sexta-feira, 17 de fevereiro de 2012

NOSSA SENHORA DO DESTERRO, DO EGITO OU DO EXÍLIO - PADROEIRA DOS EMIGRANTES, REFUGIADOS, CONTRA PESADELOS , BRUXARIAS, E TODA PRAGA - 17 DE FEVEREIRO




















Nossa Senhora do Desterro é também invocada como Nossa Senhora do Exílio ou Nossa Senhora do Egito, por ter ido para O Egito , onde viveu durante um período com São José e o Menino Jesus, para salvá-lo  da fúria do Rei do Herodes.

Relatam-se centenas de milagres desse período. Muitas cidades no Egito ainda guardam igrejas e memoriais desses milagres. A fé do povo egípcio naquela época precedeu em anos à dos primeiros cristãos palestinos.

Convém não confundir o título de Nossa Senhora do Egito com Nossa Senhora de Zeitun, que se refere às famosas aparições de Nossa Senhora em Zeitun, no Egito.

 Esses títulos têm fundamento bíblico.

 Afirma o evangelista Mateus que, após a partida dos Reis Magos, um anjo do Senhor apareceu em sonhos a São José e disse:


"Levanta, toma o menino, a sua Mãe e foge para o Egito; permanece lá até que eu te avise, porque Herodes procura o menino para o matar. Levantando-se de noite, ele tomou o menino e a mãe, e partiu para o Egito". (Mt 2,13-14).








Nossa Senhora, São José, o menino Jesus e a Fuga para o Egito ( o Desterro)


Não foi uma viagem fácil. Belém dista do delta do Nilo cerca de duzentos e cinqüenta quilômetros.

Uma tradição fixa em Macarié, nas proximidades de Heliópolis, o local da permanência da Sagrada Família.






Antigamente calculava-se em sete anos a duração deste exílio. Os autores modernos, porém, acreditam ter sido bem menor.

Após a morte de Herodes, São José, avisado pelo anjo, voltou à terra de Israel. Entretanto, receoso das trapaças de Arquelau, filho de Herodes, fixou-se em Nazaré, na Galiléia.

Muitas lendas se relacionam ao desterro da Virgem Santíssima no Egito, como a da tamareira, junto à qual Maria se sentara para repousar, que se inclinou para que as tâmaras ficassem ao alcance de suas mãos.

Outra estória conta que a Sagrada Família foi atacada por salteadores, mas eles não lhe fizeram mal nenhum, em atenção ao pedido de um de seus companheiros, que seria mais tarde o Bom Ladrão, morto na cruz ao lado de Cristo e hoje venerado com o nome de São Dimas.

No folclore brasileiro encontramos também várias lendas sobre a viagem da Sagrada Família, o que demonstra o carinho do povo simples para com a Mãe Santíssima.

Talvez elas tenham sido inspiradas pelos jesuítas, os quais por meio de estórias conseguiram gravar melhor na inteligência dos indígenas os mistérios da vida de Cristo.








Em nosso pais a devoção a Senhora do Desterro foi intensa durante o período colonial, talvez porque os portugueses, deixando a pátria, provisória ou definitivamente, para servirem na colônia de além-mar, encontrassem consolo na devoção a Virgem Exilada.

 Entre os templos mais antigos do Brasil temos o de Nossa Senhora do Desterro da Bahia, junto ao qual foi erguido um convento para senhoras que desejavam se afastar do mundo e dedicar-se a vida religiosa, célebre atualmente pelas suas riquíssimas alfaias; e a ermida do Rio de Janeiro, construída nos primeiros tempos da fundação da cidade.

Conta-se que o historiador Padre Simão de Vasconcelos deveu a Virgem Desterrada a sua milagrosa cura.

 Foi aí também, junto a pequena capela carioca, na subida do morro do Desterro, que um grupo de bravos estudantes enfrentou os soldados franceses comandados por Duclerc, conseguindo derrotar os invasores.

 Mais tarde, no local da ermida, foi edificado o convento de Santa Teresa, das monjas carmelitas, porém sua igreja conservou a antiga devoção.

