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quinta-feira, 17 de novembro de 2016

SANTA HILDA - PADROEIRA DA CULTURA E DA POESIA - 17 DE NOVEMBRO







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     Não se sabe o local de nascimento de Hilda, mas, de acordo com São Beda o Venerável, foi no ano de 614. Era a segunda filha de Hereric, sobrinho de Eduino, primeiro rei cristão da Nortúmbria (atual Inglaterra), e de sua esposa Bregusvita. Sua irmã mais velha, Heresvita, se casou com Etelrico, irmão do rei Anna da Anglia Oriental. Quando era apenas um bebê, seu pai foi envenenado no exílio, na corte do rei de Elmet (hoje em dia West Yorkshire). Presume-se que ela cresceu na corte de Eduino, na Nortúmbria.



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O batismo de Hilda
     Em 12 de abril de 627, Festa da Páscoa, o rei Eduino foi batizado junto com sua corte, que incluía Hilda, na pequena capela de madeira construída, especialmente para a ocasião, próximo do local em que está hoje a Catedral de York. A cerimônia foi oficializada pelo monge bispo Paulino, que viera de Roma com Agostinho (Santo Agostinho de Canterbury). Ele acompanhava Etelburga, uma princesa cristã que voltava para Kent para casar-se com Eduino.


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     Desconhecem-se os detalhes da vida de Hilda de 627 a 647. Parece que depois da morte de Eduino em uma batalha, em 633, ela foi viver com sua irmã. São Beda resume sua história num ponto chave de sua vida quando, na idade de 33 anos, ela decidiu ir viver em um convento de Chelles, na França, acompanhando sua irmã que enviuvara. 


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Santo Adriano, bispo de Lindisfarne, dissuadiu-a de tal propósito e aconselhou-a a voltar para a Nortúmbria e viver como monja beneditina.



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Os mosteiros de Santa Hilda
     Não se sabe exatamente aonde Hilda iniciou sua vida de monja, apenas que ela se fixou com algumas companheiras junto ao Rio Wear. Elas aprenderam as tradições do monaquismo celta trazidas pelo Bispo de Iona, Santo Adriano. Depois de um ano, Santo Adriano nomeou Hilda a segunda Abadessa de Hartepool. Não restam vestígios desta abadia, porém o cemitério monástico foi encontrado próximo da atual Igreja de Santa Hilda.



Image: pintura de St. Hild, Abadessa de Whitby.



     Em 657, Hilda fundou com suas rendas um novo mosteiro duplo em Whitby (então conhecido como Straneshalch), aonde permaneceu o resto de sua vida até sua morte em 680. (Whit = Pentecostes; by = mantido por). Whitby era então a capital da Nortúmbria. Hilda governou os dois mosteiros com grande prudência durante 30 anos.

Vida monástica em Whitby
     Em Whitby erguem-se impressionantes ruínas de uma abadia beneditina do século XII. Entretanto, não foi este o edifício que Hilda conheceu. Evidências arqueológicas mostram que o seu mosteiro tinha estilo celta, com seus monges vivendo em pequenas casas para duas ou três pessoas. Na tradição dos mosteiros duplos, como os de Hartepool e Whitby, os monges e as monjas viviam separados, porém podiam rezar juntos na Missa.


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     São Beda nos conta que as idéias originais do monaquismo eram seguidas com rigor na abadia de Hilda. Todas as propriedades e bens eram comuns, praticavam-se os conselhos evangélicos, especialmente a paz e a caridade, todos tinham que estudar as Sagradas Escrituras e praticar obras de caridade. Entretanto, o número de monges e monjas que viviam em Whitby não é conhecido.
     Cinco monges de Whitby se tornaram bispos e um foi venerado como santo, São João de Beverly. A rainha Eanfreda de Deira e sua filha Alfreda se tornaram monjas, e juntas foram abadessas de Whitby depois da morte de Hilda.
     São Beda descreve Santa Hilda como uma mulher de grande energia, uma audaz e eficaz administradora e mestra. Gozava da reputação de grande sabedoria por toda a Inglaterra, e todas as grandes personalidades a consultavam: reis, príncipes e bispos. Entretanto, ela também se preocupava com as pessoas comuns, como Caedmon, um pastor e bardo religioso. Santa Hilda teve o dom da profecia e foi celebrada por todos os escritores e historiadores ingleses, tanto pela sabedoria divina que possuía como pela santidade altíssima. Mesmo tendo um temperamento forte, ela inspirava afeto. São Beda disse: "Todos os que a conheciam a chamavam de 'mãe' por causa de sua grande devoção e graça".

