, até 1854, quando ele faleceu. 



Santa Cerioli



Assim, com trinta e oito anos, viúva, sozinha e dona de grande fortuna, isolou-se do mundo. Ficou retirada em sua casa, dedicando-se às obras de caridade, nas quais aplicou todo o patrimônio.










Criou colégios para crianças órfãs carentes e abandonadas; instituiu escolas, cursos de catecismo, exercícios espirituais, recreações festivas e assistência às enfermas.









 Vencendo todos os tipos de dificuldades, desejou fundar uma Congregação religiosa feminina e outra masculina que seguisse o modelo evangélico do mistério de Nazaré, constituído por Maria e José, que acolhem Jesus para doá-lo ao mundo.







Orientada, espiritualmente, pelos dois bispos de Bergamo, em 1857, junto com seis companheiras, fundou o Instituto das Irmãs da Sagrada Família. 

Nesse dia, Costanza vestiu o hábito e tomou o nome de madre Paula Isabel. 

Em 1863, realizou seu grande sonho: fundou o Instituto dos Irmãos da Sagrada Família, para o socorro material e a educação moral e religiosa da classe camponesa, na época a mais excluída e pobre.















O carisma da Sagrada Família era o objetivo a ser alcançado, como modelo de ajuda e conforto, aprendendo dela como ser famílias cristãs acolhedoras, unidas no amor, na fraternidade, na fé forte, simples e confiante. 

Com muita inspiração, ela própria escreveu as Regras para os seus institutos, que foram aprovadas pelo bispo de Bergamo.

Consumida na intensa atividade assistencial e religiosa, com apenas quarenta e nove anos de idade, morreu na véspera do Natal de 1865, em Comonte, Bergamo. 







Urna com o corpo de Santa Paula Cerioli




Deixou entregue aos cuidados da Providencia Divina o já estabelecido Instituto feminino e a semente plantada do outro, masculino.

Madre Paula Isabel Cerioli foi beatificada pelo papa Pio XII em 1950, durante o Ano Santo. 







Foi declarada santa pelo papa João Paulo II em 2004.






"5. Paula Isabel Cerioli, esposa e mãe, mas privada em breve tempo dos filhos e do marido, uniu-se ao mistério de Maria das Dores e da sua maternidade espiritual. Dedicou-se então ao acolhimento das crianças órfãs e pobres inspirando-se na Sagrada Família de Nazaré. Na escola de Maria, soube transformar o amor natural no sobrenatural, deixando que Deus dilatasse o seu coração de mãe.

Que o seu exemplo continue a falar aos numerosos corações de esposas, de mães, de almas consagradas!"

Trecho do discurso do Papa  JOÃO PAULO II  AOS PEREGRINOS VINDOS PARAA CERIMÓNIA DE CANONIZAÇÃO

Segunda-feira, 17 de Maio de 2004






Oração a Santa Paula para pedir Graças

Santa Paula Elisabete, que pelas heróicas virtudes praticadas na terra, vos tornastes no céu querida a Deus e valiosa mediadora de graças, ouvi a nossa prece.

A vós recorremos, bondosa mãe, na certeza de sermos ouvidos. Obtende-nos, pois, a graça que mais precisamos... (nomear a graça desejada).

Confiantes na vossa poderosa intercessão, como prova de nossa gratidão, prometemos imitar o vosso extraordinário amor para com os pobres e desamparados, a vossa confiança em Deus e a vossa generosidade em fazer o bem. 
Amém.









Oração a Santa Paula 

Ó Santa Paula Elisabete, alma generosa, que, como um campo abençoado por Deus, em toda etapa de vossa vida produzistes flores e frutos de virtudes fecundados pelo sol da divina Vontade, sempre aceita com alegre submissão, ajudai a nós, também, a cumprir esta santíssima Vontade, sempre boa, apesar de oferecer o amargo pão do sofrimento.

Ó bendita Santa Paula, devota confidente da Família de Nazaré, que viveste na intimidade daquela santíssima Casa, contemplando-lhe as belezas imitando-lhe as virtudes, fazei que Jesus, Maria e José nos sejam propícios: que nos guardem e nos protejam na alma e no corpo, durante a vida e na hora da morte, e no conduzem convosco à bem-aventurada Pátria do Céu. Amém






ALGUMAS FONTES:

http://pt.wikipedia.org/wiki/Paula_Elisabete_Cerioli





Nenhum comentário:

Postar um comentário