A cidade de Florianópolis, capital de Santa Catarina, chamou-se durante mais de dois séculos Vila do Desterro, pois nasceu em torno da capela construída em 1673 por Francisco Bias Velho, que morreu alguns anos depois na própria igreja que fundara, defendendo seu povo contra um ataque de piratas.

Somente após a Revolta da Armada, em 1894, a cidade recebeu seu atual nome em homenagem ao Marechal Floriano Peixoto.

Na moderna matriz catarinense, que substituiu a velha capela da Virgem, encontra-se maravilhosa escultura em madeira de tília, em tamanho natural, de autoria dos escultores Dernetz, representando a Sagrada Família em fuga para o Egito.








Em Casa Branca, cidade paulista, existe um santuário dedicado a Virgem do Desterro, famosa pelos numerosos milagres alcançados por seu intermédio.


Todos os anos grande número de devotos, provenientes de vários estados, acompanham piedosamente e em silêncio a procissão que se realiza à luz de velas, levando o andor com a bonita imagem de São José puxando o burrinho que carrega a Virgem com seu Filho ao colo.

Nossa Senhora do Desterro é muito venerada na Itália como a "Madonna degli Emigrati", sendo padroeira daqueles que foram obrigados a deixar sua pátria para se refugiarem ou a fim de procurar trabalho no estrangeiro.

Ela tem sido a Mãe Amorosa para todos os que, saudosos de sua terra natal, imploram cheios de fé e de amor o auxílio da Virgem do Desterro a fim de encontrarem compreensão e simpatia na terra adotiva.


A ORAÇÃO PODEROSA  A NOSSA SENHORA DO DESTERRO


Todos os fiéis cristãos que rezarem diariamente e divulgarem a oração abaixo da Novena à Nossa Senhora do Desterro, verão a extinção de todos os castigos que houverem contra eles; nem fome, nem peste, nem guerra, nem doenças contagiosas lhes afligirão.

Os seus inimigos não terão mãos nem poder de ofendê-los, nem roubá-los. Resistirão às tentações de satanás e dos demônios. Pragas, ratos e formigas lhes serão desterrados das lavouras.

 Todos os que tiverem confiança nas misericórdias da grande Mãe de Nosso Senhor Jesus Cristo, serão felizes nos seus negócios e nas viagens.

 Não morrerão sem confissão e estarão livres da morte repentina. Oração aprovada pelo Arcebispo de Braga, Dom José e pelo Arcebispo do Porto ( MG ), Dom Américo, em 08-05-1972.
Reze-a, abaixo:


NOVENA PODEROSA A NOSSA SENHORA DO DESTERRO
FAÇA A ORAÇÃO ABAIXO DURANTE NOVE DIAS DIANTE DE UMA VELA ACESA:

(Essa oração é feita quando:
 se quer afastar qualquer mal, até mesmo pesadelos, sonhos ruins, seres espirituais ruins,etc.
Há relatos de diversos milagres,
 entre eles: vista recuperada, filhos perdidos reencontrados, presos inocentes libertados, etc.)

( Quando tiver um sonho ruim e quiser entregar a Deus para afastar aquele mau pressentimento, sem dizer nada a ninguém sobre o pesadelo, reze a oração e , e para afastar a realização desse pesadelo, pense nele, ao dizer a frase: "Desterrai".

A partir daí, esqueça-o e não comente com ninguém)





ORAÇÃO:



"Ó Bem-aventurada Virgem Maria, mãe de Nosso Senhor Jesus Cristo Salvador do Mundo, Rainha do Céu e da Terra, advogada dos pecadores, auxiliadora dos cristãos, protetora dos pobres, consoladora dos tristes, amparo dos órfãos e viúvas, alívio das almas penantes, socorro dos aflitos, desterradora das indigências, das calamidades, dos inimigos corporais e espirituais, da morte cruel dos tormentos eternos, de todo bicho e animal peçonhentos, dos maus pensamentos, dos sonhos pavorosos, das cenas terríveis e visões espantosas, do rigor do dia do juízo, das pragas, dos incêndios, desastres, bruxarias e maldições, dos malfeitores, ladrões, assaltantes e assassinos.

 Minha amada mãe, eu prostrado agora aos vossos pés, com piedosíssimas lágrimas, cheio de arrependimento das minhas pesadas culpas, por vosso intermédio imploro perdão a Deus infinitamente bom.