O Sínodo de Whitby
     Na segunda metade do século VI, os monges irlandeses, discípulos de São Patrício e São Columbano, chegaram à Inglaterra e fundaram uma série de mosteiros, entre eles o de Iona. Paralelamente, Roma havia enviado para lá vários monges, entre eles Santo Agostinho de Canterbury, com idêntica missão de evangelização. Esses empreendimentos missionários acabaram se chocando devido a diferenças que existiam entre eles de ritual, de estilo e de organização. 
     A Nortúmbria ficou durante alguns anos sem saber a quem dar razão, se aos monges irlandeses ou aos romanos. Então, o rei Oswin da Nortúmbria decidiu resolver a questão convocando o Sínodo de Whitby, o que aconteceu no ano de 664. São Beda o Venerável se refere a esta reunião em sua Historia eclesiástica dos ingleses.
     O rei Oswin escolheu o mosteiro de Santa Hilda como sede para o Sínodo de Whitby, o primeiro sínodo da Igreja em seu reino. A maioria dos presentes, incluindo Santa Hilda, seguiam as tradições do Cristianismo celta, porém, vários no reino, incluindo a rainha Eanfreda e sua filha, a monja Alfreda, que vivia com Hilda no mosteiro, seguiam as tradições da Igreja Romana. Convencidos por São Vilfrido, um mensageiro de Roma, decidiu-se optar pelas tradições romanas. Santa Hilda aceitou esta decisão e aderiu às novas regras dando um bom exemplo de devoção e de obediência.
     Muitas das tradições celtas continuaram em uso, porém pontos essenciais como festas e celebrações foram mudados. São Cutberto de Lindisfarne, um Santo da Nortúmbria, demonstrou com sua vida como as tradições beneditinas e celtas podem ser combinadas efetivamente.


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Morte de Santa Hilda
     Santa Hilda faleceu em 17 de novembro de 680 ao cabo de longa e penosa doença que durou seis anos. Não cessou, entretanto, de trabalhar durante esses anos. No último ano de vida ela fundou outro mosteiro em Hackness. Ela entregou a alma a Deus depois de receber o viático, e, segundo a tradição, os sinos do mosteiro de Hackness tocaram no momento de sua morte. 




Supostas ruínas da Abadia de Whitby



O legado de Santa Hilda
     As sucessoras de Santa Hilda foram Eanfreda, viúva do Rei Oswin, e sua filha Alfreda. Depois das mortes destas, não se sabe mais nada da Abadia de Whitby, além do fato de ter sido destruída pelos invasores daneses em 867. Depois da invasão da Inglaterra por Guilherme I, monges vindos de Evesham fundaram outra abadia beneditina para homens. E continuou existindo até a dissolução dos mosteiros por Henrique VIII em 1539.


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     A partir do século XIX até hoje, surgiu no mundo todo um renovado interesse e uma grande devoção por Santa Hilda. Com o crescimento da educação feminina, muitas escolas e universidades foram fundadas em sua honra. A Universidade Santa Hilda, em Oxford, recebeu este nome em sua homenagem.


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Santa Hilda é considerada uma das padroeiras da educação e da cultura, inclusive da poesia, graças ao apoio que dedicava a Caedmon,  que ganhou grande fama como poeta.

 Saint Hilda of Whitby Anglo-Saxon Abbess Receiving a Visit from Caedmon Giclee Print
Santa Hilda de Whitby recebe a visita de Caedmon 



Etimologia: Hilda, do alemão, abreviatura de nomes como Hildegarda. Do alto alemão antigo Hiltia: “combate, guerra”, também se traduz por “guerreira”.

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Ladainha de Santa Hilda

Senhor, tende piedade.

Cristo, tende piedade.

Senhor, tende piedade.

Cristo, ouvi-nos.

Cristo, atendei-nos.

Deus, o Pai do céu, tende piedade de nós.

Deus Filho, Redentor do mundo, tende piedade de nós.

Deus, o Espírito Santo, tende piedade de nós

Santíssima Trindade, um sOh! Deus, tende piedade de nós.