Rogai ao vosso Divino Filho Jesus, por nossas famílias, para que ele desterre de nossas vidas todos estes males, nos dê perdão de nossos pecados e nos enriqueça com sua divina graça e misericórdia.

Cobri-nos com o vosso manto maternal, ó divina estrela dos montes. Desterrai de nós todos os males e maldições.

 Afugentai de nós a peste e os desassossegos.

 Possamos, por vosso intermédio, obter de Deus a cura de todas as doenças, encontrar as portas do Céu abertas e convosco ser felizes por toda a eternidade.
Amém."
(Rezar 7 Pai-nossos, 7 ave-marias e 1 Credo ao Sagrado Coração de Jesus, pelas sete dores de Maria).












"Levanta, toma o menino, a sua Mãe e foge para o Egito; permanece lá até que eu te avise, porque Herodes procura o menino para o matar. Levantando-se de noite, ele tomou o menino e a mãe, e partiu para o Egito".
(Mt 2,13-14).






LENDA DA PALMEIRA QUE SE INCLINOU PARA ALIMENTAR O SALVADOR

Um dia a Sagrada Família, fatigada pela longa viagem, parou à sombra de uma palmeira a fim de descansar um pouco.
Apertada pela fome, e notando os cocos dourados que pendiam da palmeira, Maria sentiu que não estavam ao alcance da sua mão. Jesus viu o desejo de sua mãe e comoveu-se.
Dirigindo-se à palmeira, disse: “Curva-te, bela palmeira, e alimenta minha terna mãe com tuas frutas”.
A estas palavras, a árvore reconheceu a voz do seu Criador e inclinou-se, e Maria colheu tantas frutas quantas desejava.
Após nova ordem do divino Menino a palmeira se ergueu de novo, e muito altaneira.
 Mas tão bela ação não podia ficar sem recompensa.
 Jesus continuou:
“De agora em diante, quero que a palma seja o símbolo da vitória e brilhe eternamente nas mãos de todos aqueles que triunfarem sobre a terra, nos santos combates da virtude”.
Em seguida veio um anjo, que cortou uma folha da generosa palmeira e a levou logo para o Céu.
Por um novo prodígio deste Menino divino, uma fonte brotou ao pé da palmeira, a fim de refrescar os viajantes.

ORAÇÃO

Ó DEUS,
SOCORRO DOS QUE EM VÓS ESPERAM,
QUE VOS DIGNASTES SUBTRAIR O VOSSO UNIGÊNITO E REDENTOR NOSSO DO FUROR DE HERODES
LEVANDO-O PARA O EGITO:
CONCEDEI AOS VOSSOS SERVOS A GRAÇA
DE SEREM PRESERVADOS DE TODOS OS PERIGOS
DO CORPO E DA ALMA,
POR INTERCESSÃO DA BEM-AVENTURADA VIRGEM E MÃE MARIA,
E DE CHEGAREM À PÁTRIA CELESTE.
 PELO MESMO NOSSO SENHOR.











TRADIÇÕES DO EGITO SOBRE A FAMÍLIA SAGRADA

Uma tradição local francesa afirma que Santo Afrodísio, um santo egípcio que é venerado como o primeiro bispo de Béziers, foi quem abrigou a Sagrada Família quando eles estavam no Egito.

Tradicionalmente, a família teria ainda visitado diversos locais no Egito, como Farama, Tel Basta, Wadi El Natrun, Samanoud, Bilbais, Samalout, Maadi, Al-Maṭariyyah e Asiut, entre outros.

É também pela tradição que se acredita que a família teria visitado Cairo Copta e morado no local onde hoje está a Igreja de São Sérgio e São Baco  e também no local onde está Igreja da Santa Virgem (Babylon El-Darag).

ORAÇÃO

NÓS VOS OFERECEMOS ,
SENHOR,
 LOUVORES E ORAÇÕES,
PEDINDO HUMILDEMENTE QUE,
ASSIM COMO FOI DO VOSSO AGRADO
 IR PARA O EGITO COMO UM ESTRANGEIRO JUNTAMENTE COM MARIA, VOSSA BEM-AVENTURADA MÃE,
 FAÇAIS TAMBÉM, POR SUA INTERCESSÃO,
 SERMOS CONDUZIDOS À PÁTRIA CELESTE,
NÓS, OS VERDADEIROS PEREGRINOS.
VÓS QUE VIVEIS E REINAIS.













LENDA DO MILAGRE DO ÍDOLO EGÍPCIO QUE CAI DIANTE DO MENINO JESUS


No Milagre do Ídolo, uma estátua pagã cai de seu pedestal quando o Menino Jesus passa por ela e uma fonte brota no deserto (originalmente histórias separadas, elas são geralmente representadas juntas na arte).
Em outras lendas, mais raramente representadas, um bando de ladrões desiste de roubar os viajantes e palmeiras se curvam para que a família pegue seus frutos e este último é também representado no Alcorão.
Há duas histórias diferentes sobre a queda da estátua, uma relacionada à chegada da família à cidade egípcia de Sotina e outra que geralmente ocorre no caminho.
Por vezes, ambas são representadas na mesma obra.


ORAÇÃO

CONCEDEI-NOS,
 Ó DEUS ONIPOTENTE,
 A GRAÇA DE,
 PELA FUGA TEMPORAL DO VOSSO FILHO,
QUE AS SAGRADAS ESCRITURAS ATESTAM,
 SERMOS LIVRES DE TODOS OS INIMIGOS,
PRAGAS, MALDIÇÕES, PESADELOS, PERSEGUIÇÕES, CILADAS, BRUXARIAS E INVEJAS.
 PELO MESMO CRISTO ,
NOSSO SENHOR,
NA UNIDADE DO ESPÍRITO SANTO.
AMÉM 









PROFECIA DE ISAÍAS SOBRE A FUGA PARA O EGITO, O DESTERRO:

Quando maltratados pelos opressores, invocarão o Senhor,
e ele lhes enviará um salvador, um defensor que os libertará.
21. O Senhor se dará a conhecer ao Egito,
os egípcios conhecerão o Senhor naquele tempo,
e lhe oferecerão sacrifícios e oblações; farão votos ao Senhor e os cumprirão.
22. Quando o Senhor ferir os egípcios, será para curá-los;
 eles se voltarão para o Senhor, que se deixará aplacar e os curará.
ISAÍAS 19, 20-22





EVANGELHO DE SÃO MATEUS (2, 13-15)
A FUGA PARA O EGITO, O DESTERRO

Depois de sua partida, um anjo do Senhor apareceu em sonhos a José e disse: Levanta-te, toma o menino e sua mãe e foge para o Egito; fica lá até que eu te avise, porque Herodes vai procurar o menino para o matar.
14. José levantou-se durante a noite, tomou o menino e sua mãe e partiu para o Egito.
15. Ali permaneceu até a morte de Herodes para que se cumprisse o que o Senhor dissera pelo profeta: Eu chamei do Egito meu filho (Os 11,1).





ORAÇÃO

Ó VIGEM MÃE,
SENHORA DO DESTERRO,
LEMBRAI-VOS ,JUNTO AO SENHOR,
DE NÓS QUE PEREGRINAMOS NESTE VALE DE LÁGRIMAS!

SENHORA DO DESTERRO,
DESTERRAI TODA TRISTEZA, SOFRIMENTO, SOLIDÃO,
MEDO, DEPRESSÃO, E PAVOR DE MINHA VIDA!

SENHORA DO DESTERRO,
COBRI-ME COM O VOSSO MANTO, COMO AO MENINO JESUS,
E LEVAI-ME PELO CAMINHO SEGURO DO AMOR DEUS,
NADA TEMEREI, POIS VÓS, QUE SOIS MINHA MÃE,
 ESTAIS AQUI!






 NOSSA SENHORA DO DESTERRO,
ROGAI POR NÓS!





NOSSA SENHORA DO EGITO




SENHORA DO EXÍLIO,
ORAI POR NÓS!

























FONTES:

http://www.prestservi.com.br/diaconoalfredo/titulos_maria/d/desterro.htm
 http://rezairezairezai.blogspot.com/p/oracoes-para-afastar-maus-espiritos.html





















Nenhum comentário:

Postar um comentário