Santa Maria, rogai por nós.

Santa Mãe de Deus, rogai por nós.

Mãe de Cristo, rogai por nós.

Santa Virgem das Virgens, rogai por nós.

Mãe do bom conselho, rogai por nós.

Rainha das Virgens, rogai por nós.



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Santa Hilda, rogai por nós.

Santa Hilda prudentíssima, rogai por nós.

Santa Hilda louvável, rogai por nós.

Santa Hilda virgem fiel, rogai por nós.

Santa Hilda líder da sua comunidade, rogai por nós.

Santa Hilda conselheira venerável, rogai por nós.

Santa Hilda consoladora dos necessitados, rogai por nós.

Santa Hilda homenageada pelos seus pares, rogai por nós.

Santa Hilda navio casto da unidade, rogai por nós.

Santa Hilda corajosa em tempo de sofrimento, rogai por nós.

Santa Hilda obediente à Santa Regra, rogai por nós.

Santa Hilda paciente na hora da aflição, rogai por nós.

Santa Hilda trabalhadora para a harmonia, rogai por nós.

Santa Hilda cheia de amor pela Santa Igreja, rogai por nós.


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Cordeiro de Deus que tirais os pecados do mundo.

Perdoai-nos Senhor.

Cordeiro de Deus que tirais os pecados do mundo.

Atendei-nos Senhor.

Cordeiro de Deus que tirais os pecados do mundo.

Tem piedade de nós.

Oremos

Deus Todo-Poderoso, nós que somos afligidos pelo fardo da discórdia, possamos pela gloriosa intercessão de Santa Hilda, que através da inspiração do Espírito Santo foi fundamental na unificação da Igreja na Inglaterra, possamos ser levados ao porto seguro da unidade e da paz e livres de todas as adversidades possamos alcançar a salvação eterna, através de Jesus Cristo, Nosso Senhor e Deus. Amém.

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sábado, 5 de novembro de 2016

SANTA SÍLVIA - PADROEIRA PARA UM PARTO SEGURO - 05 DE NOVEMBRO


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Santa Sílvia - viúva
Mãe de São Gregório Magno, Papa e Doutor da Igreja.


Sílvia nasceu em Roma por volta do ano 520. Sua família, porém, era originária da Sicilia. Silvia recebeu desde o berço, formação cristã sólida.


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Sua família era formada por cristãos caridosos e praticantes. Não se sabe nada sobre sua infância. Porém, sabe-se que sua adolescência foi marcada por um período bastante turbulento, que compreendeu a queda do Império Romano e a invasão dos bárbaros góticos.


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No ano 538, Silvia casou-se com um senador chamado Jordão, filho da nobre e rica família Anici. Esta família era originariamente romana e muito influente. Vários senadores da Itália foram Anici. O casal foi morar no Monte Célio, num palácio da família do marido, junto com duas irmãs dele, chamadas Tarsila e Emiliana. Silvia, que vinha de uma família mais simples, soube transitar pela nobreza guardando sua simplicidade e fé. Sabe-se que as cunhadas Tarsila e Emiliana também eram cristãs fervorosas, a ponto de também terem se tornado santas. Assim, o ambiente na família era de fé e amor.



Santa Sílvia


Silvia e Jordão tiveram dois filhos. O primogênito foi Gregório, (futuro papa São Gregório Magno), que nasceu no ano 540. Quanto ao segundo filho, não se sabe o nome. Gregório citava-o frequentemente em seus textos, porém, sem revelar seu nome. Santa Silvia soube educar seus filhos na fé sem deixar que sua família se corrompesse em meio à decadência do império romano. Tanto que o mais velho tornou-se Papa e o mais novo era sempre citado por seus exemplos de vida. Santa Silvia soube conciliar o “ser esposa de político”, “ser mãe” e “ser educadora na vida e na fé” com maestria.


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Santa Silvia procurava ficar á parte das festas e banquetes cheios de luxo e prazeres que a alta sociedade romana oferecia. Procurava, sim, auxiliar os pobres de todas as formas que conseguia, juntamente com suas cunhadas e seus filhos. Assim, ela ensinava a eles que a caridade era muito mais importante, um bem precioso que agrada a Deus.



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 O senador Jordão faleceu no ano 573. Santa Silvia ficou viúva aos 53 anos. Sabe-se que, após a morte do marido, ela cuidou do filho Gregório, que tinha contraído uma doença grave. A essa altura, Gregório já fazia parte do clero. Quando o filho ficou curado e voltou à sua vida religiosa, Santa Silvia ofereceu o palácio onde morava a Gregório, que o transformou num mosteiro.


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Depois disso, Santa Silvia, vendo que sua missão de mãe estava cumprida, ingressou na vida religiosa e foi morar num mosteiro fora de Roma. Lá ela faleceu certamente depois do ano 594. O dia de sua festa litúrgica foi estipulado em 3 de novembro. 




No ano 1604 as relíquias da santa foram trasladadas para a igreja construída por São Gregório no monte Célio, no mesmo local onde São Gregório nasceu e a família Anici viveu buscando a santidade. A igreja passou a se chamar Igreja dos Santos Gregório e André.

Padroeira: das mulheres grávidas,da boa entrega, viúvas 

Iconografia: retratada no traje da época. Seu atributo é o livro.

Silvia tinha construído uma capela em sua casa. Em 645, os monges do mosteiro do Mar Saba ( Palestina ) estabeleceram-se em sua casa, e dedicaram a capela para a celebração de São Sabas . 

No século 9, um oratório foi erguido sobre sua antiga residência, perto da Basílica de San Saba .


San Saba visto a partir do lado de fora da parede externa.


Papa Clemente VIII (1592-1605) inseriu seu nome no dia 03 de novembro no Martirológio Romano, em alguns calendários , encontrei dia 05. Ela é invocada por mulheres grávidas  para ter um parto seguro.


faccione (2)
"a mulher que teme ao Senhor, essa sim será louvada. "
Provérbios 31,30

Oração a Santa Silvia
“Ó Deus, que destes a Santa Silvia a graça e a sabedoria de educar os filhos na fé e de conduzir sua família na caridade em meio à podridão moral do império romano, dai também a nós a graça de guardarmos o tesouro da fé, da caridade e da justiça em meio à corrupção deste mundo. Por sua intercessão, abençoe as mães, fortaleça as viúvas e inspirai as religiosas. Amém. Santa Silvia, rogai por nós.”


Nicolas Cordier, XVIw.
Oratório de São Sylvia na colina Celio em Roma

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Antiga medalha de Santa Silvia

domingo, 30 de outubro de 2016

SÃO WOLFGANG DE REGENSBURG - PADROEIRO CONTRA A PARALISIA, MARCENEIROS E CARPINTEIROS - 31 DE OUTUBRO





São Wolfgang de Regensburg (c 934 -. 31 de outubro de 994) foi bispo de Regensburg em Baviera de Natal 972 até sua morte. Ele é um santo da Católica Romana ( canonizado em 1052) e Ortodoxa Oriental. Ele é considerado um dos três grandes  Santos alemães do século X, sendo os outros dois: São Ulrich e São Conrado de Constance .




Início da vida 

Wolfgang era descendente da família dos Suábia Condes de Pfullingen. Quando tinha sete anos de idade, ele tinha um eclesiástico como tutor em casa; Mais tarde, frequentou a escola monástica na abadia de Reichenau.  Ali, ele desenvolveu uma forte amizade com Henrique de Babenberg , irmão do Bispo Poppo de Würzburg , a quem ele seguiu para Würzburg, a fim de assistir às palestras do gramático italiano , Stephen de Novara , na escola da catedral.


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Depois que Henrique de Babenberg, foi feito arcebispo de Trier em 956, Wolfgang foi convocado por ele para ser um professor na escola da catedral de Trier, e também trabalhou pela reforma da arquidiocese, apesar da hostilidade com que foram recebidos os seus esforços. 

A Residência de Wolfgang, em Trier, influenciou muito suas tendências monásticas e ascéticas,  ali ele entrou em contato com o grande mosteiro reformado do século X, a Abadia de São Maximino,em Trier , onde ele conheceu  Romualdo , o professor de Santo Adalberto de Praga .

Após a morte do Arcebispo Henrique de Trier em 964, Wolfgang entrou na ordem beneditina na Abadia de Maria Einsiedeln , Suíça ,  e foi ordenado sacerdote por São Ulrich em 968.


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São Othmar num sonho apareceu a Wolfgang e anunciou que em algum momento ele seria bispo  e governaria Regensburg.

Missão aos magiares 

Depois de sua derrota na Batalha de Lechfeld (955), os pagãos húngaros se estabeleceram na antiga Pannonia . Enquanto eles não foram convertidos ao cristianismo eles permaneceram uma ameaça constante ao império.

A pedido de Ulrich, que viu claramente o perigo, e ao desejo do Imperador Otto, o Grande , Wolfgang, de acordo com os anais da abadia, foi "enviado aos húngaros" como o homem mais adequado para evangelizá-los.

Ele foi seguido por outros missionários enviados por Piligrim , bispo de Passau , sob cuja jurisdição estava a nova região missionária.

Bispo de Regensburg 




São Wolfgang pintura do altar, c.1490


Após a morte do Bispo Michael de Regensburg (23 de setembro, 972) o Bispo Piligrim obteve do imperador a nomeação de Wolfgang como novo Bispo ( Natal , 972). Serviços de Wolfgang nesta nova posição eram da maior importância, não só para a diocese, mas também para a causa da civilização. 








Como Bispo de Regensburg, Wolfgang se tornou o tutor do Imperador São Henrique II , que aprendeu com ele os princípios que regiam sua vida santa e cheia de energia.  Poppe, filho de Margrave Luitpold, Arcebispo de Trier (1018), e Tagino, Arcebispo de Magdeburg (1004-1012), também o tiveram como seu professor.



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Wolfgang merece crédito por seu trabalho disciplinar em sua diocese. Sua principal obra, a este respeito foi conectada com a antiga e célebre Abadia de Santo Emmeram , que ele reformou, atribuindo-lhe mais uma vez abades  próprios, assim, retirando-a do controle dos bispos de Regensburg, que durante muitos anos tinha sido abades em "commendam ", colocando os bispos como abades, uma condição que estava longe de ser benéfico para o abadia e a vida monástica. 


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O santo também reformou os conventos de Obermunster e Niedermünster em Regensburg, principalmente dando-lhes como exemplo o convento de São Paulo, em Mittelmünster, em Regensburg, que ele havia fundado em 983.
 Ele também cooperou na reforma da antiga e celebrada Abadia beneditina de Niederaltaich , que tinha sido fundada pela dinastia de Agilolfinger, e que desde então ganhou vida nova.

Ele mostrou generosidade episcopal genuína na forma liberal com a qual ele conheceu as opiniões do imperador Otto II sobre a pretendida redução no tamanho da sua diocese para o benefício da nova Diocese de Praga (975), a qual Santo Adalberto foi nomeado primeiro bispo . Como príncipe do império ele realizou seus deveres para com o imperador e o império com o maior escrúpulo e, como São Ulrich, foi um dos pilares das políticas Otonianas .

Tomou parte nas várias reuniões imperiais  , e, no outono de 978, acompanhou o imperador Otto II em sua campanha para Paris , e participou na dieta de Verona em junho de 983. Ele foi sucedido por Gebhard I .


No fim de sua vida, São Wolfgang retirou-se como um eremita a um local solitário, agora o Wolfgangsee ( "Lago de Wolfgang" ), no Salzkammergut, região da Alta Áustria , aparentemente por causa de uma disputa política, mas provavelmente no decurso de uma viagem de inspecção para a Abadia de Mondsee, que estava sob a direção dos bispos de Regensburg. Ele foi descoberto por um caçador e trazido de volta para Regensburg.

Ao viajar no Danúbio para Pöchlarn na Baixa Áustria , adoeceu na aldeia de Pupping , que está entre Eferding e da cidade de mercado de Aschach perto de Linz , e a seu pedido, foi levado para a capela de São Othmar na Pupping, onde ele morreu.

Seu corpo foi levado até o Danúbio por seus amigos ,Contagem Aribo de Andechs e o Arcebispo de Salzburg, para Regensburg, e foi solenemente enterrado na cripta de São Emmeram. Muitos milagres foram realizados em sua sepultura; em 1052 foi canonizado.



Wolfgang altamente sepultura



Túmulo de São Wolfgang

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No peito da Imagem de pedra de São Wolfgang, há uma relicário. 
A Imagem apresenta características faciais jovens, no entanto Wolfgang trabalhou por 22 anos como bispo de Regensburg, fundou o bispado de Praga e morreu com 70 anos, em 31 de outubro 994.


               Casula de São Wolfgang


Veneração 

São Wolfgang e o diabo
Logo após a morte de Wolfgang muitas igrejas o escolheram como seu padroeiro , e várias cidades foram nomeadas em sua honra.

Na arte cristã , ele foi especialmente homenageado pelo grande pintor medieval, Michael Pacher (1430-1498), que criou um memorial imperecível, o altar-mor de São Wolfgang . 

No Painel de imagens, que estão agora expostas no Old Pinakothek, em Munich, são retratados de forma artística, os principais acontecimentos da vida do santo.

O retrato mais antigo de São Wolfgang é uma miniatura , pintado por volta do ano 1100, no célebre Evangeliário de São Emmeram, agora na biblioteca da catedral castelo em Cracóvia .

Uma imagem moderna, feita por Schwind, está na Galeria Schack em Munique. Esta pintura representa a lenda de Wolfgang forçando o diabo para ajudá-lo a construir uma igreja.

Em outras pinturas, ele é geralmente retratado no vestido episcopal, um machado na mão direita e o báculo na esquerda, ou como um eremita no deserto de ser descoberto por um caçador.


Wolfgang de Regensburg Saint Charles Borromeo Igreja Católica de Picayune MS



O machado refere-se a um incidente na vida do santo. 

Depois de ter seleccionado um local solitário no deserto, ele orou e, em seguida, jogou o machado no bosque; o local em que o machado caiu ele considerava como o lugar onde Deus destina-se ele deveria construir o seu celular . 

Este machado ainda é mostrado na pequena cidade de mercado de São Wolfgang .

São Wolfgang, às vezes, é contado entre os quatorze Santos auxiliares.



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São Wolfgang, ao centro.


Literatura 

A pedido da Abadia de São Emmeram, a vida de São Wolfgang foi escrita por Otloh , um monge beneditino de São Emmeram, em 1050. Esta vida é especialmente importante para a história medieval, tanto da igreja e da civilização na Baviera e Áustria , e constitui a base de todas as biografias posteriores do santo.

O manuscrito mais antigo e melhor dessa biografia está na biblioteca da abadia de Einsiedeln na Suíça (MS. No. 322), e foi impresso com notas críticas em Mon. Germe. Sua .: Script. , IV, 524-542.






Michael Pacher: Wolfgang pedindo um milagre, detalhe, 1482-1483, Alte Pinakothek, em Munique
Michael Pacher: Wolfgang pedindo um milagre, detalhe, 1482-1483, Alte Pinakothek, em Munique



canonizado 08 de outubro de 1051 pelo Papa Leão IX
Festa 31 de outubro

Atributos:
forçando o diabo para ajudá-lo a construir uma igreja; vestido episcopal; retratado com um machado na mão direita eo báculo na esquerda; ou como um eremita no deserto de ser descoberto por um caçador.

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Segundo a lenda, São Wolfgang queria construir uma Igreja.
Depois de ter seleccionado um local solitário no deserto, ele orou e, em seguida,
 jogou o machado no bosque; o local em que o machado caiu ele considerou como o lugar onde Deus destinava que ele deveria construir sua igreja.

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Sentindo dificuldades em erguer uma Igreja, pediu a ajuda de um Lobo. O Lobo disse que não podia, pois estava fugindo de um caçador. Quando chegou o caçador, São Wolfgang pediu sua ajuda, mas ele disse que não podia parar, pois há tempo tentava pegar esse lobo.
Pouco tempo depois, apareceu o diabo Urian, perseguidor de São Wolfgang. A quem São Wolfagang pediu sua ajuda, dizendo não temê-lo. O diabo riu e disse que só construiria a igreja se fizessem um contrato: a primeira alma que cruzasse as portas da igreja, depois de pronta, seria do diabo. Assim, fizeram o contrato.
Quando acabaram a construção,  São Wolfgang tentou convecer o diabo de que uma alma imortal dos filhos de Adão era muito por esse trabalho, ao que o diabo Urian riu e zombou do santo, chamando-o de hipócrita. Então, o Santo Bispo bateu com o báculo no chão e disse "Chega! O contrato está de pé. Sei que o Bem triunfará no final . A primeira alma que passar por essas portas é sua!"
Quando terminaram de conversar, o lobo fugindo do caçador atravessou as portas da igreja, ao que o Bispo disse: Está aí! Este terror dos rebanhos, quer queiras quer não, é teu, mas não tocarás nenhuma das almas dos filhos de Adão, pois assim foi prometido que a primeira alma que passasse seria tua."
O caçador chateado afirmou: "Durante anos, caço esse lobo e agora outro levará o prêmio?!"
São Wolfagang respondeu: a cada um vai o que é devido.
"Tu, Urian, ainda não conseguiste aprender? Tu não tentarás o Senhor teu Deus. 
E tu, Lobo, teus atos no sangue estão encharcados; mas quando nos conhecemos, tu não tivestes o pensamento de fazer as pazes. A tua cauda Deus te jogou e, portanto, a tua alma é maldita. 
E tu, homem-caçador, deves dar, não tomar; 
mas quando te chamei, escolhstes não dar glória a Deus.
 E para castigo do teu orgulho, o teu troféu foi negado. "

O diabo Urian invadiu a nave da igreja e agarrou sua presa e desapareceu.

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Ant. Assim como Tu, ó Pai, Me enviaste ao mundo, 
também Eu os enviei ao mundo (T. P. Aleluia).

Leitura breve 1 Tim 4, 16:

Tem cuidado contigo e com o teu ensino. Sê perseverante
em tudo isso. Se assim procederes, salvar-te-ás a ti e àqueles
que te ouvem.

V. O Senhor escolheu o seu servo (T. P. Aleluia),
R. Para apascentar Jacob, sua herança (T. P. Aleluia)





Foi tutor dos filhos do Duque da Baviera, o que não teve pouca ressonância na vida da Igreja e mesmo na vida da Europa: o filho mais velho tornou-se o Imperador do Sacro Império Romano Germânico, Santo Henrique II; o outro, Bruno, foi Bispo de Augsburgo; uma das filhas, Brígida, foi abadessa de um mosteiro fundado pelo próprio Wolfgang; e a outra tornou-se a Rainha da Hungria, a Bem-aventurada Gisela, esposa de Santo Estêvão. Conta-se que, de fato, ao educar os pequenos, Wolfgang chamava-os de rei, bispo, abadessa e rainha, respectivamente




ORAÇÃO

Senhor,
 luz dos fiéis e pastor das almas, 
que destes à vossa Igreja (o bispo) São Wolfgang 
 para apascentar o vosso povo com a sua doutrina e o iluminar com o exemplo da própria vida, 
fazei que,
por sua intercessão, 
perseveremos na fé que ele ensinou com a sua palavra
 e sigamos o caminho que ele mostrou pelo seu exemplo. 
Por Nosso Senhor.
AMÉM!



OREMOS:
V. Sacerdotes do Senhor, bendizei o Senhor.
Aleluia, Aleluia.
R. Sacerdotes do Senhor, bendizei o Senhor.
Aleluia, Aleluia.
V. Santos e humildes de coração, louvai a Deus.
R. Aleluia, Aleluia.
V. Glória ao Pai e ao Filho e ao Espírito Santo.
R. Sacerdotes do Senhor, bendizei o Senhor.

Aleluia, Aleluia.


Patrocínio apoplexia ; carpinteiros e escultores de madeira ; paralisia; Regensburg, Alemanha ; estômago doenças; cursos



São Wolfgang, um devoto em oração de joelhos
 e a Virgem Maria, Nossa Senhora.





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ORAÇÃO

Senhor, 
que, na vossa divina providência, 
quisestes contar
no número dos Santos Pastores o vosso servo São Wolfgang
 e o fizestes resplandecer pela sua caridade ardente
 e pela fé que vence o mundo, 
concedei, por sua intercessão, 
que também nós,
perseverando na fé e na caridade, 
mereçamos participar na sua glória.
 Por Nosso Senhor.
AMÉM!





FONTES:
http://www.amliebstenreisen.at/wolfgangweg/
http://www.storymacher.de/religion/der-zahn-des-heiligen.html
http://www.crisismagazine.com/2013/st-wolfgang-and-the-church-the-devil-built
http://othmar.at/kirchen/hl_othmar/hl_othmar.html
http://www.wolfgangskirche-regensburg.de/index.php/pfarrei/kirchen/st-wolfgang/hl-wolfgang.html